Bricadeiras de rua para ensinar as criancas e brincar

7 brincadeiras de rua para ensinar para o seu filho!

O que você acha de levar as crianças para brincar na rua? Pode esquecer o smartphone e a febre do momento, o Pokémon Go. Hoje você vai relembrar sua infância e interagir com os pequenos por meio de brincadeiras e jogos que são praticados em conjunto, nas ruas do entorno da sua casa.

Confira 7 opções de brincadeira de rua para ensinar para o seu filho e reúna a turminha!

1. Bolhinha de sabão

Essa é a brincadeira de rua mais simples de todas: basta um canudo, um pequeno pote com água e sabão e um pouco de fôlego para soprar bastante. Não existem regras e nem limites, mas você pode estimular a turma a fazer bolhas cada vez maiores ou persegui-las até estourarem.

2. Esconde-esconde

Alguém deve ser escolhido para encontrar os demais jogadores. Quem assume esse papel tem que fechar os olhos e contar até 100. Os demais jogadores, dentro de uma área preestabelecida, devem se esconder. Ao término da contagem, o perseguidor vai atrás dos jogadores e, ao encontrá-los, deve encostar neles. Quem for visto e tocado fica de fora do jogo.

3. Pega-pega

Um dos participantes tem que ser o pegador. Dado o sinal, os demais jogadores devem correr, e o perseguidor deve ir atrás. Quem for alcançado primeiro deve ser o novo perseguidor. Em algumas versões, quem estiver de cócoras está a salvo, porém, não se pode ficar nessa posição mais que 5 segundos.

4. Amarelinha

O diagrama deve ser desenhado com giz sobre a calçada. O traçado original da brincadeira inclui um grande retângulo dividido em 10 partes iguais, numerados de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua e escreva a palavra “céu”.

Na hora de jogar, fique atrás da palavra “céu”, atire uma pequena pedra sobre uma das casinhas, que deverá ser a que não pode ser pisada. Comece o circuito pelo número um, alternando entre 1 e 2 pés. Quem erra cede a vez para o próximo jogador.

5. Queimada

Um giz pode ser usado para delimitar a quadra em que ocorrerá o jogo. Dois times precisam ser formados, sendo que cada um fica de um lado da quadra.

Quem começa atira a bola na direção de um dos participantes do time adversário. Quem for atingido e deixar a bola encostar no chão sai. Se conseguir segurar a bola, o jogador deve atirá-la em direção ao adversário do outro time e continuar a brincadeira. Ganha o time que tiver sobreviventes até o final. Vale lembrar que ninguém pode sair do limite da quadra.

6. Pique-estátua

Parecida com o pega-pega, o pique-estátua tem um diferencial: a pessoa que for tocada pelo perseguidor deve permanecer imóvel até que outro jogador consiga liberá-la. Um tempo pode ser estimulado para que a brincadeira ocorra — ou o perseguidor vence assim que pegar todo mundo.

7. Bolinha de gude

As bolinhas de gude permitem que as crianças desenvolvam várias brincadeiras. A principal envolve acertar as bolinhas adversárias para conseguir capturá-las. Jogo comum entre os meninos, eles levam a sério o “capturar” e costumam ficar para sempre com as bolinhas que acertaram durante uma partida. Para que a brincadeira não resulte em lágrimas, é bom que essa regra fique bem clara anteriormente.

Preparado para levar as crianças para brincar na rua, na pracinha ou no parque mais próximo? Reúna a maior quantidade de participantes, escolha uma brincadeira de rua e divirta-se com as crianças!

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e receba, diretamente no seu e-mail, outras informações relacionadas à qualidade de vida da sua família!

Deixe uma resposta