A criança precisa de leitura para melhorar seu desenvolvimento mental e emocional e se o livro for ilustrado melhor ainda

Entenda a importância do livro ilustrado para as crianças

A leitura é um hábito que deve ser incentivado pelos pais desde a idade mais tenra dos pequenos. Dar a eles a autonomia necessária para que eles escolham seus próprios livros e vejam os mais variados estilos literários são fatores importantes para o aprendizado. Outro fator que costuma estimular as crianças a esse hábito é o livro ilustrado: quanto mais gravuras tiver, melhor.

No longa Alice no País das Maravilhas, de 1951, baseado no livro de Charles Lutwidge, podemos ver logo no início do filme o questionamento da menina: “Mas como se pode prestar atenção num livro que não tem gravuras?”.

As crianças pensam do mesmo jeito. Elas gostam de acompanhar a leitura olhando as páginas coloridas dos livros com os seus desenhos. Mas por que isso é importante? É isso que vamos descobrir neste post. Acompanhe!

A importância da leitura para o desenvolvimento infantil

Aumenta as conexões cerebrais

Quando uma criança lê um livro com desenhos ou mesmo uma história em quadrinhos, eles usam não apenas a leitura, mas também a visão. A mente faz uma associação entre o que está escrito e a imagem associada àquele texto, o que, por sua vez, cria mais conexões no cérebro, oferecendo um maior domínio da aprendizagem.

Ao nos tornarmos adultos, acabamos perdendo um pouco dessa associação porque somos ensinados a focar apenas na parte escrita. Dessa forma, há um sentido a menos sendo estimulado, o que pode prejudicar o aprendizado.

Melhora a interpretação

Criar na criança o hábito da leitura é dar a ela melhores condições de aprendizado na idade adulta. Ele afeta diretamente na formação da personalidade e do senso crítico, ajudando a torná-la uma apreciadora do conhecimento.

Mas a leitura não se resume apenas às palavras. Ao falarmos da literatura infantil precisamos nos referir também à leitura das imagens contidas em um livro. Esse direcionamento também ajuda a criança a compreender melhor as imagens que tem a sua volta dentro de um determinado contexto. Afinal de contas, vivemos numa era onde estamos cercados por banners, outdoors, vídeos e redes sociais.

Ajuda no processo de alfabetização

Quando a criança lê o texto e o relaciona com a imagem que está próxima a ele, ela consegue conectar esses signos e instrumentos passando a identificar nomes e objetos com maior facilidade. As ilustrações ajudam a completar o sentido do texto e esse conjunto compõe a história.

Formas de estimular a leitura

Faça brincadeiras com os livros e seus personagens. É possível criar um teatro de marionetes ou com fantoches e usar a história do livro como enredo.

Outra forma de usar a leitura como fonte de criatividade para as brincadeiras é criando enigmas: depois de ler a história, é possível dar pistas sobre um personagem para que as crianças adivinhem de quem você está falando.

Esses joguinhos devem ser feitos de acordo com a idade da criança, para que ela consiga participar deles. Os pequenos vão começar a ver o livro ilustrado como um mundo infinito de possibilidades para uma boa diversão com os amigos.

Quer conhecer um pouco mais sobre o mundo infantil? Então assine a nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta