Com planejamento do seu é sim possivel trabalhar em casa enquanto seus filhos forem pequenos e dar a eles a atenção necessária para o desenvolvimento emocional sadio

Saiba como trabalhar de casa com crianças pequenas

Trabalhar de casa é uma das possibilidades que muitas mães têm encontrado para acompanharem de perto o crescimento dos filhos, sem abandonar os talentos pessoais e a própria carreira.

Neste post, selecionamos algumas dicas sobre como trabalhar de casa com crianças pequenas por perto e garantir o sucesso das suas iniciativas profissionais. Continue a leitura e saiba mais!

Convencer-se da importância da sua presença

A mulher moderna vive diariamente entre a pressão social de ser uma profissional de sucesso e a necessidade pessoal de proporcionar a melhor educação para os filhos. Nesse contexto, muitas escolhem estar em casa com as crianças, mas a angústia por estar fora do mercado de trabalho tradicional permanece presente.

Para que isso não aconteça, é preciso estar convencida de que tomou a melhor decisão para seus filhos. Segundo o Unicef, órgão da ONU dedicado ao desenvolvimento da infância, da concepção até os 2 ou 3 anos de vida é a fase em que a criança está mais receptiva à estimulação para seu desenvolvimento integral.

É ainda nessa fase em que a construção do vínculo saudável com o ambiente domiciliar oferecerá bases seguras para o seu desenvolvimento escolar posteriormente. Assim, a sua presença na primeira infância dos seus filhos é muito importante, ainda que isso reduza seus rendimentos provisoriamente e desacelere sua carreira no mercado tradicional.

Organizar-se para separar vida pessoal e profissional

A organização é fundamental para conseguir trabalhar de casa e cuidar dos pequenos, pois desorganização, nesse caso, é sinônimo de perda de tempo. E cada minuto é precioso, não é?

Para alcançar essa habilidade é preciso que você reserve tempo para focar no trabalho e outro para ter qualidade na relação com os filhos. Aproveite a hora da soneca das crianças ou quando elas estão na escola, por exemplo, para se dedicar inteiramente ao trabalho e assim ter maior produtividade.

Quando estiver com seus filhos sente-se no chão para brincar e contar histórias e se esqueça por alguns momentos do trabalho.

Não desperdiçar seus talentos para trabalhar de casa

Ao escolher qual o melhor trabalho para realizar de casa, leve em consideração os seus talentos, afinal, a complementação da renda familiar precisa estar aliada a alguma satisfação profissional.

Se sua profissão de formação pode ser exercida de casa, ótimo. Mas se você precisar mudar de área, opte pelo trabalho que te ofereça, ao mesmo tempo, satisfação e possibilidades reais de ganho.

Se você cozinha bem

Você poderá fornecer refeições prontas para empresas ou vizinhos, fazer papinhas congeladas para crianças da sua região ou investir em um buffet para festas infantis.

Se você gosta de artesanato

Poderá abrir uma loja virtual para comercializar suas produções, confeccionar lembrancinhas para maternidade, chá de bebê, festas e artigos de decoração.

Se você é conectada

Poderá produzir conteúdo para sites e blogs, trabalhar com edição de fotografias e vídeos, investir em e-commerce em um nicho da sua preferência, ou ainda oferecer serviços de aconselhamento virtual a pais em dificuldades com os filhos.

As possibilidades são inúmeras. Use a criatividade, construa seu plano de negócio e coloque em prática.

Diminuir as cobranças pessoais

Nessa fase da vida, com crianças pequenas, a sua vontade de não errar é grande e você pode começar a se cobrar demais para ser perfeita como mãe, profissional, esposa e amiga. Tenha em mente, entretanto, que essa fase é transitória, afinal, os filhos crescem, ficam mais independentes e você vai aprender a administrar seu tempo com mais maestria a cada dia.

Por isso, procure controlar a ansiedade e as cobranças íntimas para conseguir trabalhar de casa e não perder nada do desenvolvimento dos seus pequenos. Gostou do post? Então, aproveite e veja como equilibrar a vida pessoal e profissional!

Deixe uma resposta