Saiba como falar com o seu filho sem comprometer a personalidade ou o desenvolvimento emocional dele, além do mais importante: educá-lo com sensibilidade, carinho e amor de mãe.

Dicas para mães: o que não se deve falar para as crianças?

Ser mãe é ficar atenta 24 horas à educação dos seus filhos. Porém, às vezes, com a correria do dia a dia, o trabalho e as outras obrigações, podemos tomar algumas atitudes e ter certos comportamentos negativos que podem influenciar diretamente as crianças.

Por esse motivo, reunimos algumas dicas para mães que te ajudarão a saber exatamente o que falar na frente das crianças e a não errar na hora de dar bronca.

Essas dicas servirão especialmente se os seus filhos forem pequenos — quando estão em constante desenvolvimento e precisam de cuidados redobrados para que cresçam rodeados de amor e carinho. Vamos conferir?

Não mande-os parar de chorar

Chorar é um ato bastante comum na infância, pois é uma das formas que as crianças encontram para demonstrar tristeza, dor e fome, além de chamar a atenção dos pais. Por isso, não reprima seu filho ou faça pouco caso se ele chorar.

Para educar e cuidar dos nossos filhos, é preciso saber ouvir e entender o que os aflige. Ensine-os a manter a calma, expressar o que estão sentindo e lidar com as frustrações.

Não faça elogios falsos

Elogiar a criança quando ela merece é muito bom. Você reconhece o mérito dela, estimula a autoconfiança e ainda a deixa feliz. Porém, algumas mães não conseguem se conter no intuito de agradar e acabam dizendo mais do que deviam, inclusive elogios falsos.

Evitando esse comportamento, você não baseia a personalidade do seu filho em mentiras nem o estimula a agir apenas com o intuito de ser elogiado. As crianças também precisam aprender a lidar com frustrações para entender melhor o mundo e a elas mesmas.

Não minta para eles

Para algumas mães, contar pequenas mentiras aos filhos não faz mal nenhum. Mas há, sim, um grande problema aí. Lembre-se de que as crianças se inspiram nos pais, e aprendem com eles noções de certo e errado.

Elas agem como um espelho dos pais, reproduzindo muitos dos seus comportamentos. Logo, se você mente, é muito provável que os pequenos adotem o mesmo hábito. Por esse motivo, evite mentir e ensine seu filho que a verdade é sempre o melhor caminho.

Evite comparações

Muitas mães, inevitavelmente, comparam seus filhos a outras crianças com o objetivo de mostrar o outro como exemplo. Às vezes, é o filho da vizinha, outras vezes, o primo ou até mesmo o irmão mais velho. Um mal corriqueiro capaz de causar um impacto negativo nos pequenos.

Esse tipo de comparação é prejudicial à educação das crianças, pois faz com que elas se sintam inferiores e até mesmo menosprezadas pela própria mãe, causando, inclusive, rivalidade com amigos e parentes. Por isso, em vez de comparar, busque ressaltar as diferenças e as qualidades que seu filho possui. Mostre a ele que você reconhece seus feitos e sente orgulho dele.

Outras dicas para mães

Diga que ama seu filho, mas não banalize o amor. Parar seu filhote a cada cinco minutos para dizer que ele é a pessoa mais importante do mundo e o quanto é amado por tudo e todos, de forma exaustiva, pode deixar a criança com uma postura egocêntrica e sem limites, tornando o convívio com outras pessoas complicado.

Isso nos leva a outro ponto importante: não coloque seu filho acima dos outros. Quando você diz que ele está certo, mesmo quando erra, e não impõe regras. Assim, você o ensina a não respeitar a autoridade de terceiros, como professores, e o faz acreditar que seus atos não possuem consequências. Muito cuidado!

E então, gostou das nossas dicas para mães? Com elas, você compreenderá melhor sobre como falar com o seu filho sem comprometer a personalidade ou o desenvolvimento emocional dele, além do mais importante: educá-lo com sensibilidade, carinho e amor de mãe. Ah, e se você também tem outras sugestões para compartilhar com a gente, não esqueça de deixar nos comentários!

Deixe uma resposta