Ter mais tempo para seus filhos e horarios alternativos talvez sejam as maiores vantagens de empreender quando os filhos são pequenos

Empreender ou seguir carreira como empregado? Veja 6 diferenças

Está pensando em empreender? Para quem tem filhos pequenos e precisa dar conta de muita coisa, essa pode, sim, ser uma boa ideia. No entanto, como tudo na vida, ser dono do seu próprio negócio possui seus riscos — o que ocorre em uma proporção bem menor quando se é empregado.

Essa é a dúvida de muitas mães que trabalham com horários fixos em uma empresa, mas gostariam de ter mais tempo para cuidar da educação dos filhos e dar mais atenção a eles.

Para lhe ajudar a solucionar esse dilema, neste post, falaremos das vantagens e desvantagens de ser um empreendedor ou empregado, e também das responsabilidades que cada situação apresenta. Continue a leitura!

1. Riscos

Esse é o principal temor de quem está pensando em empreender: os riscos do negócio. O medo de perder o dinheiro que foi investido, todo o tempo e trabalho duro é completamente normal. Afinal, ter uma boa ideia, fazer uma pesquisa de mercado e planejar tudo está diretamente ligado ao empreendedor.

Por outro lado, se o empreendedor assume todos os riscos do negócio, o empregado tem como principal vantagem justamente não ter que arriscar em nada. Ainda que o negócio não prospere, os direitos trabalhistas estarão assegurados.

2. Horários

Essa é uma das grandes vantagens de ser o dono do seu próprio negócio: você não precisa cumprir horários fixos. Caso você precise passar um turno em casa ou mesmo o dia inteiro, em situações especiais, isso é viável. Dessa forma, é possível passar mais tempo com os filhos sem se preocupar em ficar sem emprego.

Porém, não ter horários fixos para trabalhar também pode ser uma desvantagem e fazer com que você se descuide um pouco do seu trabalho. Então, não permita que isso aconteça! A liberdade de ser seu próprio chefe exige uma grande responsabilidade.

Agora, caso você opte por ser empregado, não terá a liberdade de sair para o trabalho a hora que quiser e isso pode ser um problema, especialmente para quem tem filhos pequenos. Vários contratempos podem surgir e você terá que deixar várias coisas para resolver depois.

3. Autonomia

Ao optar por empreender, você pode fazer as coisas da forma que achar melhor e, se não der certo, não precisará dar satisfações e explicações a outras pessoas a não ser a si mesmo. Certamente, essa é uma excelente vantagem!

4. Estabilidade financeira

Se você for empregado, faça chuva ou faça sol, você terá um salário fixo. As comissões podem até variar, mas o salário-base será sempre o mesmo. Assim, é possível fazer planos com maior estabilidade, sabendo quanto vai receber todos os meses.

5. Crescimento na empresa

Quem é empregado quer ter uma carreira, ganhar conhecimento e experiência para ser um profissional requisitado e bem remunerado. Mas se a empresa não oferece oportunidades de crescer dentro dela, você pode ficar estagnado por muito e muito tempo.

6. Responsabilidades

O empreendedor terá uma carga de responsabilidade muito maior e isso é fácil de perceber, já que é ele quem assume todos os riscos. Além disso, ele também é o responsável por pagar todos os tributos e providenciar a resolução de toda a burocracia necessária para manter o negócio legalizado.

O empregado também possui uma série de obrigações, como, por exemplo, chegar no horário correto, ficar atento às responsabilidades concernentes a sua função,  além de solucionar alguns pequenos problemas que podem vir a acontecer dentro da empresa, onde a ética e o profissionalismo devem estar sempre em primeiro lugar.

E então, conseguimos lhe ajudar a escolher entre empreender ou ser empregado? Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta