Dicas para pais se tornarem amigos das suas criancas

5 dicas para ser amigo do seu filho

Ser amigo do filho e ter uma relação de cumplicidade e companheirismo com ele é o que todos os pais esperam. Porém, infelizmente, essa nem sempre é a realidade.

Isso pode acontecer porque muitos pais têm dificuldades em estabelecer esse vínculo por temerem perder a autoridade e acabarem sendo permissivos demais com o menor.

Contudo, com algumas dicas simples, é possível estimular essa conexão familiar no dia a dia e promover uma amizade genuína entre ambas as partes. Quer saber como? Confira nossas sugestões!

1. Assista a programas que o pequeno gosta

Antes de começar as nossas dicas, pare e pense: você sabe quais são os programas favoritos do seu filho? Quais desenhos ele nunca perde ou qual série ele adora?

Se você não souber responder essas perguntas, esse é o momento de reavaliar a sua proximidade com o pequeno e buscar estar mais presente em sua rotina.

Detalhes simples como esses, por mais irrelevantes que pareçam, ajudam a estreitar a relação e estimulam o diálogo com a criança. Por isso, reserve alguns minutos diários para fazer companhia a ele e assistir ao seu lado aquilo que é do interesse dele.

2. Ajude seu filho nas tarefas da escola

O período que seu filho passa estudando ou realizando deveres de casa pode ser uma excelente oportunidade para oferecer assistência quando ele tiver dúvidas ou dificuldades com a matéria e, de quebra, aproximar-se dele.

Isso porque, à medida em que estimula o seu desempenho e aprendizado, você demonstra que se preocupa com ele, que valoriza seus esforços e que está ao seu lado para ajudá-lo a superar qualquer adversidade.

3. Desenvolva algum talento com a criança

Seu filho pratica algum esporte? Realiza alguma atividade, treino ou demonstra interesse por determinada área de conhecimento, como o aprendizado de idiomas?

Se sim, aproveite para demonstrar o seu apoio e incentivá-lo a desenvolver suas habilidades. Dessa forma, ele se sentirá mais confiante e seguro ao realizá-las e, aos poucos, poderá revelar algum talento.

4. Seja amigo dos amigos dele

Muitos pais costumam não conhecer os amigos do filho ou não ter um convívio maior com quem faz parte do círculo de amizades dele. No entanto, sua presença faz parte de um processo importante para conhecer melhor sobre as afinidades que a criança tem com as demais e também suas dificuldades ao lidar com o próximo.

Por isso, busque estender a sua conexão com o pequeno aos seus amigos. Convide-os para sua casa, misture-se com eles em suas diversões e promova atividades que permita você se aproximar e conquistar a confiança de todos.

5. Transforme os finais de semana em dias especiais

Sabemos que cada vez mais a rotina está puxada e que nem sempre é fácil dispor de tempo livre para aproveitar a semana em família.

Por isso, é essencial fazer dos finais de semana um momento único, ser amigo do filho e, ao seu lado, explorar novas possibilidades.

Vocês podem fazer piqueniques, acampar, realizar pequenas viagens, ir à praia, ir ao cinema ver um filme que ambos desejam, entre muitas outras atividades. Programas não faltarão para ele desfrutar da sua companhia, conversar e se divertir ao seu lado.

Como você leu, há diferentes formas de se se tornar amigo do filho, estabelecer um diálogo sadio e conhecer mais sobre seus gostos, vontades e aquilo que o torna feliz. Dessa forma, você vai conquistá-lo e se fazer presente no cotidiano dele de uma maneira muito mais efetiva (e afetiva!).

Se você gostou de ler mais sobre o assunto, não deixe de assinar nossa newsletter para receber outras dicas exclusivas!

Deixe uma resposta