Post sobre como a musica e a musicaçizacao ajudam no aprendizado das criancas e promovem contato das criancas com a musica em geral

6 dicas de como a musicalização infantil ajuda o desenvolvimento seu filho

A música é um meio de expressão que está presente em muitos aspectos da nossa vida, mas você sabe o quão importante ela é para o desenvolvimento do seu filho?

A musicalização infantil traz uma série de benefícios à criança, como desenvolver a linguagem, apresentar novas culturas, estimular a autoconfiança e a autoestima, promover habilidades motoras, estimular o convívio social e muitos outros.

A musicalização infantil é um instrumento importantíssimo para o aprendizado. O exercício de musicalizar promove o contato da criança com o mundo da música de modo geral. Esse processo torna a criança sensível e receptiva aos sons, além de estimular a percepção auditiva, a imaginação, a memorização, a coordenação, a socialização e a expressividade.

A música se tornou uma verdadeira facilitadora do processo de aprendizado da criança. Hoje em dia, o processo de ensino da música às crianças é bastante lúdico, realizado por meio de brincadeiras e jogos bem divertidos.

Neste post, vamos apresentar 6 benefícios que a educação musical pode trazer ao seu filho. Vamos conferir?

1. Desenvolvimento cognitivo

Vários estudos mostram os benefícios da educação musical para o desenvolvimento cognitivo da criança. O estudo da música é um exercício para o cérebro, e ajuda a construir a habilidade de memorização e de processamento de sons, por exemplo.

2. Linguagem e alfabetização

A musicalização infantil é um instrumento natural para a alfabetização e aquisição da linguagem. A experiência musical aumenta a percepção da fala como um todo, em termos fonêmicos e fonológicos, ambos vitais para o desenvolvimento da leitura.

3. Habilidades matemáticas e lógicas

A música ajuda a melhorar a capacidade de concentração e memória, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades matemáticas e de raciocínio lógico. O estímulo cerebral por meio da música é capaz de alcançar áreas que não são estimuladas por meio de outras linguagens, como a escrita ou a oral, por exemplo.

4. Criatividade

Há uma relação consistente entre o engajamento musical na infância e o estímulo da criatividade. A atividade estimula as crianças a se expressarem de diferentes formas e a trabalhar com a improvisação.

5. Desenvolvimento social e pessoal

Inclui a habilidade de formar relacionamentos satisfatórios e positivos com os outros. Com a musicalização infantil, a criança melhora sua autoestima e seu autocontrole, além de desenvolver uma série de outras capacidades, como senso de pertencimento, senso de conquista, cooperação, disciplina, trabalho em equipe, concentração, além de aprenderem a ouvir instruções e lidar com frustrações — uma vez que aprender é trabalhoso.

6. Coordenação motora

Ao tocar um instrumento de cordas ou um piano, por exemplo, é necessário que as duas mãos trabalhem simultaneamente na execução de movimentos diferentes. Isso desenvolve as habilidades motoras da criança e exercita sua paciência e sua disciplina.

Como vimos, são muitos os benefícios da musicalização infantil. O melhor de tudo é que você pode usar a música como ferramenta lúdica para se divertir com seus filhos. Além de estimular o desenvolvimento das crianças, você estará dedicando tempo de qualidade a elas. Lembre-se de que a interação entre pais e filhos é indispensável!

Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta