Como pais e maes podem estimular o cérebro, apredizagem e o desenvolvimento mental dos seus filhos

Desenvolvimento mental infantil: saiba como estimular!

Você já imaginou seu filho sendo um futuro ganhador de um Nobel? Ou sua filha se tornar a maior cientista do mundo? Essas e outras aspirações quanto ao futuro intelectual do seu filho dependem não só do seu desejo como pai, mas também da maneira como se estimula o desenvolvimento mental infantil.

Existem diversos tipos de estímulos. Alguns existem desde muito cedo, principalmente baseados nos hábitos dos pais, outros são contínuos durante todo o tempo de crescimento da criança.

Neste texto, você vai conhecer 4 incentivos para desenvolver mentalmente seu filho e das melhores formas possíveis. Acompanhe!

1. A prática de leitura incentiva a linguagem

Já é amplamente reconhecido e cientificamente comprovado que a prática de leitura faz um bem danado para o cérebro. A leitura aprimora a memória, aguça a imaginação e, obviamente, promove o desenvolvimento da linguagem.

Esse hábito tem que começar muito antes da criança ter capacidade de aprender a ler. Ainda no berço, leia para seu filho e, com o passar do tempo, faça suas leituras de modo que ele veja. Assim, ele vai reparar nesse seu hábito e pode criar curiosidade para a leitura.

2. Jogos lúdicos facilitam o aprendizado

Sabe aquele simples joguinho de tabuleiro? Pois então, ele pode ser uma ótima ferramenta para a inteligência do seu filho. A atividade lúdica é um mecanismo que possibilita às crianças o aprendizado, o raciocínio e a concentração.

Por meio das situações criadas em alguns jogos, a criança experimenta, descobre, inventa e adquire novas habilidades. E essa prática já pode começar desde a pré-escola, brincando com jogos de damas e quebra-cabeças, por exemplo. Assim, seu filho se diverte e fica mais inteligente.

3. Frases de motivação ajudam seu filho

Para o desenvolvimento mental infantil, diversos estímulos precisam ser aplicados pelos pais, dentre eles, o uso de frases motivacionais. Isso porque a criança, durante seu crescimento, fica dependente da avaliação dos pais a respeito das coisas que ela faz.

Portanto, procure dizer frases de determinação tais como “Muito bem. Você vai conseguir!” e “Percebo que a cada dia você está melhorando” e frases de apoio do tipo “Se precisar de alguma ajuda, é só falar comigo”. Não se deve falar apenas dos erros do seu filho. Isso faz com ele dê atenção apenas às coisas ruins e, com isso, se sinta impotente.

4. Informações demais afetam o desenvolvimento mental infantil

Existem pais que procuram compensar seu passado de poucos recursos tecnológicos e educacionais e acabam sobrecarregando suas crianças, na pressa de fazê-los aprender algo. Cuidado! Isso, ao contrário de ajudar, pode acabar comprometendo o desenvolvimento mental da criança.

Oferecer muitas informações às crianças pode fazer com elas se sintam pressionadas e incapazes para aprender algo. É possível ainda que elas criem uma imagem negativa sobre o ato de estudar, pois para elas isso se torna cansativo. Tente apresentar os estímulos a seus filhos aos poucos, preferencialmente os compatíveis com o estágio de desenvolvimento da criança.

Essas foram algumas práticas de incentivo para o desenvolvimento mental infantil. Continue lendo e pesquisando sobre o assunto para que consiga escolher a melhor maneira de estimular a inteligência do seu filho.

Gostou das sugestões? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta