Dicas de como crescer na carreira

Entenda por que crescer na carreira impacta na sua qualidade de vida

A qualidade de vida está diretamente relacionada ao nível de felicidade de uma pessoa. Mas o que pode impactar nessa suposta qualidade e no nível de felicidade de alguém?

Entre diversos fatores, está a vida profissional. Cada vez mais pessoas mergulham em um mar de conhecimento, buscando o crescimento nas suas carreiras — o que leva à realização tanto profissional, quanto pessoal. Afinal, quem não fica feliz ao saber que conseguiu atingir suas metas?

Por isso, confira aqui por que crescer na carreira ajuda a melhorar sua qualidade de vida e faz de você uma pessoa mais leve, mais realizada e, é claro, mais feliz!

Defina objetivos

Você certamente sabe onde quer chegar, conhece suas metas e seus objetivos! E, para alcançá-los, você precisa traçar um caminho.

Fazer um curso de especialização, por exemplo, pode ser o ideal para adquirir mais conhecimento no decorrer ao caminho e conquistar uma nova promoção no trabalho. Para complementar, assistir a palestras, participar de workshops, convenções e eventos também são ótimas maneiras de ganhar novos conhecimentos e pleitear aquela tão esperada promoção.

Por isso, defina seus objetivos: você quer melhorar seu currículo, adquirir experiências, melhorar seu networking, criar oportunidades ou ser promovido? Defina o que você pretende fazer para atingir seus objetivos e um prazo para sua concretização e, o mais importante de tudo: cobre-se! Quando você ver cada uma de suas conquistas, certamente se sentirá realizado, e isso tem forte impacto na qualidade de vida.

Saiba definir as prioridades para crescer na carreira

É fundamental que você consiga discernir entre o que é prioridade e o que pode esperar um pouco. Quem procura tratar tudo como urgência acaba apenas se estressando, se cansando e percebendo que isso não funciona.

Por isso, procure listar suas tarefas, seus objetivos, seus desejos e tudo o mais que envolve sua vida e organize-se a partir das suas urgências. Ao definir as prioridades, você conseguirá se organizar muito melhor.

A Pirâmide de Maslow ilustra bem a importância de saber definir as prioridades. Nela, podemos ver uma hierarquia de necessidades que precisam ser satisfeitas para que passemos para uma nova etapa.

Por exemplo, o profissional provavelmente não irá sentir tão motivado a satisfazer suas necessidades sociais (como se relacionar melhor no ambiente de trabalho) se ele estiver preocupado em satisfazer suas necessidades de segurança (como conquistar mais estabilidade no seu emprego). Na Pirâmide de Maslow, vemos que a necessidade de segurança vem antes das necessidades sociais. Por isso, defina suas prioridades para poder se organizar melhor e conquistar mais qualidade de vida.

Conte com a ajuda de um coaching

O coach é um profissional que tem sido cada vez mais requisitado hoje em dia. Sabe qual é a sua função? Ajudar outros profissionais a alcançarem os objetivos nas suas carreiras!

A partir de um coaching, você conseguirá definir seus objetivos e traçar metas realistas, além de trabalhar suas habilidades, fraquezas, e aprender a enfrentar, com mais facilidade, as barreiras que podem surgir no caminho, se tornando um profissional muito mais capacitado para atingir suas metas!

Para encontrar um bom coach, peça a indicação de amigos que já fizeram sessões de coaching ou pesquise bons profissionais — e também por plataformas de coach, caso prefira fazer sessões remotamente. Lembre-se de pedir por referências e avaliar a experiência do coach antes de contratá-lo (tanto suas experiências como coach como a sua vivência no mercado de trabalho).

Se o coach teve experiências como gerente, por exemplo, ele pode ser um excelente coach para gerentes, mas talvez não o ideal para um diretor. Busque encontrar um coach qualificado, que possa compreender bem o seu caso e te ajudar da melhor maneira possível!

Então, que tal sair em busca do seu desenvolvimento profissional para crescer na carreira, mas sem abrir mão da sua qualidade de vida? Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado!

Deixe uma resposta