7 dicas de como manter o foco no trabalho

Se você anda tendo dificuldades para manter as tarefas do trabalho em dia e acredita que esse fato deve-se ao fato de você não conseguir manter o foco no trabalho, que tal conhecer 7 dicas práticas que vão te ajudar a contornar essa situação e melhorar o seu desempenho laboral?

Confira, neste post, informações relevantes sobre o assunto e aumente a sua produtividade no trabalho!

1. Utilize ferramentas de gestão de tarefas

A desorganização mental é fator preponderante para desviar nosso foco no trabalho, principalmente quando possuímos inúmeras tarefas e prazos acirrados para cumprir. Alguns aplicativos surgem como ótimas soluções nesse sentido:

  • Evernote: é um bloco de anotações que permite catalogar informações de maneira mais eficiente, além de guardar textos e artigos para leitura posterior.
  • Google Keep: permite criar notas digitais sobre fatos e dados importantes, organizando essas informações pessoais e gerenciando os compromissos.
  • Laverna: permite criar e salvar notas, adicionar tags e anexos a elas, salvar arquivos no Dropbox e criar listas de tarefas.
  • OneNote: possibilita a criação de notas, porém em formatos diferenciados (imagens, gráficos, tabelas), salvando as informações na nuvem, sincronizando com outros apps, permitindo o compartilhamento e a edição por terceiros.
  • Neotriad: é um software para criação, gestão de equipe e organização pessoal. Facilita o planejamento, a administração de projetos e o alcance de resultados.
  • Todoist: ótimo recurso para organizar as tarefas do dia a dia, permitindo ao usuário visualizá-las de maneira mais prática (com gráficos de produtividade e etiquetas).
  • Trello: permite a criação de uma lista de cartões para organizar as tarefas do dia, além de possibilitar o carregamento de arquivos, a criação de checklists, etiquetas, prazos, etc.

2. Defina prioridades no dia a dia

Quando temos muitas atividades para cumprir em um curto espaço de tempo, é necessário definir o que é mais importante para conseguirmos trabalhar com a demanda de forma eficiente. Por isso, liste as prioridades e vá trabalhando de forma a cumprir gradativamente essas tarefas mais urgentes e importantes. Dessa forma, sua rotina se torna mais organizada e você não corre o risco de esquecer de realizar uma tarefa importante.

3. Avalie quanto tempo você gasta com cada tipo de tarefa

A definição de prioridades está atrelada ao tempo de conclusão de cada tarefa. Por isso, para conseguir realizar todas as atividades com melhor desempenho, é importante que você faça uma avaliação prévia para saber quanto tempo será exigido para concluir cada tarefa, tornando possível uma melhor organização dos seus afazeres diários.

4. Evite as distrações

Uma pesquisa desenvolvida com 5.000 funcionários americanos pelo Career Builder, site especializado em carreira e recrutamento, demonstrou que as piores distrações no trabalho incluem celulares, e-mails pessoais, conversas paralelas, internet e mídias sociais, entre outros.

Dessa maneira, é importante conscientizar-se sobre essas distrações. As pausas para pequenos descansos, obviamente, podem não ser negativas e até ajudam no seu rendimento, desde que tenham tempos previamente calculados e que sejam respeitados por você.

5. Valorize seus momentos de descanso em casa

O sono adequado e de qualidade auxilia muito na manutenção do foco em qualquer atividade. Por isso, tente manter uma rotina de descanso em casa, evitando dormir em horários diferentes e por períodos de tempo variados durante a semana. Quando o seu corpo se acostuma a um determinado ritmo, fica muito mais fácil ser mais eficiente nas tarefas diárias.

6. Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos são indicados não somente para a saúde física, como também para a mental. Além de uma série de outros benefícios, auxilia na manutenção do foco nas atividades de rotina. Por isso, considere iniciar alguma atividade física regular e comprometa-se com ela genuinamente, assim como faz com seus outros compromissos no trabalho.

7. Mantenha o ambiente de trabalho organizado

A organização do espaço de trabalho contribui positivamente, pois quando estamos em ambientes calmos, nossa mente fica mais organizada e nosso raciocínio se torna mais ágil.

Procurar materiais, buscar por uma anotação feita e lidar diariamente com a bagunça na sua mesa pode te deixar “atrapalhado”, além de reduzir ainda mais o seu tempo em uma atividade laboral. Assim fica difícil manter o foco no trabalho, não é mesmo? Por isso, mantenha o seu ambiente de trabalho limpo, arrumado e organizado, e esteja certo de que obterá melhores resultados nas suas atividades!

Gostou das nossas dicas sobre como manter o foco no trabalho? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta