Maneiras de definicao de metas e objetivos para subir na carreira

6 formas de como definir metas e alcançar o objetivo profissional

Muitas vezes já sabemos o que queremos para nossa vida, mas não sabemos qual direção tomar para chegar ao “destino” desejado. Qual caminho percorrer? Quais estratégias seguir para alcançar uma meta ou para realizar um sonho na vida profissional?

Para te ajudar a responder esses questionamentos, selecionamos 6 formas de como definir metas e alcançar o objetivo profissional que irão ajudar você no planejamento da sua carreira. Confira!

1. Busque inspiração

Pode ser um CEO de alguma empresa famosa ou um executivo que você conheceu em desafios anteriores: sempre busque uma fonte de inspiração para você usar como espelho.

Analise a experiência do modelo escolhido, suas qualificações e a área de atuação, bem como o caminho percorrido para o sucesso na empreitada e compare com o seu projeto, analisando os pontos que precisam ser melhorados. Assim, ficará mais fácil saber de que forma você deverá proceder, além dos cuidados a serem tomados e os tópicos a serem aprimorados.

2. Conheça seus pontos fortes e fracos

Você sabe, melhor do que ninguém, quais são suas forças e fraquezas. Sendo assim, foque sempre nos seus pontos fortes, nas suas qualidades e nas habilidades para atingir as suas metas — e trabalhe as suas fraquezas para que elas não se tornem obstáculos no decorrer do processo.

3. Registre suas ideias

Informações importantes devem ser registradas. Algumas pessoas preferem montar esquemas ou listas, enquanto outras preferem fazer desenhos ou desenvolver uma planilha eletrônica. Cada um tem uma maneira ideal para expor suas ideias, mas o importante é que elas sejam sempre registradas.

Assim como o projeto de uma casa, um plano de controle de despesas ou o desenvolvimento de um produto, os seus projetos sobre como definir metas também devem ser colocados no papel.

4. Nunca deixe de estudar

Antigamente um diploma de graduação era suficiente para a conquista de boas posições na hierarquia da empresa. Hoje em dia, em um mercado cada vez mais exigente, dinâmico e competitivo, cursos de idiomas, de extensão universitária e pós-graduação começaram a ter mais relevância no currículo.

Além disso, é importante que o profissional esteja sempre aprimorando suas habilidades e desenvolvendo novas técnicas e competências para poder administrar, com excelência, a gestão da sua carreira.

5. Compartilhe suas ideias

Pode ser com os pais, com o cônjuge ou com um grande amigo: tente compartilhar suas ideias com as pessoas da sua confiança. É importante que as pessoas do seu convívio saibam o que você está buscando no momento para que possam te ajudar quando as dificuldades aparecerem.

Pedir ajuda também é fundamental dentro da empresa. Muitas pessoas acabam não alcançando suas metas por medo de compartilhar ideias, dúvidas, sugestões ou simplesmente por medo das críticas e da rejeição. É preciso divulgar seu projeto para que a equipe também possa contribuir com suas habilidades e experiências.

6. Esqueça o imediatismo

Jamais considere a possibilidade de alcançar sua meta profissional no curto prazo, pois o processo é lento e gradual, e em poucas situações a conquista chega de forma acelerada. Considere sempre o ciclo de evolução dentro da empresa, desde o ingresso como estagiário ou trainee, até a conquista de cargos executivos.

Um fator muito importante sobre como definir metas é saber que nem sempre tudo será como planejado, e devemos estar preparados para as respostas negativas. Nesse caso, levantamos, sacudimos a poeira e recomeçamos.

E então, será que agora ficou mais fácil fazer o esboço da sua meta? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta