Fim das ´ferias e volta as aulas das criancas

Volta às aulas: aprenda a organizar rotina do seu filho

As férias acabam e logo recomeça mais um ano letivo. Contudo, a transição entre esses dois períodos nem sempre é fácil para os alunos ou mesmo para seus pais. Isso porque é preciso se organizar com antecedência para garantir que o seu filho entre no ritmo escolar na volta às aulas.

Para ajudar você nessa missão, reunimos 5 dicas essenciais. Confira!

1. Estabeleça a hora de dormir e de acordar

Durante as férias, é natural que o pequeno tenha dias mais flexíveis e acabe acordando ou dormindo em horários alternados, afinal, não tem aula nesse período.

Porém, com a volta às aulas é imprescindível estabelecer novamente uma rotina com horários bem definidos, tanto para dormir quanto para acordar.

Isso porque dormir bem é essencial não apenas para descansar e recuperar as energias, como também para o desenvolvimento da criança e o seu desempenho escolar.

2. Deixe a mochila pronta com antecedência

Junte-se ao seu filho durante o início da volta às aulas e monte com ele a mochila com todos os materiais de que ele precisará no dia anterior.

Faça disso uma rotina entre vocês, assim ele aprenderá que se organizar com antecedência é importante e o torna mais disciplinado e cuidadoso com seus livros, cadernos e materiais.

Além disso, esse hábito é útil para que ele não esqueça itens importantes que serão usados nas próximas aulas. Aos poucos, ele aprenderá que não deve deixar para arrumar sua mochila na última hora e fará disso um gesto recorrente no dia a dia!

3. Verifique se o uniforme ainda está em dia

Muitos colégios estabelecem um modelo de uniforme para seus alunos, o que faz com que o seu filho use a mesma roupa por um bom tempo.

Contudo, as crianças crescem rápido e você pode ser pego de surpresa por uma novidade de última hora: o uniforme não cabe mais no seu filho. Por isso, não deixe para checar o tamanho do uniforme apenas quando estiver próximo do início das aulas.

Alguns dias antes, faça-o experimentar e ver se o uniforme continua em bom estado e com bom caimento. Dessa forma, se não servir mais, você terá tempo para comprar ou encomendar um novo sem ter dores de cabeça.

4. Dê atenção à agenda na volta às aulas

Nos primeiros dias de volta às aulas é normal que a criança esteja se readaptando à rotina escolar.

Por isso, você deve ficar atento ao calendário do colégio, geralmente disponível na agenda do aluno. Afinal, nela você poderá conferir as atividades, datas das provas e demais projetos da instituição.

Assim, você pode ajudar o seu filho a se organizar e se planejar com antecedência para todos esses momentos, inclusive estipulando com ele o melhor horário para os estudos e lições de casa.

5. Prepare a lancheira pensando na semana

Por fim, mas não menos importante, a nossa última dica: a preparação da lancheira. Afinal, é muito comum que os pais a montem todos os dias, normalmente antes de levar o filho ao colégio.

O resultado disso é que se perde bastante tempo procurando o que a criança vai comer e até mesmo tendo que ir comprar algo de última hora, o que só torna a rotina dos pais ainda mais corrida.

Por essa razão, aprenda a otimizar seu tempo tirando o sábado ou o domingo para fazer uma pequena lista do que o pequeno levará para a escola de segunda a sexta. Depois, deixe tudo devidamente separado no armário ou na geladeira, etiquetado com cada dia da semana.

Como você leu, é possível fazer da volta às aulas um momento mais prazeroso e repleto de lições para os pequenos. Para isso, basta seguir as nossas dicas e se preparar com antecedência para esse período!

Aproveite e siga-nos nas nossas redes sociais — Facebook, Twitter e Instagram — para ficar por dentro de outras sugestões para o dia a dia da sua família!

Deixe uma resposta