Ideias de como subir na carreira profissional

5 dicas de como planejar o seu desenvolvimento de carreira

Decolar na carreira e alcançar cargos mais elevados, mais responsabilidades e melhores remunerações é o plano de muitos profissionais. Isso é absolutamente compreensível, afinal todos desejam ser reconhecidos por seu esforço e por sua dedicação.

Mas, para atingir esse objetivo, é preciso se empenhar no desenvolvimento de carreira. Quantas vezes você já pensou nisso? Bom, se ainda não pensou, é hora começar!

A seguir, apresentamos dicas valiosas para ajudar você a alçar voos mais altos. Confira!

1. Tenha autoconhecimento

O autoconhecimento é preciso para compreender em que ponto da carreira você está e, a partir daí, saber onde quer chegar. Isso significa que você precisa conhecer os seus pontos fortes e as suas habilidades, além dos pontos fracos e o que precisa desenvolver.

Faça uma análise criteriosa sobre o profissional que você é, levando em consideração os mais diversos aspectos, tais como: as competências que possui, as ferramentas que domina, a forma que convive com as demais pessoas no ambiente de trabalho, entre outros pontos importantes. Com isso, você vai conseguir entender melhor o seu momento profissional e também quais desafios você já tem preparo para assumir.

2. Estabeleça metas

A velha máxima que diz “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve” aplica-se muito bem no desenvolvimento de carreira. Por isso, estabeleça metas e saiba claramente quais objetivos deseja atingir. Por exemplo: um aumento de salário, a mudança de cargo, assumir uma posição de liderança ou mesmo abrir o próprio negócio.

É preciso saber onde você quer chegar para buscar todos os meios de atingir esse objetivo. Uma dica é traçar as metas mais simples e, aos poucos, ir conquistando o que deseja.

3. Crie estratégias para o seu desenvolvimento de carreira

Passada a fase do autoconhecimento e com as metas devidamente estabelecidas, é hora de desenvolver uma estratégia de atuação. Isto é, traçar o plano para alcançar seu objetivo. Por exemplo: enviar currículos para empresas em que deseja trabalhar, conversar com o seu líder sobre o seu interesse em assumir mais responsabilidades ou mesmo mudar de cargo, pedir indicações para amigos e familiares, trabalhar melhor seu networking e se empenhar no marketing pessoal.

Escreva em um papel quais são as suas estratégias para conseguir o desenvolvimento de carreira. Dessa forma, você conseguirá visualizar melhor e compreender o que precisa ser feito. Lembre-se que não precisa usar apenas um plano de ação. É possível se valer de várias formas para atingir o seu objetivo.

4. Busque capacitação

Se você quer se desenvolver na carreira, precisa de qualificação para aceitar novos desafios. Por isso, fazer cursos de especialização, idiomas, acompanhar palestras, participar de workshops e eventos são maneiras de capacitação e atualização para o mercado. Converse com profissionais que já estejam estabelecidos na sua área de atuação e procure entender quais são as exigências e o que é possível estudar para se qualificar.

Atualmente, há muitas oportunidades de capacitação, como os cursos on-line, por exemplo. Além disso, sempre leia artigos e participe de grupos de discussão sobre o seu setor para ter informações bem atualizadas.

5. Tenha motivação e acredite em você

Essa última dica parece algo já clichê, mas a verdade é que, sem motivação e sem acreditar em você mesmo, nada acontecerá. Por isso, mantenha o ânimo ao longo de todo o caminho e, mesmo se algo não sair como o esperado, avalie o que ocorreu e aprenda com o erro. Porém, se você tem realmente uma meta e deseja atingi-la, não se detenha por nada.

Acreditar no seu potencial é fundamental para tomar decisões seguras e certas. Tenha a postura de vencedor! Observe os grandes líderes do mundo: sempre são altivos e determinados, não se deixam abater. E lembre-se que o seu desenvolvimento de carreira depende exclusivamente de você e das escolhas que você faz. Portanto, mãos à obra!

Gostou das nossas dicas para seu desenvolvimento de carreira? Então compartilhe esse artigo nas redes sociais e divida essas informações com os seus amigos!

Deixe uma resposta