Dicas uteis para maes e mulheres mudarem de carreira e tomarem os primeiros passos para abrirem seu proprio negocio

Começar um negócio de festas infantis com pouco dinheiro? 7 dicas para você!

Se você tem filhos pequenos e se sente desestimulada no seu emprego atual, saiba que você pode mudar sua história de forma planejada e cuidadosa.

É possível trabalhar com um negócio de festas infantis como, por exemplo, a personalização dos elementos do evento: criar e imprimir materiais de decoração e identificação como forminhas, convites e etiquetas.

Neste post, você vai conhecer as etapas necessárias para abrir um negócio na área e colocar em prática seu projeto, melhorando sua qualidade de vida. Confira!

Defina o nome do seu negócio

Verifique se o nome que você escolheu para o seu negócio está disponível no site da Junta Comercial do seu estado. Tente, se possível, ter um só nome como Razão Social e Nome Fantasia, apresentando o seu negócio de forma clara e objetiva.

Siga as leis para ter sucesso no seu negócio

Com um negócio formal, você passa a ter benefícios protegidos por lei — como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria, por exemplo.

Defina se você vai integrar uma sociedade ou será um trabalhadora autônoma (microempreendedor individual). Para ser MEI, sua empresa pode faturar, no máximo, 60 mil reais anuais, contar com apenas mais um funcionário e você, enquanto microempreendedora individual, não pode ter participação em nenhuma outra empresa.

Sendo MEI, você se enquadra no Simples Nacional e fica isenta de impostos. A única taxa a ser paga tem o valor de 45 reais mensais.

Para não correr riscos de errar, faça o contrato social com um contador (há definições de capital social e divisão societária). Você também deve preencher a Ficha de Cadastro Nacional, e levar, juntamente ao seu documento de identidade, à Junta Comercial do seu estado. Dessa forma, você vai obter o NIRE (número de registro da empresa) depois de pagar uma taxa.

Esteja pronta para entrar em ação

Agora que você resolveu a parte burocrática, solicite o seu CNPJ. Esse documento é essencial para o funcionamento da sua empresa. Com o CNPJ, você pode emitir notas fiscais, contratar fornecedores e fazer uso de benefícios.

Qualifique-se para o seu negócio de festas infantis

Prepare-se para realizar o trabalho: procure profissionalizantes na sua cidade que possam te ajudar a desenvolver o trabalho com agilidade e competência — como um curso de design gráfico, por exemplo.

Você pode se associar a um serviço social voltado para o comércio, os serviços ou a indústria (SESC, SESI/SENAI) e obter descontos para fazer um curso técnico.

Esse tipo de curso vai permitir que você opere os aplicativos mais utilizados na criação de layouts e design de materiais gráficos.

Crie o logo do seu negócio

Você deve criar o logotipo da sua empresa. Contrate um profissional ou faça você mesma, como seu primeiro exercício prático de design gráfico.

Pesquise bem sobre aspectos técnicos como cor, tipologia, elementos gráficos, estudo de aplicação de marcas (primária, secundária, preto e branco, escala de cinza e cores, redução mínima), formatos (positivo e negativo, vetorial/traço ou bitmap/imagem), etc.

Nessa etapa você vai se divertir e ganhar confiança para atuar no mercado!

Desenvolva um bom plano de negócios

Você deve fazer o estudo de viabilidade econômico-financeira — o plano de negócios — para concluir se sua empresa dará lucro da forma pensada ou não. Para isso, estime seu faturamento, os custos iniciais e mensais.

Ainda no plano, apresente sua estratégia de mercado, estabelecendo um público-alvo bem específico e seu modelo de negócios (atuação geográfica, fontes de receita, se é loja virtual, física ou híbrida, etc.). Proponha um diferencial, que conquiste clientes mas que seja viável financeiramente.

Conheça algumas dicas para o negócio de festas infantis

Para o nicho de mercado de personalização de festas infantis, algumas dicas podem fazer a diferença:

  • Acompanhe as tendências de mercado no seu segmento nas redes sociais gráficas: Instagram, Snapchat e Pinterest.
  • Pesquise seus concorrentes no Facebook para conhecer suas propostas.
  • Para negócios on-line, invista na produção de fotos de qualidade. Elas geram um impacto positivo no público consumidor.
  • Use aplicativos que ajudem na sua produtividade. Alguns bem úteis são: SRO Mobile, Trello, Pocket ou Flipboard, Evernote ou Wunderlist.

Gostou das nossas dicas sobre negócio de festas infantis? Então curta a nossa fanpage no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta