Dicas para manter os bebes hidratados no calor intenso do verao

5 frutas hidratantes para você manter a saúde de seu filho no verão

Durante o período de calor intenso, típico do verão brasileiro, é comum que crianças — principalmente os bebês — sofram desidratação.

Por isso, é importante que as crianças tomem bastante líquido ao longo do dia, principalmente água. Além de água, a dieta também deve ser equilibrada, e o consumo das chamadas frutas hidratantes é fundamental para ajudar a manter a saúde dos pequenos no período mais quente do ano.

Frutas hidratantes são aquelas que possuem alto teor de água e ajudam a repor o líquido no organismo que, em dias muito quentes, são perdidos rapidamente. A desidratação ocorre quando há grande perda de água no organismo e essas perdas não são repostas. Se a criança apresenta sintomas como tontura, fraqueza, dores de cabeça e apatia, ela pode estar desidratada.

No caso dos bebês desidratados, os sintomas são: choro sem lágrimas, fraldas secas muito tempo, urina escura e com odor muito forte, lábios e boca secos, irritabilidade e apatia. Vale ressaltar que casos de desidratação graves podem levar à morte.

Como você viu, a desidratação é coisa séria. Por isso, preparamos uma lista com 5 frutas hidratantes para você incluir na dieta dos pequenos e manter a desidratação bem longe deles. Confira!

1. Melancia

A melancia está entre as frutas com maior concentração de água: 92%. Além de ser altamente hidratante, ela ainda elimina toxinas do organismo, é rica em vitamina C — que ajuda a curar feridas e a formar tecido cicatrizante. No caso de crianças com diabetes, o consumo da melancia deve ser feito com moderação, pois pode elevar o índice glicêmico rapidamente.

2. Laranja

A laranja também está na lista de frutas hidratantes, pois contém 87% de água. Ela é rica em vitamina C, que tem um alto poder desintoxicante, refrescante, além de reforçar o sistema imunológico e facilitar a digestão. O bagaço da laranja contém muitos nutrientes e o ideal é aproveitá-lo quando fizer sucos para a criançada e elas tomarem ao longo do dia.

3. Morango

O morango contém 92% de água, além de ser rico em vitamina C — inclusive tem mais concentração dessa vitamina do que a laranja —, potássio e magnésio. Além disso, o sabor e a cor da fruta fazem com que ela seja bem aceita pelas crianças. O morango é diurético e possui boa quantidade de fibras, o que facilita o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre nos pequenos.

4. Ameixa vermelha

A ameixa vermelha está entre as frutas hidratantes que deve ser incluída na dieta das crianças. Além de ser uma fruta adocicada — o que pode agradar os pequenos —, a ameixa contém 80% de água, é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, potássio, cálcio, entre outros nutrientes.

Além de contribuir com a hidratação dos seus filhos, a ameixa ajuda a acelerar o metabolismo e aumentar a imunidade dos pequenos, entre outros benefícios.

5. Abacaxi

O abacaxi contém 85% de água, o que o torna uma fruta muito hidratante. Ele é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, sódio, magnésio, fósforo, cálcio, e ainda é desintoxicante e antioxidante. O abacaxi ainda ajuda na digestão, por isso é bom dar às crianças o suco da fruta após o almoço.

Vale ressaltar que nada pode substituir a água, pois ela é a principal substância do corpo humano. Por isso, mesmo que seus filhos consumam porções de frutas hidratantes diariamente, eles devem beber a quantidade de água recomendada para sua faixa etária.

Gostou do post? Quer receber outras dicas de como manter em dia a saúde dos seus filhos? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta