Afinal, além de beneficiar o futuro da criança, a leitura também estreitará o laço criado entre mãe e filho.

4 razões que mostram por que ler para crianças é importante

Não é mais novidade que as novas tecnologias estão tomando o lugar dos meios mais tradicionais de entretenimento. Internet, videogames e televisão estão cada vez mais presentes na vida das crianças do que, por exemplo, as brincadeiras de rua e a leitura.

Entretanto, o que muitas mamães deixam de lado é que a leitura para os seus filhos pode ser um hábito extremamente prazeroso e, muito além disso, altamente construtivo e essencial para o desenvolvimento infantil. A importância é tamanha que a recomendação para o início da leitura é durante a própria gravidez.

Frente a essa importância, este post vai trazer dicas incríveis que mostram o porquê de ler para crianças. Confira!

1. Estimula a imaginação

Quando lemos ou ouvimos uma história, a nossa imaginação é continuamente estimulada. Assim, seja pelo monstro, o herói ou a mocinha, a criança vai ser instigada incessantemente a imaginar as características e a personalidade de cada uma das personagens.

Esse exercício é fundamental, além de ser delicioso: a imaginação infantil é imprevisível e irá lhe surpreender diversas vezes.

Ademais, é nesse momento que a criança está adaptando situações imaginárias às reais e vice-versa. Da mesma forma, é também nessa época que ela começa a desenvolver suas ideias, opiniões, sentimento e senso crítico.

2. Aguça a curiosidade

Ao abrir um livro, abre-se, na realidade, um enorme leque de possibilidades. Dessa forma, temos como consequência o despertar da curiosidade da criança.

A curiosidade durante a infância é crucial, pois estimula a criança a querer aprender e descobrir as coisas que a rodeia. Além disso, a curiosidade prepara o cérebro para receber novas informações e, posteriormente, entendê-las de forma mais rápida e mais eficiente.

Como se já não bastasse, a curiosidade também faz com que o aprendizado seja algo muito mais prazeroso e gratificante.

3. Ajuda no desenvolvimento da linguagem

Um dos maiores ganhos quando se trata de ler para crianças é o desenvolvimento da linguagem, tanto a oral, quanto a escrita. Afinal, os momentos de leitura serão os primeiros em que a criança terá íntimo contato com a estruturação linguística.

À medida que a criança escuta a história, ela vai aprendendo novas palavras, significados, além de formas de se organizar uma frase. Esse rico aprendizado fornecerá elementos e recursos que, mais para a frente, serão formalizados na escola.

4. Auxilia no bom desempenho escolar

Falando em escola, não podemos deixar de frisar que ler para os seus filhos auxilia no futuro desempenho escolar. Isso porque as crianças que já tiveram um primeiro contato com a leitura terão mais facilidade para aprender a ler, escrever e interpretar os textos.

Além disso, ouvir histórias também pode fazer com que a criança vá pegando gosto pelo o ato de ler, consequentemente, aumentando sua capacidade de leitura à medida que vai crescendo e se desenvolvendo.

Frente a todas essas dicas, está claro que não faltam motivos que justifiquem os benefícios de se ler para crianças. No entanto, vale lembrar que esse costume deve ser inserido de forma leve e natural na vida da criança.

Por isso, é interessante investir em passeios a bibliotecas e livrarias de sua cidade, além de escolher livros que sejam adequados à idade e preferências do seu filho, tal como livros personalizados. E é claro, não se esqueça do mais importante: tudo deve ser feito com muito amor e parceria. Afinal, além de beneficiar o futuro da criança, a leitura também estreitará o laço criado entre mãe e filho.

E então, gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta