Estimule a comunicação, dê presentes ou aumento salarial, feedbacks e promova o ambiente de trabalho agradável

6 maneiras inovadoras de gratificar e motivar seus funcionários

Todos nós precisamos ser motivados, não importa em que cargo trabalhamos. Essa é uma das funções do gestor da empresa ou mesmo do setor de RH. Existem diversas maneiras para que isso seja feito, e essa é uma das ferramentas essenciais que uma empresa precisa para fazer com que os empregados trabalhem da melhor maneira.

Quer saber como motivar funcionários na sua empresa? Então veja as dicas que selecionamos para você neste post!

1. Reconheça o valor de cada um

Não é bom quando você realiza um trabalho e alguém reconhece todo o esforço que você teve? Com os seus funcionários acontece da mesma forma. Se alguém realizou um bom trabalho ou teve uma ideia inovadora, por que não elogiar? A empresa só tende a crescer com isso.

2. Ofereça cursos

Você quer que os seus funcionários ajudem a empresa a se desenvolver e acredita no potencial deles? Então por que não investir nisso? Aprender coisas novas é sempre uma boa maneira de nos manter motivados e, além de tudo, isso também acaba refletindo na produtividade e no sucesso do seu negócio.

Ofertar cursos de atualização é importante, também, porque, dependendo do valor, muitos funcionários podem não ter condições financeiras para realizá-lo. Se a empresa tomar a frente da situação, todos os colaboradores terão as mesmas condições de se atualizar e buscar melhores condições dentro da organização.

3. Abra espaço para a comunicação

Você pode ter grandes empreendedores entre os seus funcionários e está desperdiçando muitas ideias geniais deixando-os apenas fazer o trabalho e ir embora. Coloque uma caixa de sugestões, realize reuniões e dê voz a todos. Cada um entende um pouco mais sobre o setor no qual trabalha. Quando são ouvidos, os funcionários se sentem mais motivados e entendem que realmente fazem parte da empresa.

4. Aumente a remuneração

Por que não aumentar o salário dos funcionários que já podem ter dado muitos lucros à empresa, mesmo que indiretamente? Esse é, sem dúvidas, um excelente incentivo para que eles continuem fazendo um bom trabalho na empresa. Caso esse aumento não seja possível, que tal oferecer uma viagem? Certamente eles se sentirão gratificado!

5. Ofereça feedbacks construtivos

Criticar um funcionário por algo que saiu errado não é a melhor maneira de motivá-lo a fazer da forma correta da próxima vez, especialmente se você fizer isso na frente dos colegas de trabalho.

A melhor opção é chamá-lo em particular e conversar com ele. Primeiramente, pergunte os motivos pelos quais o colaborador realizou a tarefa daquela maneira, pois pode ser que ele tenha um bom motivo por trás da ação. Caso a resolução da situação não tenha sido a melhor, que tal mostrar a ele a sua alternativa e por que ela é mais interessante? Assim, o funcionário entenderá a conversa como algo positivo e não como uma reclamação do chefe.

6. Dê presentes

Que tal oferecer presentes ou lembrancinhas para parabenizar aquele funcionário que fez algo de destaque ou inovador dentro da empresa? Pode ser uma caixa personalizada ou mesmo cestas com vários brindes dentro e com o logotipo da empresa. Essa é também uma ótima maneira de incentivá-lo sem gastar muito.

Gostou das nossas dicas? Tem mais ideias de como motivar funcionários? Compartilhe-as conosco nos comentários!

Deixe uma resposta