Dicas de como utilizar o nao na educacao dos filhos para evitar que crescam adultos com problemas

Por que saber dizer NÃO é tão importante para a criação do filho?

Os pais sempre querem o melhor para os seus filhos e saber impor limites é uma maneira de moldar o caráter e demonstrar o amor e carinho que sentem por eles. Por isso, saber dizer não é essencial para a formação e desenvolvimento da criança.

Porém, mesmo tendo isso em mente, negar algo para as crianças pode ser uma tarefa bem difícil para os pais. Confira o post que preparamos e saiba mais!

Por que é importante saber dizer não?

Digamos que o seu filho te pediu para comprar um videogame e, para agradá-lo, você comprou. Afinal de contas, todas os jovens têm um desses e é natural que o seu filho queira também. Depois ele te pediu um celular que custa mais do que você ganha o mês inteiro, mas como poderia ser pago em várias parcelas, dava para fazer esse pequeno sacrifício.

Não estando satisfeito, ele também te pediu um tablet, um notebook e algumas outras coisas que todos os jovens sonham em ter. Novamente você resolveu fazer aquele esforço para agradá-lo, afinal de contas, ele é seu filho.

Agora vejamos: como essa criança, já na fase adulta, vai encarar um não para uma vaga de emprego ou mesmo de uma pessoa que ele goste? Será que vai aceitar ou é mais provável que se revolte e fique indignado já que nunca havia recebido um não como resposta?

Certamente, a segunda opção é a mais provável. Ele vai sofrer e, neste momento, os pais desejarão ter feito diferente no passado.

Creio que depois dessa pequena história ficou clara a grande importância de dizer não para as crianças e jovens. A função dos pais, além de dar amor, é preparar os filhos para lidar com os problemas da vida adulta e isso precisa ser feito desde a infância.

Além disso, permitir que a criança tenha tudo o que deseja acaba criando uma espécie de vício. Como os bens materiais trazem uma felicidade momentânea, quando a satisfação pelo brinquedo novo passar, ela vai querer mais. Vai querer suprir o vazio que se formou com outro objeto, tornando tudo isso um círculo vicioso.

Como o não contribui para o desenvolvimento?

Uma das principais funções do não é a formação do caráter de uma pessoa. Muitas crianças que recebem uma negativa dos pais depois de sempre receber um sim, passam a criar estratégias para burlar o problema, se tornando verdadeiras manipuladoras. Essa é uma característica que, se não for eliminada, poderá provocar sérias consequências no futuro.

Além disso, aparelhos tecnológicos em excesso não são saudáveis para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Eles passam mais tempo em casa, se tornam mais sedentários (aumentando as chances de desenvolver obesidade infantil) e mais retraídos, já que não convivem muito com outras crianças.

Como não se sentir culpado?

É muito comum que os pais se sintam culpados por dizer não aos filhos, mas esse é um bem necessário. A melhor forma de dizer não é conversando e abrindo o jogo com eles. Se for algo que custe além das suas possibilidades, diga para a criança que você não tem dinheiro suficiente e, se possível, desenhe uma história no papel. Dessa forma, fica mais fácil para ela compreender o que você quer dizer.

Diga o quanto você trabalha para conseguir pagar aquele item. Os filhos precisam compreender que é preciso pagar um preço e fazer um grande esforço para se ter o que deseja. Se tudo o que eles pedem simplesmente chegar nas mãos, como num passe de mágica, a ideia que se formará na cabeça dele é a de que as coisas são fáceis de conseguir, o que não chega nem perto da verdade.

Saber dizer não realmente vai fazer a diferença na formação das crianças. Elas aprenderão a valorizar o que têm, conhecerão seus limites e se tornarão adultos sensatos, cientes de que a vida é cheia de desafios, mas estarão prontas para encará-los.

Quer saber mais sobre como dizer não e outros assuntos que vão te ajudar na criação dos pequenos? Então assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações em seu e-mail!

Deixe uma resposta