Os primeiros dias com o recém-nascido em casa podem causar muita apreensão nos pais. E não é para menos: os bebês são frágeis e demandam cuidados especiais. Uma das grandes dúvidas é como conseguir acalmá-los nas situações de choro intenso.
A dica nessas horas vem do tempo da nossa avó: enrolar o recém-nascido como um charutinho. Mas como fazer isso de forma segura? Nesse artigo, vamos mostrar por que a técnica acalma e ensinar você como enrolar o bebê na manta ou cueiro, deixando-o mais tranquilo para dormir.
Por que enrolar o recém-nascido na manta funciona?
Imagine só: o bebê passa nove meses na barriga da mamãe, bem protegido e com tudo o que ele precisa para se desenvolver. No útero, eles ficam apertadinhos e quentinhos. Então, ao enrolá-lo em uma manta de tecido suave, você simulará esse mesmo ambiente!
A manta ou cueiro, quando enrolado da forma correta, limita os movimentos do bebê e traz um conforto térmico, assim como o útero. Por isso, ele fica tranquilo e consegue tirar uma soneca de qualidade.
O método realmente funciona: o recém-nascido para de chorar, adormece mais rapidamente, tende a dormir por um período mais prolongado e fica confortável com a temperatura.
Como enrolar o recém-nascido na manta?
A técnica é bastante simples! Escolha uma manta ou cueiro macio e siga o passo a passo abaixo:
- estenda a manta em formato de losango e dobre a ponta superior;
- coloque o bebê de barriga para cima (de costas na manta) com o pescoço posicionado na linha formada pela ponta que você dobrou;
- encoste o braço esquerdo do recém-nascido junto ao corpo, levando a ponta do lado direito da manta para o lado esquerdo, posicionando por baixo do bebê — você cobrirá o corpo do neném, deixando apenas o braço direito dele por cima;
- pegue a ponta inferior da manta e passe-a por cima do ombro direito do bebê, acomodando-a atrás;
- a ponta esquerda da manta deve ser levada para o lado direito e ser encaixada nas costas;
- pronto: você enrolou seu bebê como um charutinho!
Como realizar a técnica com segurança para o recém-nascido?
A ideia de enrolar o bebê na manta é, como dissemos acima, limitar os movimentos dele e deixá-lo quentinho. Mas cuidado para não prendê-lo demais! Verifique se ele tem espaço para o movimento do quadril.
Faça tudo com delicadeza, e fique atenta à temperatura: verifique se o bebê não está superaquecido. Quando ele está com calor, pode suar ou ficar vermelho. Ao notar que está aquecido demais, tire-o imediatamente da manta ou cueiro.
Se estiver muito quente — no verão, por exemplo, você pode enrolar o bebê na manta — mas deixe-o apenas com a fralda por baixo.
Qual tecido ou produto utilizar?
Uma manta leve ou um cueiro são os produtos ideais para enrolar o bebê.
Há também produtos prontos. O nome mais comum para estes produtos é o nome inglês Swaddle. Veja uma opção bem legal de Swaddle que já vem prontinho para enrolar o bebê de forma segura.
Outra opção é o Swaddle da Ergobaby, uma marca muito conhecida e respeitada fora do Brasil.
A forma de enrolar o bebê e bem simples e o resultado final é como se fosse um “cocoon” em que o bebê fica bem protegidinho.
Para aqueles que não acreditam que o charutinho ou Swaddle sejam a forma certa de colocar o seu bebê para dormir, um produto bem interessante são os saquinhos de dormir para bebê:
As vantagens de utilizar os sacos de dormir para bebê são:
- Não é necessário usar lençóis ou cobertores para cobrir o bebê, diminuindo assim o risco de asfixia ou morte súbita
- Torna a amamentação noturna mais fácil, pois você tira o bebê do berço dentro do saquinho sem ter que tirar os lençóis e cobertores e reacomoda-los quando o bebê estiver no seu colo. Isto é bem útil no inverno, pois o bebê não passa frio nesta transição
- A temperatura do bebê e mantida igual a noite inteira, sem risco do bebê sair de baixo da coberta e passar frio
Por que as maternidades não utilizam mais o charutinho?
Hoje, as maternidades não utilizam mais o método de enrolar os recém-nascidos na manta porque, para que se desenvolvam bem, é preciso que tenham liberdade de movimento. Por isso, só utilize a técnica para acalmar seu bebê até o terceiro mês de vida.
Os pediatras também ficam receosos porque o charutinho pode aquecer demais o recém-nascido, mas tomando os cuidados que falamos acima, você pode evitar que isso aconteça.
Outras técnicas para que o bebê durma noite toda
- Criar uma rotina de sono e coloca-lo para dormir todos os dias no mesmo horário e seguindo a mesma rotina
- Dar uma banhinho relaxante no bebê e fazer uma massagem com óleo de massagem logo após o banho
- Deixar o ambiente mais escurinho já antes de dar o banho, com luzes mais fracas e troca-lo após ao banho já neste ambiente escurinho e acolhedor
- Utilizar o berço somente para os horários do sono para que o bebê o associe a dormir e não à hora de brincar, por exemplo
- Usar uma naninha ou ursinho de pelúcia para que o bebê se sinta seguro na hora do soninho (para dicas de como introduzir a naninha à rotina do bebê, veja este post)
- Evitar sons e luzes mais fortes perto da hora do sono, como música alta ou TV
- Para os papais e mamães religiosos, há também orações para acalmar o bebê e para que o bebê durma a noite inteira.
Confira outras dicas de cuidados com o recém-nascido seguindo nosso Facebook, Twitter e Instagram!
One Comment
Popads cpm
05/12/2020 at 15:44Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
Compartilhei no meu pinterest.