Dicas de dermatologista sobre cuidados com a pele na gravidez

Cuidados com a pele na gestação!

A pele, assim como a maior parte dos órgãos, também sofre mudanças durante a gestação. Existe uma tendência maior à acne,  à pigmentação da pele e ao surgimento de  estrias. Também podem aparecer na gestação pequenas lesões de pele, especialmente nas áreas de dobras do corpo, como pescoço, axilas e na região abaixo das mamas. Todas essas alterações são normais (fisiológicas) e algumas delas regridem após a gestação, já outras podem persistir, como as estrias por exemplo.

É recomendável uma consulta com um dermatologista ainda no início da gravidez para orientações sobre as medidas preventivas e/ou tratamentos que possam ser necessários durante este período. É importante salientar que diversas medicações de uso tópico, como alguns cremes / pomadas, e cosméticos como alguns tipos de hidratantes  e cremes clareadores são contraindicados na gravidez e no período de aleitamento.

Manchas

Durante a gestação há uma tendência maior à pigmentação da pele. As axilas e virilhas podem ficar mais escuras e costuma aparecer uma linha escura bem no meio do abdome, chamada “linha nigra”.  Essas alterações costumam regredir após o parto e podem demorar até 6 meses para desaparecer.

O melasma (ou cloasma) é um tipo comum de mancha que pode surgir no rosto da gestante, influenciada pelas alterações hormonais que ocorrem durante este período e também pela exposição à radiação ultravioleta (luz solar).  O melasma pode regredir após o parto, mas na maioria dos casos torna-se persistente, exigindo um tratamento específico. Para prevenção, é recomendado o uso de filtros solares FPS 30 ou maior e evitar a exposição ao sol. O tratamento deve ser conduzido por um dermatologista.

Estrias

As estrias são alterações lineares desencadeadas pelo estiramento rápido da pele. Geralmente surgem no último trimestre da gestação, fase de maior estiramento da pele, devido ao aumento rápido do abdome e das mamas. Sabe-se que quanto mais jovem a gestante e maior o ganho de peso durante a gestação, maior a chance de que as estrias apareçam. A hidratação abundante da pele está indicada, mas previne apenas parcialmente o problema.

Existem diversos tipos de tratamento, alguns destes muito eficazes no tratamento das estrias já formadas. Nem todos os tratamentos disponíveis podem ser realizados ainda durante a gestação e também na fase de aleitamento.

O dermatologista é o profissional mais indicado para orientar no tratamento desta condição.

Doenças de pele específicas da gestação

Algumas doenças de pele ocorrem exclusivamente neste período de gestação ou logo após o parto e podem se apresentar de diversas maneiras. Ao surgirem manchas, coceira ou qualquer outro tipo de lesão de pele, deve-se procurar um dermatologista para realização do diagnóstico correto e tratamento adequado.

Escrito por:

Dicas para mamães sobre pele de bebes recem nascidos

Dermatolista falando sobre irritação da área das fraldas em bebês

Deixe uma resposta