Dicas da Meu Mundo Personalizado de como amigos e parentes devem se comportar ao visitar o recem-nascido

7 regras de etiqueta ao visitar um recém-nascido

Uma amiga ou parente querida acabou de dar à luz! Esse é um momento de muita alegria para a nova mamãe, para a família e, claro, para todos que querem os novos papais bem. Por isso, visitar o bebê é um gesto de amor e de apoio nessa ocasião tão especial!

Mas qual é o momento certo de fazer isso? Como você deve agir? Muitas dúvidas surgem nessa hora. Sendo assim, elaboramos este post com as 7 principais regras de etiqueta ao visitar um recém-nascido! Vamos lá?

Converse com os pais sobre a visita

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que o essencial é, sempre, respeitar os desejos dos novos pais. Portanto, antes de começar a fazer planos de visitação, converse abertamente com o casal e fale que você quer muito visitar o recém-nascido, mas sabe que esse é um momento delicado e que você não quer incomodar.

Diante de seu carinho e compreensão, eles poderão falar que adorariam receber sua visita na maternidade — ou, então, que preferem que o bebê não receba visitas nos dois ou três primeiros meses de vida. Respeite o desejo dos papais!

Ligue antes de visitar um recém-nascido

Quando chegar a hora de visitar o recém-nascido, não se esqueça de ligar de novo para combinar dia e horário, ok? Esse período de mudanças na vida da família não é ideal para visitas surpresa! Você pode chegar bem na hora em que o bebê acabou de dormir — e atrapalhar também um dos poucos momentos de descanso da mãe.

Evite falar alto

Pronto: você conversou com os novos papais sobre o assunto, já sabe quando eles gostariam de receber a sua visita e marcou uma data para conhecer o bebê. Agora, chegou a hora!

Quando estiver no ambiente com o bebê, é essencial que você não fale alto. O bebê ainda tem muita coisa para descobrir e, definitivamente, não precisa de estímulos estressantes!

Higienize-se e evite cheiros fortes

Assim como o excesso de estímulo sonoro pode perturbar o bebê, o mesmo pode acontecer com cheiros fortes. Portanto, para a visita, nada de perfumes! Fumar antes ou durante a visita também está fora de questão. O olfato do bebê ainda é muito sensível — e, além disso, ele pode ter alergias ou irritações ainda não diagnosticadas.

Quanto à higiene, antes de ter contato com o bebê, é essencial lavar muito bem as mãos e higienizá-las com álcool em gel. O sistema imunológico do recém-nascido ainda está em desenvolvimento!

Só toque ou pegue o bebê no colo se os pais deixarem

Carregamos inúmeras bactérias e sujeiras com a gente. Mesmo com a devida higienização, é perfeitamente possível que a nova mamãe não queira outras pessoas encostando em seu bebê. Se ela permitir o carinho, evite pegar na mão do bebê — ele tende a colocar os dedinhos na boca com frequência — ou beijá-lo. Os pezinhos são fofos e perfeitos para fazer carinho!

Quanto a pegar o bebê no colo, a regra é clara: apenas se os pais oferecerem! Se você pedir, mesmo não gostando da ideia, eles pode ficar sem graça de recusar. Portanto, espere o convite para segurar o recém-nascido.

Não estenda a sua visita

Nos primeiros meses de vida, quando a mãe costuma ficar em casa com o bebê praticamente o tempo todo, ela irá adorar receber a companhia de outros adultos e conversar sobre outras coisas por um tempo. Mas o cansaço é grande — e as necessidades do bebê e da casa também! Portanto, faça uma visita breve para não se tornar um incômodo.

Ajude como puder

Ao chegar, você reparou na pia cheia de louças? Ou em um varal com roupas sequinhas e prontas para serem guardadas? Faça uma gentileza e ponha a mão na massa! Pode ser uma tarefa simples, mas, para a nova mamãe, cada momento de tranquilidade e que possa ser dedicado ao bebê conta. Ela vai adorar esse gesto atencioso! Levar um prato de comida pronta também é uma ótima opção.

E então, pronta para visitar um recém-nascido? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Deixe uma resposta