Entender como funciona o corpo e a cabecinha das pequenas fofuras que acabaram de chegar ao mundo pode ajudar muito nos primeiros cuidados, além de aproximar pais e filhos desde o primeiro contato.

6 curiosidades sobre recém-nascidos que você tem que saber!

Muitos cuidados envolvem o universo dos recém-nascidos, mas, o que nem todo mundo sabe é que, assim que nascem, os bebês têm características específicas.

Neste post, vamos listar algumas curiosidades que talvez você nem imagine sobre os recém-nascidos. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

1. Um bebê tem mais ossos do que um adulto

Quem iria imaginar que, naquele pequeno corpinho, há mais ossos do que em um adulto? Os recém-nascidos vêm ao mundo com 300 ossos, enquanto um adulto conta com 206. Com o passar do tempo, o bebê se desenvolve e alguns ossos começam a se unir e apresentar maior resistência.

2. As meninas podem ter uma breve “menstruação”

Depois do nascimento, as meninas podem apresentar uma pequena quantidade de sangue na fralda, um certo tipo de menstruação. Isso acontece pois, dentro da barriga da mãe, a criança é submetida a uma grande quantidade do hormônio estrógeno. Ao nascer, essas quantidades de hormônio caem bruscamente, podendo resultar em uma condição parecida com a menstruação.

3. Eles podem dormir até 17 horas por dia

Logo após deixar a maternidade, você irá notar que seu bebê dorme muito nas primeiras semanas. Mas não se preocupe: um bebê recém-nascido dorme entre 16 e 17 horas por dia. Esse sono normalmente não é contínuo, mas dividido entre pequenas sonecas que duram de 2 a 4 horas.

4. Os recém-nascidos não têm lágrimas

Os pequenos que acabaram de chegar ao mundo ainda não produzem lágrimas. Elas começam a aparecer após o primeiro ou o segundo mês de vida, já que nos primeiros dias depois do nascimento elas não têm a necessidade de lubrificar os olhos. Mas, atenção: isso não significa que o recém-nascido não possa chorar! Muito pelo contrário: nos primeiros dias de vida, o choro é muito comum — porém, sem lágrimas.

5. Os bebês podem nascer com edemas nas mamas

Se você notar que seu recém-nascido possui as mamas inchadas, não se preocupe. Tanto meninos quanto meninas podem nascer com alguns edemas nas mamas devido ao contato que têm com os hormônios da mãe. Tais hormônios podem até estimular a produção de leite nos bebês, assim como a menstruação, citada acima.

Para evitar irritações ou infecções, não aperte as mamas dos bebês e aguarde que elas desinchem naturalmente, o que pode ocorrer nos primeiros 10 dias de vida.

6. O banho os ajuda a relaxar e a pegar no sono

O banho é um verdadeiro ritual para o recém-nascido, em que ele consegue relaxar com a água na temperatura adequada e a massagem feita por quem o está banhando. Essa combinação ajuda a deixar o corpo mais tranquilizado e pode facilitar o sono. Se o banho à noite for uma rotina, o bebê começa a diferenciar melhor o dia da noite, e isso pode fazer com que ele tenha menos dificuldade para dormir no horário certo.

Os recém-nascidos têm inúmeras curiosidades que podem ser verdadeiras surpresas para os pais. Entender como funciona o corpo e a cabecinha das pequenas fofuras que acabaram de chegar ao mundo pode ajudar muito nos primeiros cuidados, além de aproximar pais e filhos desde o primeiro contato.

Gostou deste post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta