Saúde infantil: cuidados especiais que se deve tomar com os pequenos no inverno

O inverno é conhecido como a época mais aconchegante do ano. Mas ele também tem a fama de ser a estação dos resfriados, inflamações de garganta e outros problemas respiratórios. Nesse momento, a saúde infantil deve estar em alerta.

Os pais precisam tomar alguns cuidados para não deixarem seus filhos ainda mais vulneráveis nessa época do ano. Evitar lugares cheios de gente e manter a limpeza contra ácaros podem garantir uma inverno livre de infecções.

Quer saber mais? Acompanhe este artigo e conheça algumas maneiras de preparar o seu filho para o inverno!

Coloque camadas de roupas em seu filho

A melhor maneira de deixar o filho quentinho durante a estação fria é vesti-lo em camadas. Ou seja, comece colocando nas crianças roupas mais leves até chegar às mais pesadas. Assim, se caso ele animar brincar com um amigo, vai tirar apenas uma peça ou outra, ficando agasalhado por mais tempo.

Sobre os tecidos para as roupas, há muitas opções e funcionalidades. Por exemplo, as roupas feitas de algodão mantêm a criança aquecida e permitem que ela transpira confortavelmente. Tecidos de lã e de náilon podem ser usados para agasalhar melhor a criança, pois são mais consistentes do que as roupas de algodão.

Se caso for sair com a criança, não se esqueça de luvas e gorros. As extremidades do nosso corpo costumam ficar mais geladas e, por isso, a criança precisa agasalhar essas partes para se sentir mais confortável.

Evite levar a criança para grandes aglomerações

Em épocas frias, os vírus causadores de resfriados costuma circular bem em lugares com muita gente reunida. Por isso, tenha a atenção redobrada para a saúde infantil e evite levar seus filhos para esses lugares.

Se for para ficar em casa, não deixe tudo fechado. Mesmo com o frio lá fora, é interessante que as janelas fiquem um pouco abertas para que bactérias e fungos não se alojem em alguns espaços da sua residência.

Deixe o quarto da criança umidificado

O inverno é uma estação seca. Por conta disso, é comum muitas crianças adquirirem irritações na pele e nas mucosas. Para evitar isso, deixe sua casa com um nível de umidade superior à atmosfera.

Distribua pelos cômodos umidificadores de ambientes, principalmente no quarto do seu filho. Aproveite o clima gostoso e úmido para ler livros infantis para a criança dormir.

Mantenha o quarto da criança mais arejado

Sabe os bichinhos de pelúcia, tapetes, almofadas e cortinas do quarto do seu filho? Durante o inverno, tenha atenção redobrada com a limpeza desses objetos. Isso porque eles podem abrigar os famosos ácaros, agentes causadores da maioria das alergias respiratórias. Utilize aspirador de pó para fazer a limpeza do quarto. Assim, você evita espalhar a poeira para toda a casa.

Essas foram algumas recomendações necessárias para a saúde infantil. É importante também que a criança esteja bem alimentada durante o inverno. Afinal, a imunidade do corpo deve estar bem preparada para eventuais invasores. Prepare lanches da tarde saudáveis para seu filho e deixe-o distante de problemas de saúde.

E aí, como você tem preparado o seu filho para o inverno? Conte para a gente deixando o seu comentário aqui no post!

Deixe uma resposta