Dicas como envolver seus pimpolhos em atividades ao ar livre e em contato com a natureza

Como a natureza beneficia o desenvolvimento infantil?

Alimentação balanceada, contato com bons livros e músicas de qualidade — que despertam a criança para novos aprendizados — são, sem dúvida, elementos importantes para o desenvolvimento infantil.

Mas um novo universo tem chamado atenção de pais e mães preocupados com o bem-estar de seus filhos: os benefícios do contato com a natureza.

As mudanças e evoluções pelas quais o mundo passou influenciaram no modo como nos relacionamos com a natureza e isso influenciou também a saúde das crianças. Você sabia que o contato com o meio ambiente pode ser um diferencial para a saúde dos seus filhos?

Continue a leitura deste post e entenda os efeitos desta interação com a natureza no desenvolvimento das crianças!

A importância do contato com a natureza

Pesquisadores renomados têm voltado suas pesquisas para entender como o contato com a natureza auxilia o organismo humano a se manter saudável.

Alívio do estresse, efeitos positivos no tratamento da demência, de problemas cardíacos, do deficit de atenção e até mesmo controle da dor foram melhorias observadas em pacientes que tiveram contato com plantas e sons da floresta.

A ideia central em torno dessas pesquisas é que os seres humanos têm seu desenvolvimento diretamente ligado à natureza. Logo, o distanciamento dela pode influenciar de modo negativo a saúde, principalmente para as crianças.

Natureza: uma aliada do desenvolvimento infantil

O escritor Richard Louv traz em suas obras o conceito de Transtorno de Déficit da Natureza para afirmar que a falta de contato com o meio ambiente pode gerar nas crianças problemas como hiperatividade, dificuldades de aprendizado e até mesmo obesidade e depressão.

Pais que vivem em meio a rotinas aceleradas, trabalhos que exigem muito tempo e desgaste e moram em apartamentos em grandes cidades podem se perguntar como trazer esse benefício da natureza para seus filhos.

Isso é menos complicado do que você imagina! Veja as dicas abaixo para manter os pequenos próximos da natureza:

1. Tenha uma horta caseira ou jardim

Mesmo morando em um apartamento, você pode montar estruturas suspensas para o cultivo de ervas, flores, algumas frutas e vegetais.

Convoque as crianças para ajudarem no cuidado com as plantas. Além do benefício do contato com a natureza, essa opção traz o bônus de uma alimentação mais saudável.

2. Faça passeios em parques públicos

Tente encaixar um dia de passeio semanal para ir ao parque com seus filhos ou troque aquela festinha de aniversário no salão por um piquenique com direito a sol, gramado, árvores e muita diversão.

3. Incentive exercícios ao ar livre

Passeios de bicicleta, um jogo de futebol e amarelinha são algumas opções de brincadeiras para serem feitas fora de casa. Além da Vitamina D do sol, com um pouco mais de verde em volta, os pequenos terão de bônus o contato com o meio ambiente.

4. Invista em fontes e sons da natureza

Pequenas fontes em casa, vasos de plantas e CD com sons da natureza também podem dar um toque especial ao lar e ajudar a trazer a natureza para mais pertinho das crianças.

Muitas vezes, o cuidado com a saúde dos pequenos envolve atitudes simples. Também é importante ser o exemplo para seu filho — afinal, se você busca mais contato com a natureza, ele vai se inspirar, o que garante um bom desenvolvimento infantil.

Gostou do nosso artigo? Quer incentivar mais famílias na busca por uma vida mais saudável? Compartilhe este texto nas redes sociais!

Deixe uma resposta