Contemporâneos, confidentes, modernos, atualizados, cúmplices e protetores, todas estas podem ser as qualidades dos tios, o que os coloca em posição de destaque na vida dos pequenos

Relações familiares: o papel do tio na vida das crianças

Você já percebeu que, nas nossas relações familiares, atribuímos papéis, funções e espaços importantes para pais, irmãos e avós das crianças, mas pouco falamos sobre os tios?

Mesmo sem receber os devidos créditos — e ao contrário do que muitos pensam —, os tios são fundamentais na vida das criança. São essas figuras que carregam o meio-termo entre os pais e os avós e, no artigo de hoje, vamos falar sobre esse assunto. Vamos mostrar como os tios e as tias têm forte papel na formação das crianças, são fundamentais para dar apoio emocional e representam modelos de conduta.

Ficou interessado? Então continue a leitura deste artigo!

Tios e tias ocupam um lugar de equilíbrio

Todos os membros de uma família têm papel fundamental na formação das crianças, principalmente no desenvolvimento das suas habilidades sociais. As relações familiares já são, por si só, fonte de aprendizado.

Os tios parecem ocupar um lugar de equilíbrio entre todos os outros papéis, embora quase não recebam destaque por isso. Eles são:

  • Mais novos que os avós, portanto, possuem mais resistência física do que eles.
  • Mais experientes que os irmãos e primos, mas sem a rigidez adulta dos pais. Tornam-se referência na busca por conselho e ajuda.
  • Possuem visão educativa mais parecida com a dos pais, já que cresceram juntos. Assim, os pais podem confiar e deixar os pequenos sob os cuidados dos tios.
  • Como não são demandados em tempo integral como os pais, em geral estão disponíveis para os pequenos sempre que necessário.

Em resumo, os tios têm todas as características que permitem acesso e influência direta sobre os pequenos.

Os papéis dos tios e das tias

Como já mostramos, os tios e as tias podem ter um papel fundamental na vida das crianças. Para tanto, é preciso permitir que eles sejam presentes e participem do dia a dia, integrando de verdade as relações familiares. Potencialmente eles serão:

Bons confidentes

Crianças se sentem confortáveis em desabafar com seus tios. Isso porque eles são tão adultos quanto seus pais, mas não tão rígidos quanto eles. Ou seja: as crianças sabem que quando se abrirem com seus tios, terão mais chances de receber conselhos do que castigos ou broncas.

Apoio emocional

Se são bons confidentes, também oferecem apoio emocional. Esse papel também pode ser desenvolvido por qualquer outro membro da família, certo? Mas com os tios, ganha status de cumplicidade. Os sobrinhos sabem que os tios não os apoiam por obrigação, mas por amor.

Protetores

Embora estejam mais abertos a escutar do que a chamar atenção, tios e tias têm o instinto protetor tão aguçado quanto o dos pais. Eles sabem quem são mais velhos e mais experientes, sendo, portanto, responsáveis pelos pequenos. Assim, os pais podem ficar tranquilos quando eles estiverem cuidando das crianças.

Os tios melhoram as relações familiares

Além de todas as características já citadas, os tios e as tias são mediadores naturais. Eles se tornam referência por sua imparcialidade quando é preciso intervir em conflitos entre a criança e os pais. Portanto, eles são pessoas que melhoram as relações familiares e fortalecem os vínculos.

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe uma resposta