Quais sao os beneficios da vitamina D no desenvolvimento infantil

Conheça os benefícios da vitamina D para as crianças

A vitamina D atua em diversos sistemas do nosso organismo, por isso sua suplementação é tão necessária para a saúde e deve ser feita ainda na infância. Também conhecida como vitamina do sol, a substância, na verdade, é um hormônio.

Além de trabalhar na fixação do cálcio, a vitamina D está presente no processo de diferenciação celular e tem papel importante nos sistemas imunológico, metabólico e cardiovascular.

Entenda abaixo todos os benefícios da vitamina D para as crianças, por quanto tempo elas devem tomar, como obter a substância e os problemas que seu excesso pode causar:

Quais são os benefícios da vitamina D para as crianças?

A vitamina D é muito importante para o desenvolvimento das crianças porque atua na formação dos ossos e dentes. Como nos primeiros anos de vida a criança está em constante crescimento, é importante garantir a saúde da sua estrutura óssea.

A falta da vitamina D pode deixar a criança mais vulnerável a fraturas e ao raquitismo (enfraquecimento dos ossos). Há estudos que apontam que a carência do nutriente tem relação com o desenvolvimento do diabetes tipo 1, infecções respiratórias, doenças autoimunes e obesidade.

Ainda no útero

Aliás, o impacto da vitamina D começa ainda no útero: a gestante que toma vitamina D diminui os riscos de o bebê desenvolver alergias e outras doenças respiratórias. Na gravidez, a substância previne também o diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e o parto prematuro.

Como obter vitamina D?

O melhor jeito de se obter a vitamina D é se expondo ao sol: os raios UVB são responsáveis por ativar sua síntese no corpo e podem responder por até 90% de nossas necessidades diárias. Apenas 15 minutos diários com áreas do corpo descobertas são suficientes.

Porém, o grande problema é que o melhor período do dia para fazer a síntese da vitamina D é entre 10h e 15h, faixa de horário perigosa por conta dos riscos do câncer de pele.

Presente em alguns alimentos

A substância também está presente, em doses bem baixas, em peixes gordos, como salmão, sardinha e atum, além de ovos e derivados do leite. Porém, receber a vitamina D por meio da alimentação não supre nem 10% das necessidades diárias de uma criança, por isso a importância dos suplementos.

Em que idade deve ser feita a suplementação em crianças?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a suplementação da substância para o bebê que mama no peito a partir da primeira semana de vida. Já para aqueles que tomam fórmula, a entidade indica que o pediatra verifique o quanto ele está recebendo para que complete a dose do nutriente.

Para a SBP, é necessária a suplementação diária de 400 UI de vitamina D do nascimento até o primeiro ano de vida, e de 600 UI para crianças de 1 a 2 anos. Após os 2 anos, recomenda-se brincadeiras fora de casa para que o pequeno se exponha ao sol, bem como uma alimentação rica em nutrientes.

Por que o excesso da vitamina D é perigoso?

Tomar vitamina D em excesso leva à alta absorção de cálcio, podendo ocasionar problemas renais e hepáticos. Por isso, nunca dê o suplemento para o seu filho sem orientação médica.

Nosso conteúdo de saúde foi útil para você? Aproveite e compartilhe nossas dicas nas redes sociais!

Deixe uma resposta