Dicas para mães terem uma carreira bem-sucedida e uma vida pessoal com os filhos feliz

Mães: vejam como equilibrar vida pessoal e profissional

Muitas profissionais que passam pelo momento de ter um filho enfrentam a mesma situação: não sabem como equilibrar vida pessoal e profissional com dedicação e eficiência.

A insegurança de não conseguir executar nenhuma das duas tarefas satisfatoriamente é um sentimento comum em momentos como esse, mas com disciplina e organização é possível ser uma ótima mãe e uma profissional muito competente.

Sendo assim, criamos este post com algumas dicas práticas e simples para que você consiga se adaptar ao novo cotidiano e equilibrar vida pessoal e profissional, sem que uma prejudique a outra. Acompanhe!

Divida as tarefas

Os cuidados com a criança devem ser de responsabilidade tanto do pai quanto da mãe, pois ambos têm papeis fundamentais na criação do bebê e na sua formação como indivíduo.  Sendo assim, assegure-se que os dois tenham responsabilidades importantes para com o bebê.

Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook e mãe de dois filhos, aconselha em seu livro “Faça Acontecer – Lean In , Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar”, que as mães dividam democraticamente as tarefas com os pais. É comum querer assumir os principais cuidados com o bebê, mas é preciso dar espaço ao pai para que ele também tenha total participação e saiba lidar com qualquer tipo de situação.

Deixe que seu companheiro aprenda a realizar as tarefas, mesmo que nas primeiras vezes ele não se saia tão bem. Com esse hábito, o bebê aprende que pode se sentir confortável na presença dos dois e você se sente mais segura ao deixá-lo sob os cuidados do pai.

Gerencie seu tempo

A partir de agora, sua rotina deverá ser sempre organizada e planejada. Utilize aplicativos, como o Google Calendar, para lhe auxiliar na visualização das tarefas do dia, da semana e do mês. Além de ter uma perspectiva dos eventos futuros, fica mais fácil de se antecipar adequadamente para cumpri-los religiosamente.

Em um só local, inclua o calendário escolar da criança, bem como o seu calendário de trabalho. Com essa organização, você poderá agendar viagens, férias e outros compromissos sem comprometer a sua vida profissional e a vida escolar do seu filho.

Comunique-se sempre que possível

Tenha o hábito de manter uma boa comunicação com seu filho desde pequeno, mesmo que não seja presencialmente. Utilize o Skype, post-its e outros recursos que te auxiliem a se comunicar com a criança.

Converse abertamente com seu filho desde pequeno e faça programas em família para fomentar a união de todos. Proponha atividades dentro de casa e ao ar livre. Descubra as preferências do seu filho e, sempre que possível, mostre-se envolvida e presente. Dessa forma, ele saberá que você está presente na sua vida, até nos pequenos detalhes.

Negocie seu horário de trabalho

Muitas empresas são flexíveis nessas situações, principalmente se você tem um bom histórico profissional. Você pode negociar meio horário, home office ou algum dia de folga durante a semana — o que se adequar mais à suas necessidades em casa e for mais viável para seu trabalho.

Independentemente da decisão, mantenha um bom nível de produtividade enquanto trabalha. Dessa forma, você poderá dedicar-se a seu bebê no momento adequado sem preocupar-se com pendências do trabalho.

Ensine os valores do trabalho e da independência

Ensine seu filho a ser organizado, independente e a correr atrás de suas próprias conquistas, por mais simples que sejam. Mostre as recompensas e os benefícios que o seu trabalho proporciona à família e ensine-o a valorizá-los. Dessa forma, fica mais fácil para a criança entender seu esforço profissional e consequentemente, espelhar-se em você.

A cada novo aprendizado ficará mais fácil equilibrar vida pessoal e profissional. Aproveite cada momento dessa fase incrível de crescimento e desenvolvimento do seu filho. Se você gostou de nossas dicas ou tem algo mais a acrescentar para outras mães, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta