Faça da hora da lição em casa uma oportunidade para conviver com seu filho e também observar suas dificuldades e habilidades escolares sempre estimulando a que ele responda as questões

Lição de casa: você sabe como ajudar a criança?

O momento da lição de casa para muitas famílias é um verdadeiro desafio. Crianças desmotivadas a estudar e interessadas em outras atividades e pais apressados ou cansados por causa do dia estressante no trabalho: esse é um cenário comum na hora da tarefa escolar.

Essa realidade, contudo, pode ser transformada tanto para evitar desgastes nas relações familiares quanto para favorecer o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Neste post, selecionamos algumas dicas de como tornar o momento da lição de casa prazeroso e produtivo para pais e filhos. Confira!

 

Esteja presente

Ir à escola, assistir às aulas, fazer tarefas e realizar avaliações pode parecer algo muito natural e intuitivo para os adultos que já passaram pela vida escolar. A verdade, entretanto, é que cada parte desse processo é um novo aprendizado para as crianças, principalmente as mais novas.

Para que elas aprendam a que horas realizar a lição de casa, em que condições, como se organizar e como fazer a tarefa, elas precisam de orientação de alguém. Em casa, os pais são os responsáveis por orientar a aprendizagem.

Mesmo que seu dia tenha sido corrido e que você esteja cansado, tente pensar que o tempo dedicado à lição de casa pode se transformar em um momento de convivência de qualidade. Nesses minutos de estudo, você pode compreender como seu filho estrutura o próprio pensamento e como, a cada dia, ele compreende melhor o mundo.

Sob essa ótica, você vai até sentir saudades desses momentos de troca de conhecimentos com o seu filho quando a vida escolar dele terminar.

 

Combine uma rotina

Fazer a lição de casa não será uma tortura para a criança caso a atividade seja parte da rotina — e que ela seja rigorosamente cumprida. Se a criança vai à escola no período da tarde, por exemplo, é possível combinar que ela chegue em casa, lanche, tome banho e faça a tarefa.

Com essa repetição todos os dias, gradativamente a criança compreende a sequência de atividades e não será tão sofrido cumprir o combinado. Mesmo assim, ela sempre terá que ser lembrada dessa rotina e acompanhada na sua realização.

 

Evite a dispersão

As interrupções são um dos desafios na hora de fazer a lição de casa. Para evitá-las, é preciso criar um ambiente propício aos estudos. Ler, interpretar informações e estruturar um raciocínio enquanto o pai cozinha, a mãe vê TV e a irmã está cantando no chuveiro, por exemplo, é impossível para uma criança.

O ideal é que, no momento do estudo, todas as tarefas da casa estejam mais calmas e que pelo menos um responsável possa acompanhar a criança com total disponibilidade.

 

Estimule a autonomia

Pode ser tentador para muitos pais falar a resposta das tarefas ou até fazê-las para os filhos para terminar mais rápido. Entretanto, que esse tipo de postura deve ser evitado, porque gera prejuízos cognitivos e psicológicos à criança.

Além de perder um momento de internalização dos conteúdos trabalhados na escola, a criança que tem as tarefas feitas pelos responsáveis crescem acreditando que não são capazes de assumir responsabilidades sozinhas.

Portanto, para estimular a autonomia na realização da lição de casa, você pode:

  • Avaliar a necessidade da sua presença ao lado da criança o tempo todo, mas sem se esquecer de estar sempre disponível.
  • Estimular a criança a refletir e a encontrar as respostas.
  • Rever as tarefas junto à criança e incentivá-la a encontrar os erros.
  • Encorajá-la a expor suas dúvidas e saná-las em sala de aula.

 

Não sobrecarregue a criança

As atividades de casa normalmente são planejadas pelo professor com o objetivo de sistematização dos conhecimentos trabalhados na escola. Elas são organizadas de forma adequada às necessidades e às capacidades de aprendizagem da criança.

Se mesmo com essas dicas, o momento de fazer a lição de casa continuar estressante para a criança e para os responsáveis, assumir uma postura excessivamente rigorosa não é o melhor caminho. É possível que a criança esteja com outras dificuldades. Nesse caso, é melhor conversar com professores e orientadores da escola para encontrar a solução.

Gostou do post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

*Este texto foi recomendado na campanha sobre o Dia da Educação 2021 da editora educativa Twinkl.

Deixe uma resposta