Aprenda como fazer suas crianças se exercitarem propiciando o desenvolvimento e saude dos pequenos

Atividades físicas para crianças: 7 formas de incentivá-las

Quem tem filhos sabe muito bem que sempre chega aquele momento, em meio às horas de ócio, em que a criança pergunta: “o que vamos fazer agora?”. Esse pode ser o instante perfeito para incentivar as atividades físicas para crianças.

A prática regular de exercícios é fundamental para o bem-estar do organismo, mas você sabia que ela é ainda mais necessária na infância? Isso acontece porque o corpo precisa estar ativo para promover o desenvolvimento infantil e garantir que a criança cresça saudável.

Você acha complicado fazer seu filho se exercitar? Veja as dicas que separamos neste post para você inserir as atividades físicas na vida dos seus pequenos!

1. Conheça a importância das atividades físicas para crianças

A ciência tem reafirmado com frequência a importância da prática de atividades físicas. O artigo da Revista Brasileira de Medicina do Esporte destaca que uma criança ativa tem menos chances de sofrer com os males do sedentarismo quando for adulta.

Além de garantir muitos benefícios mentais e corporais, uma pessoa que se exercita está investindo na sua saúde. Ou seja, pais que incentivam as crianças a se exercitar estão praticamente investindo em um plano de saúde. Comece agora mesmo!

2. Pratique o exercício de brincar

De acordo com a cardiologista pediátrica Liane Catani, para ser enquadrada como “ativa”, uma criança necessita de ao menos 60 minutos de atividade físicas diariamente.

A meta parece difícil? Pois saiba que vale pular corda, dançar, correr, andar de bicicleta, nadar, brincar na rua, jogar bola, entre muitas outras coisas. Ou seja: basta se divertir e passar algum tempo de qualidade com seu filho.

Com as obrigações do cotidiano, abrir espaço para inserir tanta agitação pode parecer complicado. Porém, qualquer espaço de tempo pode ser útil para essas práticas. O segredo é ir negociando com os pequenos, trocando atividades sedentárias por mais movimentação.

3. Dê o exemplo

Pais e mães que não são sedentários já estão dando o exemplo para seus filhos. Porém, além de uma rotina na academia, também é preciso se mostrar ativo dentro de casa.

Evite ficar muito tempo parado e mantenha uma rotina de atividades leves como yoga, por exemplo. Você pode fazer algumas posições em casa e ainda ensinar as crianças.

4. Presenteie com brinquedos que exigem movimentação

Na hora de escolher os presentes, opte por bolas, pipas, raquetes de tênis ou de frescobol, cordas para pular e até mesmo videogames que requerem a movimentação do jogador.

Há muitas opções disponíveis que, além de divertidas, podem funcionar como atividades físicas para crianças.

5. Limite o tempo gasto com TV e computador

São muitas as tentações das telas: vídeos, sites, programas, desenhos e filmes. Cabe aos pais limitar o contato com os computadores, televisores, smartphones e tablets.

Tente negociar o tempo gasto com eletrônicos em troca do tempo ao ar livre, incluindo as brincadeiras e os exercícios físicos.

6. Vá a pé

Precisa comprar algo perto de casa? Levar o cachorro para passear ou dar uma volta em alguma praça ou parque? Leve seu filho e vá caminhando (ou de bicicleta). Vocês terão um tempo para conversar e também estarão se exercitando juntos.

Se a escola do seu filho fica perto de onde vocês moram, aproveite essa oportunidade para buscá-lo todos os dias, deixando o carro em casa.

7. Movimente-se e faça movimentar

Tenha em mente que o melhor momento para se exercitar é a hora de se divertir. Proponha jogos, brincadeiras, dinâmicas e não deixe as crianças paradas durante muito tempo.

Porém, atenção: cada criança precisa fazer um exercício adequado para a sua idade.

O ideal é procurar a orientação de um médico antes de iniciar a prática de atividades físicas para crianças e também observar o nível do desgaste que ela pode ter após se movimentar demais. Fique atento e divirta-se!

Gostou das nossas dicas? Você já pratica alguma atividade com seu filho? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta