10 plantas para limpar o ar da casa e deixá-lo seguro para as crianças!

Mais do que enfeitar o ambiente, as plantas podem contribuir com a manutenção de um ar livre de impurezas e seguro para as crianças. Segundo pesquisa realizada pela NASA em 1989, algumas plantas filtram diversos poluentes, deixando o ar de ambientes fechados mais puro. Para que você possa entender como funciona esse processo, quais são seus benefícios e para que consiga decorar sua casa com plantas que limpam o ar, protegendo a saúde dos seus pequenos, confira nosso artigo!

Como as plantas filtram o ar e quais os benefícios desse processo?

Os principais poluentes do ar são benzeno, tricloroetileno, amoníaco, xileno e formaldeído. Eles são liberados por produtos de limpeza, cera, fertilizantes, pela fumaça de cigarro e de automóveis e até mesmo por materiais — como madeira, plástico e tintas — utilizados em móveis ou em outros objetos que temos em casa.

Em ambientes fechados, esses poluentes podem causar diversas doenças respiratórias, alergias, dor de cabeça, tontura, náuseas, sonolência, irritação nos olhos, no nariz, na boca e na garganta e, por isso, é tão importante eliminá-los. Algumas plantas realizam essa tarefa, retirando os poluentes do ar por meio do seu processo de fotossíntese, no qual são feitas trocas gasosas a fim de produzir seu próprio alimento.

Plantas que limpam o ar

Conheça algumas plantas que filtram o ar e que podem ser colocadas dentro de casa:

1. Espada-de-são-jorge

Planta espada de são jorge para limpar o ar da casa

Planta de origem africana, muito usada na decoração de ambientes internos. Sobrevive em condições desfavoráveis, suportando altas e baixas temperaturas. Absorve diversos poluentes e durante o período noturno converte gás carbônico em oxigênio, podendo ser colocada nos quartos.

2. Palmeira-ráfia

Conhecida também como palmeira-dama, tem origem asiática, gosta de ambientes sem luz direta, com temperaturas médias e pode chegar a 3 metros de altura. Segundo a pesquisa da NASA, essa planta filtra os poluentes xileno, formaldeído e amoníaco.

3. Palmeira-bambu

Absorve os compostos químicos como o formaldeído e o xileno, liberados geralmente por tecidos. Fica muito bem em cantos e ao lado de armários ou estantes. Contudo, além de utilizar a planta em sua decoração, prefira tecidos feitos de fibras naturais!

4. Liríope

Folhagem que cresce rapidamente e pode ser cultivada, preferencialmente, em meia sombra. Suporta longos períodos sem água e consegue filtrar os poluentes xileno, formaldeído e amônia.

5. Aloe vera

Plata aloe vera para purificar o ar da casa

Popularmente conhecida como babosa, é considerada um filtro de ar muito eficiente. Se absorver grandes quantidades de poluentes, passa a apresentar manchas marrons em suas folhas.

6. Samambaia

Alternativa perfeita para fazer com que a sua casa entre em contato com a natureza. Folhagem tradicional que combina com praticamente todos os tipos de cômodos, inclusive banheiros. Além de purificar o ar, eliminando o benzeno e xileno, também umidifica o ambiente.

7. Jiboia

Folhagem usada em vasos suspensos, indicada principalmente para escritórios e salas comerciais, por ser extremamente resistente. Pode ser facilmente encontrada e garante uma linda decoração ao ambiente. Absorve os poluentes xileno, benzeno e formaldeído.

8. Gérbera

Os apaixonados por flores podem decorar os ambientes com gérberas de cores diversas. Elas se encarregam de eliminar os resíduos deixados no ar por cigarros, cachimbos ou charutos.

9. Lírio-da-paz

Para quem gosta de flores brancas, o lírio é uma ótima opção para decorar e filtrar o ar. Ele não precisa de muita luz nem de muita água para sobreviver, e a temperatura ideal para seu cultivo é entre 20 e 27 graus. A planta absorve os poluentes benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldeído,

10. Antúrio

Plata Antúrio para purificar o ar da casa

Parecido com o lírio-da-paz, mescla folhagem com flores, mas apresenta cor vermelha. É uma ótima opção para decorar mesas e bancadas. Filtra a amônia liberada por produtos de limpeza e, por isso, normalmente é usado em banheiros e cozinhas.

Agora que você conhece as principais plantas que limpam o ar, escolha a que você mais gosta e que mais combina com a sua casa e garanta uma melhor qualidade de vida para sua família. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta