estimule a leiture e as brincadeiras para desenvolver a psique do seu filho de forma saudável

3 técnicas para desenvolvimento psíquico das crianças

Os filhos crescem e se transformam em pessoas com capacidades que podem surpreender os pais. Alguns se apresentam confiantes de si e possuem muitas habilidades profissionais. Outros já são mais inseguros, e se acham incapazes de fazer até mesmo coisas simples. Bom, isso tem muito a ver com o desenvolvimento psíquico das crianças.

Pois os estímulos que os pequenos recebem durante a infância interfere, diretamente, no adulto de amanhã. Se eles leram menos, brincaram com poucos jogos cognitivos ou cresceram em ambientes hostis, são grandes as chances de não terem desenvolvido adequadamente sua psique.

Quer melhorar o destino do seu filho? Acompanhe este texto e conheça 3 técnicas para o desenvolvimento psíquico das crianças, que vão fazer delas pessoas geniais.

1. Leitura para desenvolver a linguagem

Além de ser uma atividade prazerosa para fazer com os filhos, a leitura tem um componente importante no desenvolvimento psíquico das crianças. Ela ajuda a trabalhar a memória, amplia o repertório da imaginação e é desencadeadora para o desenvolvimento da linguagem.

Com todos esses benefícios, ofereça alguns livros para seu filho ler. Se ele já estiver em idade escolar, converse com os professores pedindo sugestões de leitura adequadas para a idade do seu filho. Pergunte se pode comprar um livro ilustrado para seu filho, por exemplo.

Quando ele estiver lendo, faça perguntas sobre os personagens e enredo. Peça para seu filho descrever o que acontece no livro e o que ele achou de mais interessante até então. Assim, ele vai reparar no vocabulário que aprendeu e ter gosto pela leitura.

Mas não limite a capacidade de leitura apenas aos livros. Há situações do nosso dia a dia que podemos convidar as crianças para participar e, com isso, aumentar o potencial da linguagem.

Por exemplo, é o caso das compras de supermercado. Antes de ir às compras, peça para seu filho fazer a lista de mantimentos, escrevendo aquilo que você ditar para ele. Durante as compras, deixe que ele procure o nome de determinado produto no corredor do supermercado.

Enfim, existem inúmeros momentos no cotidiano que podem ajudar a desenvolver a psique das crianças. O importante é mostrar a elas, desde cedo, a necessidade da leitura para a nossa vida.

2. Frases para o autodesenvolvimento

Grande parte do desenvolvimento psíquico de uma criança está ligado ao que dizemos a ela. Se uma criança cresce em um ambiente em que se exige muito dela, podemos ter um indivíduo inseguro ou perfeccionista ao extremo. Se ela está habituada a um lugar de muito permissivo, podemos criar uma pessoa que se decepciona com muita facilidade.

Sendo assim, é preciso envolver as crianças com expressões que ajudam a formar sua identidade e a ter uma noção sobre os outros. Isso para que sua capacidade cognitiva não seja bloqueada por padrões de comportamento.

Por exemplo, é recomendável problematizar os rótulos que caem sobre as crianças. É muito comum acontecer de crianças chegarem em casa dizendo que foram chamadas de “burras”, ou “feias”, pelos colegas. Esse é o momento de você desmontar esses rótulos e dizer, por exemplo, que uma pessoa não é o que os outros pensam sobre ela.

3. Brincadeiras cognitivas

Sabe aquelas cantigas de roda? E aqueles jogos de esconder as coisas? Lembra da caça ao tesouro? Essas brincadeiras parecem ser despretensiosas, mas são técnicas poderosas e certeiras para o desenvolvimento psíquico das crianças.

Isso porque essas brincadeiras estimulam os processos de raciocínio, percepção e memorização dos pequenos. Essas brincadeiras fazem com que eles trabalhem as informações que recebem e são desafiados a se exercitarem mentalmente. A seguir, alguns exemplos de jogos cognitivos para você colocar as crianças para brincar.

Canções infantis

É muito difícil não encontrar uma criança que não goste de música. Então, aproveite esse interesse que elas têm e ofereça um oportunidade de aprimorar a memorização e rapidez de raciocínio.

Essa técnica pode ser usada da seguinte forma: convide a criança para escolher as músicas favoritas, deixe elas tocarem até certo momento e faça uma pausa na música. E então, peça para a criança continuar a cantar aquele trecho que falta.

Você também pode apresentar novas músicas para elas. Que tal mostrar aquelas cantigas de roda que você ouvia na sua infância? Com essa prática e outras, que se relacionam com a musicalização infantil, as crianças vão aumentar o repertório, além de se divertirem e deixar a memória bastante ativa.

O que tinha sobre a mesa?

Outra brincadeira cognitiva muito interessante é esconder objetos e pedir para a criança dizer o que sumiu. Por exemplo, coloque em cima de uma mesa algumas coisas que as crianças já conhecem. Pode ser um dos seus bichinhos de pelúcia favoritos, sapatinhos ou algum material escolar.

Essa brincadeira começa mostrando à criança os objetos que você escolheu para brincar. Peça a ela para memorizar o que está sendo exibido. Depois, convide-a para se virar e fechar os olhos. Enquanto isso, você esconde alguns ou mesmo todos os objetos.

Agora, fale com a criança para abrir os olhos e dizer o que está faltando sobre a mesa. Traga de volta cada objeto que ela acertou. O propósito é aprimorar a memorização da crianças.

Caça ao tesouro

Brincadeiras que envolvem investigação e curiosidade também são ótimas para estimar a psique infantil. A caça ao tesouro é um exemplo disso. Por meio das pistas, as crianças vão trabalhar as orientações que recebem e desenvolver a capacidade de resolver problemas.

Antes de iniciar esse jogo, adapte as pistas de acordo com a idade das crianças. Para jogadores mais jovens, escolha pistas mais óbvias e para os mais velhos algo mais avançado.

Quando for elaborar as pistas fique à vontade para fazer charadas, criar anagramas e frases incompletas. Pronto, coloque as crianças para buscar o tesouro!

O bom desse jogo é que você pode incluir outras brincadeiras cognitivas dentro da trama. Também pode apresentar brincadeiras de rua para as crianças. Assim, inteligência delas vai ser estimulada de diferentes maneiras.

Esses foram três métodos primordiais para o desenvolvimento psíquico das crianças. Mas fique atento para não oferecer conteúdo demais para elas, porque pode ser desestimulante. Pois, elas vão se sentir pressionadas e não conseguiram absorver tudo que recebem.

Você já utiliza algum desses métodos com seus filhos? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta