Saiba escolher os melhores brinquedos para seus filhos visando sempre a diversão mas sem esquecer que os brinquedos servem para desenvolver as habilidades motoras e cognitivas de nossos pequenos.

5 brinquedos super indicados para crianças de 0 a 3 anos

Brincar é coisa séria especialmente na primeira infância, fase em que a criança está descobrindo um novo universo de possibilidades. Muito mais do que apenas entreter, os brinquedos nesse período da vida têm a função de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, auxiliando na melhoria da coordenação motora e da linguagem. Entretanto, diante de tantas opções, quais são os brinquedos para crianças de 0 a 3 anos mais indicados?

Os menos tecnológicos costumam ser mais eficazes quando o assunto é desenvolvimento. Isso porque as peças mais analógicas geralmente exigem mais esforço físico, e até mesmo mental, para funcionar, o que é ótimo para incentivar o raciocínio e a coordenação dos pequenos. Para ajudar você nessa escolha, fizemos uma lista com os 5  brinquedos mais indicados para crianças de 0 a 3 anos. Vamos lá?

Bolas ou objetos coloridos que emitam sons

As crianças entre 0 e 2 anos começam a observar que toda ação gera uma reação e percebem que podem interagir com as coisas que as rodeiam. Por isso, elas costumam jogar coisas no chão, para ver o que acontece quando elas caem. E costumam achar engraçado o poder que elas têm sobre as coisas.

Objetos coloridos, com até 4 cores, formas diferenciadas e que emitam algum som, são ótimos para potencializar essa capacidade de interação. Dê preferência a brinquedos grandes, leves e de formas arredondadas, como uma bola.

Brinquedos de empilhar ou blocos de encaixe

Esses brinquedos contribuem para a criatividade das crianças e a melhoria de sua capacidade motora e de raciocínio lógico. Eles são indicados para crianças a partir do seis meses, quando são mais simples de montar, e um ano, para aqueles que formam figuras mais complexas. Para as crianças com mais de um ano, esses blocos podem conter figuras familiares, como de personagens que eles gostem ou de algum animal de estimação.

Brinquedos de puxar ou empurrar

Na fase entre um e dois anos, que é quando a criança começa a andar, os brinquedos de puxar e empurrar são altamente recomendados. Eles podem, inclusive, servir de apoio para que a criança se sinta mais segura ao dar seus primeiros passos. Carrinhos ou bichinhos amarrados em uma cordinha, ou em outro suporte, são uma boa opção. Além de ajudar na caminhada, esses brinquedos ainda contribuem para o desenvolvimento da noção espacial da criança.

Passa forma

Esse é um brinquedo importante para que os pequenos, na faixa dos 3 anos, aumentem a noção do que são as formas geométricas. Ele é composto por uma série de blocos com formas variadas, como quadrado, circulo e triângulo, e uma base com essas mesmas formas vazadas. O objetivo é que a criança encaixe o bloco no buraco correspondente a sua forma. Esse brinquedo ainda ajuda seu filho a compreender melhor as cores e desenvolver a coordenação visomotora.

Materiais para pintar e desenhar

A pintura e o desenho incentivam as crianças a aprimorar a criatividade e a capacidade cognitiva. Peça para que ela desenhe formas, situações ou personagens de que gosta. Ao segurar o lápis ou o pincel, a criança ainda amplia sua coordenação motora e vai se preparando para a fase escolar.

Gostou das dicas? Tem alguma outra sugestão de brinquedos para crianças de 0 a 3 anos? Deixe nos comentários e ajude outras mães!

Deixe uma resposta