Post da Meu Mundo Personalizado sobre sobre alimentacao infantil saudavel

6 mitos e verdades sobre a alimentação infantil

Um cardápio saudável é prioridade em qualquer fase da vida, mas, com relação à alimentação infantil, essa preocupação deve ser constante. Não é uma tarefa fácil!

Os pequenos costumam ter o paladar voltado para o consumo de doces e guloseimas. Cabe aos responsáveis tomar as rédeas da situação e controlar a alimentação da meninada, sem excessos nem faltas.

Mas o que é mito e o que é verdade quando o assunto é alimentação infantil? Continue a leitura deste post e entenda melhor o que de fato é importante para a criançada!

1. Comer frutas com casca não é indicado

Mito.

Além desse pensamento ser um mito, quando a criança consome frutas com casca, ingere mais fibras. Claro, se possível, prefira frutas orgânicas, pois a quantidade de agrotóxicos utilizada na produção pode ser prejudicial à saúde do pequeno. Se não for possível — por causa do preço ou da dificuldade de encontrar — capriche na higienização das frutas.

2. Alimentos crus e firmes são fundamentais na alimentação infantil

Verdade.

Além do desenvolvimento físico e intelectual, por causa das vitaminas, consumir alimentos crus e mais consistentes ajuda na formação da musculatura da boca e no desenvolvimento da fala.

3. Alimentos pré-cozidos e industrializados fazem mal à saúde dos pequenos

Verdade.

O ideal é evitar esses alimentos o máximo que puder. Não se trata de se tornar uma mãe bitolada, que não dá ao seu filho nada que fuja de um cardápio adequado, mas simplesmente de evitar produtos industrializados e pré-cozidos, que é uma maneira de construir hábitos saudáveis desde a infância.

Somente com essa atitude é possível diminuir o consumo excessivo de açúcar, sódio e gordura trans, o que pode evitar uma série de problemas, como diabetes, hipertensão, alergias, anemia e cáries.

4. Crianças devem se alimentar apenas três vezes ao dia

Mito.

Assim como os adultos, os pequenos também precisam dividir suas refeições em mais vezes, para evitar comer em excesso em um único momento do dia. Uma boa distribuição da alimentação pode ser: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. É possível também incluir uma barra de cereal ou uma fruta nesses intervalos. O único cuidado é evitar o consumo de alimentos pouco antes de ir para a cama.

5. Pós-vitamínicos ajudam a criança a crescer mais saudável

Mito.

Um cardápio balanceado e saudável é suficiente para a criança se desenvolver e crescer com saúde. Apenas em caso de déficit de alguma vitamina é indicada a suplementação, e, mesmo assim, com o acompanhamento de um médico pediatra ou nutricionista. Nada de dar suplementos alimentares apenas por achismo!

6. A carne vermelha faz bem à saúde da criança

Verdade.

A carne vermelha é uma fonte importante de proteína, ferro e zinco, além de conter uma vitamina conhecida como ferro orgânico, que ajuda no combate à anemia. O ideal é que a criança consuma carne vermelha ao menos três vezes por semana, sempre com uma fonte de vitamina C, como a laranja, por exemplo.

E aí, gostou de saber mais sobre esses mitos e verdades sobre a alimentação infantil? Então compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta