porque escolher escola bilingue para seu filho

Entenda a influência dos idiomas no desenvolvimento infantil

A exposição de crianças a lares bilíngues têm sido cada vez mais frequente e comum, tanto devido aos casais que se unem e são de nacionalidades diferentes, quanto por aqueles que optam por educar seus filhos em escolas bilíngues, que oferecerão desde cedo os recursos necessários para que as crianças tenham um desenvolvimento infantil adequado em dois idiomas.

Nesse último caso, o indicado é que o indivíduo ingresse na escola a partir dos 3 anos de idade, afinal, quanto mais cedo a criança estiver inserida nesse universo, melhor será para ela, pois conforme afirma a enciclopédia sobre o desenvolvimento na primeira infância, o bilinguismo pode influenciar positivamente o curso e a eficiência do desenvolvimento infantil.

Se você é mãe e nunca se questionou sobre o tema, provavelmente deve estar pensando: mas será que o ensino bilíngue será bom para o meu filho? E se esse tipo de ensino atrasar o aprendizado da fala e da linguagem dele? Pais de diferentes nacionalidades devem falar qual idioma com a criança?

Pensando em esclarecer algumas dúvidas frequentes dos pais, elaboramos uma lista com algumas vantagens que o ensino bilíngue oferece para as crianças. Continue a leitura e confira!

Aumento da habilidade de comunicação

Crianças que crescem no ambiente bilíngue, seja na escola ou em casa, são crianças que geralmente possuem mais facilidade de se comunicarem do que as crianças educadas no sistema de ensino padrão.

Isso porque essas crianças conseguem se comunicar com diferentes tipos de pessoas, se tornando pessoas mais abertas. Além disso, elas possuem uma capacidade maior para leitura e escrita, por isso cresce o leque de conhecimentos.

Melhora da concentração

Pelo fato de compreenderem melhor a estrutura de duas línguas distintas, essas crianças desenvolvem naturalmente a habilidade de concentração, o que é positivo para o aprendizado como um todo. Crianças concentradas se tornam adultos mais produtivos e responsáveis com suas obrigações.

Melhora o desenvolvimento infantil

Crianças nascidas em lares bilíngues têm acesso a uma verdadeira diversidade de culturas, hábitos e tradições, o que faz com que tenham facilidade de adaptação e aprendizagem.

De acordo com uma pesquisa da EBC, é importante que os pais tomem coragem de introduzir o bilinguismo na infância até mesmo como uma forma de aumentar a capacidade cognitiva, de raciocínio e de compreensão de outras culturas. A dica para os pais que falam línguas diferentes é que cada um fale uma língua para não confundir a cabeça do pequeno.

Jogos, brincadeiras, vídeos e livros personalizados de idiomas diferentes também podem contribuir para o aprendizado dos pequenos, pois aprender se divertindo é muito mais interessante para eles.

Mais oportunidades no futuro

Em um mundo globalizado, não há dúvidas que crianças bilíngues terão mais chances de se destacar no mercado de trabalho no futuro. Além disso, crescem as oportunidades de viagens e intercâmbios para outros países, o que amplia, ainda mais, as experiências culturais.

Segundo a revista Crescer, o bilinguismo traz mais benefícios do que prejuízos ao desenvolvimento global do indivíduo, no entanto, vale lembrar que cada criança tem seu tempo de aprendizado, e isso é normal.

O importante é que cada um tenha a segurança da presença e amor dos pais, pois isso fará com que o desenvolvimento dela aconteça com mais facilidade e consequentemente fará com que ela se sinta mais preparada para enfrentar os desafios do mundo.

Gostou do post sobre a influência dos idiomas no desenvolvimento infantil? O que você acha do ensino bilíngue para crianças? Compartilhe suas ideias e dúvidas nos comentários!

Deixe uma resposta