Livros infantis com histórias origiais sobre princesas

Conheça 4 livros infantis inovadores sobre princesas

As histórias de princesas são um fenômeno mundial e encantam crianças de diferentes maneiras. E como a literatura trabalha com as representações culturais de uma sociedade, os livros infantis contribuem bastante para a formação e o desenvolvimento das crianças.

A seguir, apresentaremos 4 livros infantis inovadores sobre princesas que vão surpreender você. Acompanhe!

1. O Casamento da Princesa, de Celso Sisto

Na obra, o escritor brasileiro Celso Sisto narra, em tom de fábula, um conto popular da região da África Ocidental. É uma forma de valorizar e celebrar, por meio de livros infantis, a riqueza de parte da cultura brasileira proveniente da África.

O cenário do livro é o maravilhoso continente africano dos leões, desertos e matas tropicais. É uma história com muita simbologia e significados, idêntica àquelas narradas pelos mais idosos aos mais novos, folclores passados de geração a geração.

A história contextualiza a oralidade da cultura africana, com seus deuses e mistérios, tornando-se atemporal devido à sua estrutura mítica.

2. A Princesa e a Ervilha, de Rachel Isadora

O livro é uma adaptação do clássico de Hans Christian Andersen, feita por Rachel Isadora. Possui uma mensagem poderosa, ao propor que as pequenas coisas devem ser analisadas com cuidado.

O enredo mostra um príncipe africano que procura uma princesa para ser a sua esposa. Andando pela África, um dia encontra uma moça que afirmava ser princesa, mesmo estando ensopada de chuva e com uma aparência não muito elegante.

A fim de testá-la, o príncipe coloca uma ervilha debaixo de 24 colchões nos quais a moça dormirá. No dia seguinte, a princesa é indagada se dormiu bem e ela afirma que algo a incomodou durante a noite, de modo que dormiu mal.

O livro é todo colorido e ilustrado com animais típicos da África, além de retratar costumes africanos.

3. A Princesa espertalhona, de Babette Cole

A escritora britânica Babette Cole nos apresenta uma princesa diferente. Ela não está nem aí para marido, príncipe encantado, vestidos ou festas. O que ela mais quer é curtir as aventuras com seus animais no castelo, além de discutir ideias.

Os pais não concordam com as atitudes da princesa, pois pensam que ela tem hábitos muito incomuns para uma mocinha. Dessa forma, eles decidem apresentar a ela alguns príncipes, na esperança que ela goste de um deles. Mas a princesa é muito esperta e dá aos seus pretendentes tarefas impossíveis de realizar.

4. A valente princesa Valéria, de João Paulo Vaz

O livro do escritor brasileiro João Paulo Vaz não deixa espaço para clichês como aquele príncipe corajoso que tem como missão salvar a jovem princesa. Talvez por isso, foi agraciado com o prêmio de melhor obra no Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil de 2011.

Nessa instigante história, o autor apresenta uma princesa totalmente dotada de coragem, que não espera ser salva por ninguém. Assim, ela é capaz de lutar e vencer bruxas e dragões e retirar o príncipe do marasmo em que vivia. Há um toque de humor nas histórias em quadrinhos que compõem o livro.

Os livros infantis são ótimos instrumentos de transmissão cultural. A leitura de tais obras é uma forma lúdica de educar e contribuir para o desenvolvimento psíquico da criança.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta