Dicas de como ampliar seus contatos profissionais

4 dicas para fazer um networking efetivo para sua carreira

Quem pretende construir uma carreira promissora deve conhecer a importância do networking. Fazer contatos pode ampliar suas perspectivas profissionais e permitir que você alcance seus objetivos muito mais depressa. Ótimo, certo?

Mas, afinal, como fazer um networking efetivo para a sua carreira? Hoje você vai conhecer 4 dicas infalíveis que podem turbinar sua lista de contatos e abrir portas na sua vida profissional. Continue lendo e coloque-as em prática já!

Defina quais são seus objetivos

Antes de sair por aí se relacionando com as pessoas, sua primeira missão é definir seus objetivos para a carreira e para a vida.

O que você busca a curto, médio e longo prazo? Uma promoção? Um cargo de liderança? Pretende mudar de instituição, ou até de área de atuação?

Ter clareza sobre aquilo que se espera é um bom começo para quem quer usar o networking para se aproximar das pessoas certas e alavancar a carreira.

Experimente sair de sua zona de conforto

É sempre confortável nos aproximarmos de pessoas com interesses parecidos com os nossos. Porém, na hora de investir em networking, é proveitoso sair da zona de conforto e tentar se aproximar de pessoas diferentes, mas que tenham algo a agregar à sua carreira e ao seu desenvolvimento pessoal.

Se você é uma pessoa tímida, pode ser mais difícil sair por aí em busca de novos contatos, ainda mais se estivermos falando de pessoas que não têm aparentemente muito a ver com você.

Porém, vale a pena tomar coragem e ir em busca de pessoas de outras “tribos” — mas que já atuam nos locais ou nas áreas em que você deseja atuar, já que isso pode beneficiar (e muito!) sua vida profissional.

E procure também manter laços com pessoas de áreas diversas, mas que te agradem — afinal, nunca se sabe quando você vai querer promover uma revolução na sua carreira, não é ?

Seja autêntico (on-line e off-line)

A criação de networking acontece no mundo off-line, mas também on-line. Podemos criar novos contatos a partir de um evento “real”, mas também temos a chance de fazê-lo usando o LinkedIn, o Facebook e outras ferramentas da internet.

E uma das características que mais ajudam na hora de criar e manter contatos é, sem dúvida, a autenticidade. Afinal, ser autêntico e ter coragem de mostrar ao mundo o que você realmente é poderá ajudá-lo a se aproximar de pessoas que tenham semelhanças com seus objetivos e interesses!

Então, uma boa dica é alinhar sua imagem e postura no mundo virtual com aquilo que você é na vida real. Em outras palavras: a recomendação é ser você mesmo! Mostre na internet seus reais interesses e preferências, seja natural.

Assim, você faz com que sua imagem on-line e off-line seja consistente, e afasta a superficialidade e a artificialidade. Isso o torna uma pessoa mais verossímil e atrai os contatos certos, que podem colaborar com seu crescimento!

Seja curioso

Curiosidade tem tudo a ver com um bom networking! Sabe por quê? É simples: quanto mais curioso você é, mais você lê, pesquisa e se informa sobre a maior quantidade de assuntos.

E quanto mais faz isso, mais aumenta o seu repertório, o que pode ajudar na hora de se aproximar de alguém ou de manter uma conversa agradável com um desconhecido. É bom lembrar: sua simpatia conta pontos, mas um bom conteúdo também é fundamental para quem busca fazer networking.

Agora, depois de ler essas dicas, você já sabe que é importante saber quais são seus objetivos na hora de fazer networking. É também interessante sair da zona de conforto e arriscar novos horizontes na hora de buscar por contatos, já que boas oportunidades podem estar junto de pessoas bem diferentes de você.

Então, quando chegar a hora de se mostrar para o mundo, invista na autenticidade, para que as pessoas sejam atraídas pelo que você realmente é.

E nunca deixe de ser curioso, para se manter uma pessoa cheia de conteúdo — interaja com o mundo e veja as transformações pelas quais sua carreira vai passar!

E aí, gostou das dicas? Aproveite e confira também este artigo sobre a importância de crescer na carreira e por que isso impacta na sua qualidade de vida!

Deixe uma resposta