Pele de bebê irritada. O que fazer

“Saiba o que fazer se a pele do seu bebê está irritada na região da fralda”, pela dermatologista Dra Helena Zenedin Marchioro

“Olá mamães e papais,

Hoje vou falar de um problema que é muito frequente nos consultórios de dermatologistas e pediatras. É a dermatite da área das fraldas, uma condição clínica que representa vários diagnósticos diferentes. Na pele da região das fraldas, surgem lesões vermelhas com descamação, bolinhas, com ou sem coceira e ardência. A criança pode se mostrar mais irritada e muitas vezes leva a mão à região genital no momento de trocar as fraldas.

A condição mais comum que acomete essa região é a Dermatite Irritativa, que ocorre devido ao aumento da temperatura e umidade locais, que associados ao atrito normal da região de dobras, favorece o aparecimento das lesões de pele (como uma “assadura”). Para prevenir essa condição, o mais importante é tentar manter a região mais seca possível, com a troca mais frequente das fraldas. Para higienizar a região, utilize algodão embebido em água , ou lenços umedecidos específicos para pele mais sensível (com menos fragrância e compostos mais suaves). Evite o uso de cremes anti-assadura que já contenham antifúngicos como nistatina e o uso de medicações à base de corticóides (como betametasona, desonida, hidrocortisona , entre outros), a não ser quando prescrito pelo médico!

Muitas vezes, o bebê tem um padrão de dermatite frequente que os pais conseguem controlar com essas medidas simples, porém de repente, as lesões aumentam e assumem um padrão diferente, ficam com um vermelho mais forte, em geral com mais coceira. Algo de diferente aconteceu. Pode ser que tenha havido uma infecção por fungos e / ou bactérias, então o médico deverá reavaliar o quadro e ajustar o tratamento.

Vale lembrar ainda que outras doenças de pele podem fazer lesões também na região das fraldas, como a Dermatite de contato alérgica, a Dermatite Seborreica e a Psoríase, entre outras.

Portanto, a regra de ouro é: não melhorou com medidas simples, procure o médico – Dermatologista ou Pediatra – e evite automedicação!

Espero ter ajudado.

Um abraço e até a próxima!”

Dicas para mamães sobre pele de bebes recem nascidos

Deixe uma resposta