Como ensinar as criancas valores para a vida inteira atraves de filmes infantis educativos

7 filmes educativos infantis para passar para seus filhos

Desde o tempo dos mitos, passando pelas fábulas e pelos contos de fada, as histórias sempre foram uma das principais maneiras de ensinar valores para as crianças.

Oportunidades únicas de vivenciar dramas e aventuras sem sofrer diretamente suas consequências, as histórias funcionam perfeitamente como uma preparação psicológica para os conflitos que encontramos ao longo da vida. Hoje, os filmes educativos infantis são uma ótima opção para preencher essa necessidade.

Abaixo, preparamos uma lista com 7 narrativas que podem ajudar pais e mães a desenvolver alguns valores nos seus filhos. Confira!

1. A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

O filme conta a história de cinco crianças que têm a chance de visitar uma fábrica de chocolates encantada. Exceto pelo protagonista Charlie, um menino pobre e honesto, todas as outras representam algum vício infantil. Entre elas vamos encontrar, por exemplo, a menina mimada e o menino guloso.

A Fantástica Fábrica de Chocolate é uma ótima opção para ensinar às crianças que as atitudes têm consequências, uma vez que mostra cada um dos personagens mal-educados sendo punidos pela fábrica (das maneiras mais inusitadas), enquanto o menino comportado é recompensado no final.

2. O Rei Leão (1995)

Um dos mais belos filmes da Disney, O Rei Leão narra a saga de Simba, um leãozinho-príncipe que foge do reino ao se sentir culpado pela morte do pai. A partir daí, o personagem precisa amadurecer e se reconciliar com o passado para recuperar suas terras do vilão Scar.

A cena em que o pai de Simba morre pode ser bastante crua para os padrões infantis, mas revela-se o ponto de partida ideal para uma verdadeira lição sobre como superar traumas e assumir responsabilidades.

3. Meu Vizinho Totoro (1988)

Os filmes do Estúdio Ghibli são uma excelente saída para quem deseja alternativas ao estilo ocidental de animação. Uma das suas produções mais populares é Meu Vizinho Totoro, que narra a história de duas meninas obrigadas a mudar de cidade quando a mãe adoece.

Enquanto procuram lidar com os medos e dificuldades despertados pela mudança, as protagonistas entram em contato com espíritos mágicos que lançam um novo olhar sobre a vida e suas tortuosidades. Do início ao fim, trata-se de uma poética e sutil jornada de autoconhecimento.

4. Toy Story 1, 2 e 3 (1995-2010)

Embora os três filmes possam ser assistidos separadamente, juntos eles formam uma trilogia completa sobre a amizade. Os brinquedos de Andy — que ganham vida sempre que as pessoas de carne e osso vão embora — são personagens totalmente diferentes entre si, mas a cada aventura precisam juntar forças para superar as adversidades. Ao longo dos filmes, são abordados vários temas de convívio em sociedade, como a criação de novas relações, o ciúme e a lealdade entre amigos.

5. A Guerra dos Botões (1994)

Apesar de quase todas as crianças demonstrarem enorme interesse em compreender o mundo adulto, poucos filmes conseguem transmitir sua complexidade de relações em uma linguagem palatável para o público infantil. Essa é a maior qualidade dessa adaptação do famoso livro de Louis Pergaud. Na história, o conflito entre duas turmas de meninos rivais serve como pretexto para falar sobre temas adultos (divergência de ideias, tradições, preconceitos) sem perder o horizonte do imaginário infantil.

6. Meu Primeiro Amor (1991)

O amor e a morte são dois assuntos difíceis até mesmo para os adultos, e talvez por isso tantos pais tenham dificuldade em abordá-los com os seus filhos. Esse filme é uma ótima introdução a ambos os temas, na medida em que consegue adotar uma linguagem ao mesmo tempo direta e delicada. Se você quer falar com seu filho sobre essas coisas e se vê sem palavras, esse é o filme ideal.

7. Procurando Nemo (2003)

O resgate do peixinho Nemo — que desobedece o pai e acaba capturado por seres humanos — serve como pano de fundo para retratar diversos aspectos da relação entre pais e filhos. Por sua abordagem realista dos conflitos, é uma ótima opção para que os filhos se coloquem no lugar dos seus pais, aprendendo a refletir sobre suas preocupações e seus sacrifícios.

Gostou das nossas dicas de filmes educativos infantis? Conhece outros? Deixe um comentário!

2 Comments

Deixe uma resposta