Cultivar cumplicidade e proximidade pode ser a oportunidade de aproveitar melhor o tempo com o filho, mesmo em meio à rotina cansativa e estressante.

4 dicas para mães de como aproveitar melhor o tempo com o filho

A chegada do bebê e os seus primeiros dias de vida são cercados por muitos cuidados, carinho, atenção exclusiva e contato físico. Porém, à medida que as crianças crescem e a rotina se estabelece, o tempo exclusivo com os filhos diminui. Essa é a hora de pesquisar e investir em estratégias para aproveitar melhor o tempo com o filho.

A maioria das mães precisa voltar ao trabalho e, desde cedo, já tem que deixar seus filhos em tempo integral na escola. Outras mães abrem mão de trabalhar fora de casa para se dedicar aos filhos ou para empreender e conciliar os cuidados com os filhos e com a casa.

Quando falamos em maternidade, essas cobranças são inevitáveis. Mas não aperte o seu coração! Veja algumas dicas práticas de como aproveitar melhor o tempo com o filho e deixar a culpa de lado.

Reserve um tempo do seu dia

Aquela conversa de que menos é mais e que o importante é a qualidade e não a quantidade pode parecer chata e repetitiva, mas é muito verdadeira. Reservar pelo menos dez minutos do seu dia para se dedicar exclusivamente ao seu filho é muito valioso.

Nesse momento, o importante é se desligar e se desconectar. Esqueça os problemas e as preocupações relacionadas ao trabalho, à família ou à casa e desligue o celular e a TV. Faça com que a sua presença e atenção sejam completamente voltadas para seu pequeno enquanto vocês estiverem juntos.

Transforme a rotina em brincadeira

Essa é uma estratégia para mães e pais que estão em casa em tempo integral. Convide a criança para fazer parte de algumas atividades rotineiras, como ajudar a cozinhar, colocar o lixo para fora de casa, guardar as roupas nas gavetas ou organizar e limpar os brinquedos.

Não desempenhe a atividade como uma obrigação, e tente criar formas de torná-la uma brincadeira. Envolva a criança de maneira lúdica para criar proximidade e registros saudáveis da infância

Para os pais que não estão em casa durante todo o dia, uma oportunidade para estar próximo ao filho é convidá-lo para organizar a mochila e o lanche que precisará levar para a escola no dia seguinte.

Resgate a infância brincando

Toda criança gosta de brincar. Relembrar a infância e brincar com o filho é prazeroso e renova as energias e a mente de qualquer pessoa.

Reúna objetos recicláveis e crie um brinquedo, invente um musical, faça comidinhas ou conte uma boa história. Não é preciso dinheiro, passeios caros ou um lugar especial: basta criar um ambiente aconchegante e estar presente.

Um brinquedo divertido e fácil de fazer é um “binóculo”, juntando dois rolos vazios de papel higiênico com uma fita colorida ou até mesmo com um pedaço de barbante. Convide a criança a pintar os rolinhos e, assim, personalizar o seu próprio brinquedo. Esse é um projeto para envolver toda a família e garantir a diversão!

Converse e escute para aproveitar melhor o tempo com o filho

Saber conversar e ouvir o que a criança tem a dizer é essencial para aproveitar melhor o tempo com o filho. Nessa hora, é bom lembrar que cada individuo é único e deve, portanto, ser ouvido sozinho. Escolha um dia para sair e passear com cada filho separadamente.

Não é preciso um passeio que custe muito ao seu bolso. Eles vão adorar estar com você em uma volta pela praça ou em uma caminhada mais longa.

O essencial é saber como conduzir uma boa conversa para conhecer melhor os interesses e gostos dos filhos e ouvi-los com atenção. Mesmo que o assunto o faça querer corrigi-lo ou adverti-lo, use esse tempo para uma conversa mais amigável, sem sermões, mas com muito amor e carinho.

Com tantas ofertas atrativas nos dias de hoje, os pais têm um grande desafio na educação dos filhos. Cultivar cumplicidade e proximidade pode ser a oportunidade de aproveitar melhor o tempo com o filho, mesmo em meio à rotina cansativa e estressante.

E aí, mamães, que tal colocar tudo isso em prática? Deixe um comentário contando sobre sua experiência e o que você tem feito para aproveitar melhor o tempo com o filho!

Deixe uma resposta