Receitas de lanchinhos da tarde ou cafe da manha para dar para seus filhos

5 receitas de lanches da tarde saudáveis para as crianças

Muitas vezes seus filhos chegam da escola ou estão em casa e procuram por algo para comer. Abrem a geladeira, vasculham a dispensa, querem matar a fome que vem na parte da tarde, mas não encontram nada. Então, é a hora de você preparar alguns lanches para crianças.

Juntando ingredientes ricos em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis você pode oferecer pratos saborosos para eles. E vale a pena convidar seus filhos para ajudar a preparar, isso ajuda a criar um vínculo afetivo com eles.

Quer algumas sugestões? Acompanhe este texto e conheça 5 receitas de lanches bastante nutritivos para você servir aos seus filhos. E você ainda pode dar uma beliscada. Confira!

1. Cuscuz de tapioca com coco

Esse lanche é uma deliciosa (e nutritiva) receita nordestina. Para quem não sabe, a tapioca, ingrediente da receita, é um derivado da mandioca. O cuscuz de tapioca com coco é repleto de fósforo, cálcio e vitamina C. Todos esses ingredientes são ótimos para os ossos e a memória do seu filho.

Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • 500g de tapioca
  • 1 litro e 300ml de água
  • 2 xícaras de açúcar ou melado de cana
  • 1 coco médio ralado

Despeje a tapioca junto com o açúcar ou melado de cana em uma travessa. Coloque a água e misture. Assim que formar um aspecto de farofa, coloque o coco ralado. Em um cuscuzeiro, coloque a mistura e espere alguns minutos.

Pronto! Você pode servir com um pouco de coco ralado por cima. E o melhor é que esse lanche ajuda a fortalecer a imunidade do organismo.

2. Barrinha de cereal caseira

Esse lanche, embora possa parecer de pouca sustância, é rico em nutrientes. A barra de cereal caseira não possui conservantes ou aditivos químicos como aquelas que são vendidas no supermercado.

Com essa receita, o seu filho vai ter a chance de consumir ingredientes ricos em zinco, selênio, magnésio e vitamina B. Esse conjunto de nutrientes fortalece o sistema imunológico, protege as artérias do coração e tem efeitos antioxidantes.

Mas o que tem nessa barrinha que a deixa tão potente? São as propriedades presentes, principalmente, nas oleaginosas usadas na receita. Vejamos os ingredientes:

  • 2 xícaras de aveia em flocos
  • 1⁄2 xícara de açúcar mascavo
  • 1⁄4 xícara de melado de cana
  • 1⁄4 xícara de amêndoa
  • 1⁄4 xícara de castanha de caju
  • 1⁄4 xícara de castanha do pará
  • 2 bananas d’água amassadas
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco.

Para preparar é fácil! Misture tudo em uma tigela até formar uma massa consistente. Unte uma forma com um pouco do óleo de coco e coloque a massa na forma sem reparti-la. Deixe assando a 180º C por meia hora.

Quando esfriar, reparta as barrinhas. A receita rende mais ou menos 12 unidades. Sirva-as para seu filho com um suco natural, que pode ser de melancia, por exemplo.

3. Cupcake de banana com aveia

Quer uma receita fácil e nutritiva para o lanche da tarde do seu filho? O cupcake de banana com aveia é uma ótima opção. Rica em fibras e potássio, a banana é ótima para normalizar o trânsito intestinal e acalmar o sistema nervoso.

Na receita, ainda temos a farinha de aveia que ajuda a diminuir a absorção de gordura, além de regular o índice glicêmico. Para esse delicioso cupcake, vamos precisar de:

  • 4 bananas nanicas
  • 1 xícara de óleo de soja
  • 4 ovos inteiros
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 1 e 1⁄2 xícara de aveia em flocos finos
  • 1 e 1⁄2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento

Como modo de preparo, devemos misturar a farinha de trigo, aveia e fermento em uma tigela. Deixaremos um buraco no centro dessa massa. Depois, batemos, no liquidificador as bananas junto com os ovos, açúcar e óleo.

Agora, basta despejar a mistura na massa que está na tigela. Misture bem e despeje-a em forminha de cupcake. Deixe assar por 40 minutos. Se quiser, você pode confeitar com nozes e amêndoas.

4. Granola, batata-doce e banana-da-terra

Esse lanche é uma mistura potente de fibras, vitaminas e gorduras saudáveis e contém apenas três ingredientes. A granola é rica em vitaminas A, C e E, além de conter sódio e zinco, que são ótimos para baixar o colesterol e melhorar a saúde do coração.

A batata-doce também é repleta de vitamina C. Essa substância, dentre outros benefícios, ajuda na absorção de ferro. E se seu filho sofre de prisão de ventre, a batata-doce é ideal para amenizar esse problema.

O terceiro ingrediente desse lanche da tarde é a banana-da-terra. Além de ser muito saborosa, quando cozida, pode ser consumida sem colocar açúcar ou mel por cima. A banana é excelente para o sistema digestivo do seu filho.

Esses três ingredientes podem ser servidos separadamente. Você vai separar as granolas, sem serem moídas. Cozinhe as bananas da terra e também a batata-doce na quantidade que achar melhor. Pronto! Seu filho vai adorar!

5. Sanduíche colorido

Quer servir um lanche da tarde divertido e saboroso para seu filho? Então, faça um sanduíche colorido! Ele contém peito de peru, que é fonte de proteína e vitamina B6. Também há cenoura na receita, rica em vitamina A e ótima para a saúde dos olhos.

Os ingredientes do sanduíche colorido são:

  • 8 fatias de pão de forma
  • 6 colheres de maionese
  • 200g de peito de peru
  • 1 colher de salsinha picada
  • 3 colheres de cenoura ralada

Bata no liquidificador a maionese e o peito de peru (a ideia é formar uma espécie de patê) e depois acrescente a salsinha.

Passe essa massa no pão de forma e recheie com a cenoura ralada. Pronto! O sanduíche vai ficar com uma cor bastante convidativa, além de saboroso.

Essas foram algumas receitas saudáveis e deliciosas de lanches para crianças. Durante o verão, é preciso ficar de olho na alimentação da criançada, isso porque a intoxicação alimentar está entre as 12 doenças mais comuns nessa época do ano. Por isso, sempre que possível, prefira preparar a comida do seu filho. Se você gostou dessas dicas, assine nossa newsletter e fique por dentro de outras informações interessantes!

Deixe uma resposta