Melhora do sono, fortalecimento cardiorrespiratório, tônus muscular e desenvolvimento das habilidades motoras e neuromotoras, são alguns dos benefícios da natação

Conheça 6 benefícios da natação infantil

A natação é um esporte completo, uma atividade que explora o corpo inteiro e oferece benefícios valiosos à saúde. Uma das poucas modalidades que podem ser praticadas em qualquer fase da vida, ela previne e combate doenças, sendo indicada para as crianças a partir de seis meses.

A natação infantil pode começar nessa idade porque o bebê já está imunizado contra uma quantidade suficiente de agentes infecciosos, e seu ouvido já está com formação avançada a ponto de evitar a entrada da água.

Neste post, selecionamos 6 benefícios para a prática da natação na infância. Confira!

1. Fortalece os laços entre pais e filhos

A recomendação para crianças iniciando na natação é de ter o pai ou a mãe — ou mesmo um revezamento dos dois — consigo durante as atividades. Nem sempre é possível dar conta dos afazeres do dia a dia, mas considere essa opção e não subestime o poder de compartilhar essa experiência com seu bebê.

O estímulo à socialização na infância produz um ganho na capacidade de relacionamento do seu filho no futuro.

2. Estimula o tônus muscular e as articulações

Durante a infância, a criança passa pela fase de formação, crescimento e fortalecimento dos músculos e das articulações. A propulsão dos movimentos na água, que é 12 vezes mais densa que o ar, estimula consideravelmente essas partes do corpo da criança.

3. Melhora a capacidade cardiorrespiratória

Devido aos movimentos corporais sequenciais, o coração permanece sempre estimulado durante a natação. Combinando isso ao trabalho respiratório, a musculatura cardíaca ganha em capacidade, tornando o órgão mais forte e menos propenso a doenças cardiovasculares.

Os pulmões também ampliam sua absorção de oxigênio, consumindo um maior volume por conta dos estímulos físicos, mantendo o fôlego em dia e deixando a criança mais tranquila e controlada na rotina.

4. Previne e combate doenças

As doenças do trato respiratório, como a asma e a bronquite, além das alergias, o colesterol alto e a diabetes estão com os dias contados no organismo de um nadador. Por conta da queima de calorias e de energia, além de ser uma atividade física anaeróbia e colocar em prática uma intensa respiração em um ambiente úmido, a natação é um esporte e tanto para fortalecer o corpo contra diversas doenças.

5. Promove um sono tranquilo

Uma atividade física combinada a uma boa alimentação é receita certeira para um sono tranquilo e regrado. Colocar a criança em uma prática esportiva pelo menos três vezes por semana garante o esgotamento das reservas de energia, reforça o apetite para a reposição dessa energia e fecha com um soninho gostoso para repor de vez a vitalidade para o dia seguinte.

6. Desenvolve as habilidades motoras e neuromotoras

A convivência no ambiente aquático vai criando uma sensação de pertencimento na criança, que inconscientemente se adapta àquela situação com ganhos de velocidade, agilidade, noção de espaço, capacidade de raciocínio e confiança nas suas escolhas.

Pois é, como você viu, a natação é um esporte que oferece inúmeras vantagens e só auxilia no desenvolvimento da criança. A natação infantil tem um valor inestimável e precisa ser mais explorada. Esporte significa saúde, inclusão e desenvolvimento social por um custo-benefício muito vantajoso.

E então, gostou do nosso post sobre os benefícios da natação infantil? Pensou em matricular seus filhos? Ótima ideia! Para ficar ligado em mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta