Prepare sua casa e utilize nossas dicas para ajudar seu nenen a caminhar

14 dicas para estimular o bebê a caminhar

Cada fase da infância dos filhos traz novos conhecimentos, expectativas e surpresas, não é? E uma das coisas mais esperadas pelos pais são os primeiros passos da criança. Afinal, essa nova habilidade lhe permite um novo mundo de experiências.

De fato, andar é um marco de desenvolvimento, assim como falar, por exemplo. Além de ser delicioso acompanhar seu filho descobrindo o mundo de uma nova forma, aprender a andar é um grande passo — literalmente — para a independência da criança.

Não existe uma data certa para os primeiros passos, que variam bastante de criança para criança. A idade esperada pode variar entre os 10 e 18 meses — estando dentro dessa faixa, não há motivos para preocupação.

De qualquer forma, o importante é entender o tempo da criança, dar a devida atenção a essa nova atividade e estimular o bebê a caminhar da melhor maneira possível. E, para isso, confira a seguir essas 14 dicas especiais para essa fase!

1. Não compare seu filho a outras crianças

Com certeza, você vai ouvir muitas histórias de bebês que começaram a andar bem cedo. Mas, se isso não acontecer, não é preciso entrar em pânico!

Afinal, não adianta comparar: cada criança tem o seu tempo de começar a andar, e isso é normal. Tentar apressar as coisas só vai prejudicar o bebê.

2. Proteja o ambiente para se preocupar menos

Sabe-se que quinas, objetos quebráveis e tapetes podem causar acidentes nessa fase — tanto para o bebê quanto para a própria casa. Então, para evitar maiores riscos e preocupações, fique sempre atenta a elementos de decoração que possam causar problemas. Dessa forma, o bebê (e os pais) ficam mais seguros

3. Deixe o bebê livre para explorar

Sabemos que isso pode deixar os pais ansiosos, mas é preciso permitir que o bebê explore o espaço. Deixe que toque os objetos e descubra as melhores rotas nos cômodos, que toque e sinta com os pés o chão. Tudo isso vai estimular o bebê a caminhar e ajudá-lo a alcançar seus primeiros passos.

4. Não o assuste

É claro que é assustador para qualquer mãe ou pai ver seu filho fazendo algo novo desse jeito. Contudo, lembrem-se que vocês são a sua segurança no mundo, e que, principalmente nesses momentos, eles precisam sentir isso.

Portanto, mesmo que estejam ansiosos, tentem não transmitir esse sentimento para a criança. Mesmo se ocorrer algum problema, procure sempre atender e ajudar sem desespero ou ansiedade.

5. Crie formas de incentivo

Uma boa maneira de fazer com que o seu filho se aventure a ficar de pé é inventar pequenos desafios que o incentivem. Vocês podem, por exemplo, ficar a uma certa distância da criança e chamá-la para perto. Brinquedos e outros objetos chamativos também podem ser usados para atraí-la.

6. Ofereça uma mãozinha

Literalmente! As crianças gostam de segurar na mão dos pais para começar a andar. Dessa forma, eles se sentem mais seguros e ficam mais firmes, o que ajuda muito no início. Com o tempo, você pode ir soltando a mão aos poucos, sentindo o avanço do bebê.

7. Leve a criança para outros lugares

Um passeio no parque, uma visita à praia ou uma caminhada no calçadão podem ser ambientes interessantes para estimular o bebê a andar. Afinal, a mudança de espaço e as novidades desse lugar podem servir como incentivo para distraí-la e chamar a sua atenção para tentar alguns passos.

8. Esqueça o andador

Trata-se de um mito a ideia de que o andador realmente ajuda a criança a dar seus primeiros passos. Além de impedir uma fase importante do desenvolvimento — o engatinhar —, esse aparelho ainda é responsável por diversos acidentes com crianças.

9. Utilize brinquedos de empurrar

Diferente do andador, brinquedos que precisam ser empurrados podem ser uma boa forma de incentivar a criança a ficar de pé e experimentar alguns passinhos. Esses são chamados, inclusive, de tutores.

10. Estimule-o desde cedo por meio de brincadeiras

Todas as fases que antecedem os primeiros passos são primordiais para que seu bebê consiga chegar lá. Por isso, é importante estimulá-lo desde cedo, principalmente com brincadeiras.

Nesse sentido, é interessante pensar em atividades em família, e que façam com que a criança precise engatinhar, rolar, pegar objetos, levantar o tronco. Essa é uma boa maneira de treiná-lo para quando ele começar a andar.

11. Deixe o bebê alcançar coisas sozinho

Outra maneira simples de estimular o bebê a caminhar é incentivá-lo a tentar alcançar os objetos que quiser, em vez de entregá-lo tudo de primeira.

Os brinquedos são perfeitos para isso. Aproveite o espaço que ele tem para brincar e, quando notar que ele quer algum objeto, incentive-o a tentar alcançá-lo por conta própria.

Assim, ele pode não conseguir andar, mas só o incentivo a dar esses passinhos já vale a pena e ajuda no seu desenvolvimento.

12. Tenha atenção para os calçados

Ficar descalço é a melhor opção para o seu filho começar a andar. Além de ter uma boa aderência dessa maneira — deixando-o mais firme e confiante — o contato direto com o chão também é um componente importante da experiência.

Para os dias frios, uma boa opção é usar meias antiderrapantes. Já nos ambientes em que o bebê não pode ficar sem calçados, evite sapatos duros demais, e opte sempre pelos mais macios e flexíveis.

13. Deixe o bebê mais firme

Um truque que pode parecer estranho, mas que ajuda bastante o bebê, é amarrar um cachecol ou algum tipo de faixa na altura do peito dele, embaixo dos braços. Isso ajuda a deixar o tronco da criança mais firme, facilitando a nova postura ereta e o deixando mais seguro para andar.

14. Tenha um ambiente amplo e com apoios

Por fim, há duas coisas dentro de casa que podem facilitar a caminhada do bebê: ter um espaço com poucos obstáculos e rotas amplas para ele explorar. Nesse sentido, é melhor dispensar decorações e móveis que fiquem no caminho e que podem machucá-lo.

Ainda assim, pode ser interessante ter alguns móveis grandes, em que ele possa se apoiar — como um sofá, por exemplo. Enfim, não é tão difícil, não é mesmo? Com esses pequenos ajustes e dicas, com certeza será mais fácil estimular o bebê a caminhar e conquistar essa grande habilidade.

Tendo essas dicas em mente, o importante é aproveitar ao máximo essa época de experimentações e descobertas junto do seu bebê. Afinal, essas fases passam rápido e, depois, deixam saudade!

E aí, gostou das nossas dicas? Já experimentou alguma delas? Então aproveite para compartilhá-las nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta