Você sabe qual a melhor forma de amamentar o seu filho?

Mais que alimentar o bebê, a amamentação é um momento importante de estreitamento do vínculo entre mãe e filho. Porém, por mais natural que seja esse ato, muitas mamães encontram dificuldades para amamentar nos primeiros dias.

Não se assuste! Você e seu pequeno vão encontrar, aos poucos, a melhor forma de amamentar. Para te ajudar com essa questão, separamos algumas dicas importantes. Confira!

Encontrando a posição certa

A posição correta para a amamentação é aquela em que a mãe e o bebê estão confortáveis. Antes de começar de fato a amamentar, encontre um local tranquilo e confortável, em que você fique bem apoiada, sem forçar suas costas ou suas pernas. Acomode o seu bebê no colo. Quanto mais pele um do outro vocês tocarem, melhor será a mamada.

Posição 1: o bebê fica sentado no seu colo

Nessa posição (a mais comum), o bebê fica ligeiramente sentado no seu colo. A barriguinha dele encosta-se à sua, seu antebraço protege todo o corpo do bebê e sua mão sustenta a cabeça dele. Use uma almofada para ajudá-la a amparar o peso do seu filho. Ainda que ele pareça leve, com o passar do tempo, seu braço ficará cansado e pode causar desconforto.

Posição 2: você segura o bebê embaixo da axila

Outra posição é a que você segura o bebê como uma bola de futebol americano. O corpo dele fica no seu antebraço, embaixo da axila, apoiado na sua costela. A sua mão sustenta a cabeça do pequeno próxima ao peito.

Posição 3: você amamenta deitada

Você também pode amamentar deitada. É uma opção confortável para quem teve cesariana. O bebê fica deitado sobre sua barriga e você o segura com todo o braço.

Com o tempo, você vai perceber qual é a melhor posição para vocês dois. Deixe sempre a cabeça do bebê com liberdade de movimento, para que ele mesmo possa afastar o nariz do seu peito caso se sinta sufocado.

Posicionando o peito na boca do bebê

Para facilitar que o bebê pegue corretamente o peito, você pode segurar o seio, com o dedo polegar em cima e os demais na parte debaixo da mama, formando um C. Posicione a mão o mais longe possível do mamilo, para que você coloque toda a auréola (a parte mais escura do peito em volta do bico) na boca do bebê.

Molhe com seu próprio leite o bico e a auréola. Assim, quando você aproximar o bebê do seu peito, ele já vai abrir bem a boca. Você deve levar a cabeça do bebê ao seu peito e não o seu peito até a cabeça do bebê. O queixo dele deve ser o primeiro a chegar ao peito. Ele fica com a boca de peixinho, com o lábio inferior para fora. Assim ele consegue sugar melhor o leite.

Além disso, observe como o seu bebê está sugando. Apenas a parte debaixo da boquinha dele deve se mexer.

Corrigindo a pega

Se você sentir dor, a pega está errada, e será necessário começar de novo para corrigi-la. Coloque o seu dedo mindinho na parte de baixo da boca dele, pressionando de leve, para que ele solte o peito sem machucá-la. E então, recomece todo o posicionamento do peito na boca do bebê novamente.

Espaçando as mamadas

O estômago do recém-nascido é muito pequenininho. Por isso, nos primeiros dias será necessário amamentá-lo mais vezes. Até o quarto dia após o parto, as mulheres ainda não produzem leite, e sim o colostro — que tem aspecto mais claro, mas é rico em vitaminas, e é suficiente para sustentar o bebê. É a sucção que vai estimular a produção de leite.

Como os bebês perdem até 10% do peso que nasceram nos primeiros dias, os pediatras recomendam que você não deixe de amamentar por mais de quatro horas. Se o bebê estiver dormindo, será preciso acordá-lo. Assim que o pediatra ver que ele está ganhando peso, as mamadas podem ficar mais espaçadas. Em geral, elas vão ocorrer de 8 a 12 vezes a cada 24 horas.

Agora que você já conhece nossas dicas sobre a melhor forma de amamentar, curta nossa página no Facebook. Assim, você não perde nenhuma das nossas postagens!

Deixe uma resposta