Dermatologista da conselhos sobre a pele durante a gravidez e os cosmeticos que podem ou nao serem usados durante a gravidez

Cuidados com a pele e Produtos que podem ser usados na Gestação – por Dra Helena Z Marchioro, dermatologista

São muitas as mudanças na pele com a gravidez. Assim como todo o organismo, a pele também passa por mudanças influenciadas pelas alterações hormonais características deste período.  Observa-se com maior frequência durante a gestação: aumento de acne, coloração mais escura das axilas, virilhas e aréolas mamárias, surgimento de uma linha escura no abdome (chamada lineanigra), aparecimento de manchas no rosto (melasma), além das temidas estrias.

Então, o que a gestante pode fazer para se prevenir destes “probleminhas”? Abaixo, eu listo os produtos que podem ser usados com tranquilidade e aqueles que devem ser evitados durante a gravidez. Confira!

Bom, em primeiro lugar, deve consultar um médico dermatologista, para obter orientações e saber quais produtos pode ou não usar durante a gravidez, já que algumas substâncias presentes nos cosméticos podem ser prejudiciais ao feto. Por exemplo, o uso de sabonetes antiacne contendo enxofre e ácido salicílico devem ser evitados durante a gestação e a amamentação, assim como hidratantes contendo ureia em porcentagem acima de 3%, entre outros. E com relação aos produtos do dia-a-dia, como maquiagens, demaquilantes, filtros solares e tratamentos no salão de beleza?

Produtos do dia-a-dia

Cosméticos

Em relação aos cosméticos do dia-a-dia, como maquiagens e demaquilantes, por exemplo, seu uso está liberado, não há contraindicações. Porém, a escolha dos produtos é essencial. Como na gestação a pele tende a ficar mais oleosa e propensa à acne, selecione produtos não comedogênicos. Para evitar alergias, as maquiagens em base mineral são mais indicadas também. Cremes anti-rugas não devem conter ácido retinóico ou seus derivados, como tretinoína ou retinol.

Tratamentos de Salão de Beleza

Tratamentos de salão: este é um assunto polêmico. Tinturas e escovas progressivas devem ser evitadas durante toda a gestação e período de amamentação. Embora alguns médicos permitam o uso após o primeiro trimestre, não há estudos suficientes que comprovem a segurança do uso destas substâncias durante a gravidez e mesmo enquanto estiver amamentando.

Protetor Solar

E o Protetor Solar, pode ser utilizado? Deve!!! Essa é a única forma de se prevenir o surgimento do MELASMA, condição que acomete cerca de 50% das gestantes e que se caracteriza por manchas escuras no rosto, que lembram uma máscara. E, apesar de o melasma surgir durante a gravidez, por influência dos hormônios, muitas vezes ele não desaparece após o parto… Por isso, a prevenção é o melhor remédio neste caso.

Mas qualquer filtro solar pode ser usado na gravidez?  Segundo o mais recente Consenso de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, todos os filtros solares aprovados pela ANVISA, ou seja, todos aqueles comercializados no Brasil são seguros para o feto e podem sim serem utilizados na gestação. A gestante deve procurar protetores solares com FPS 30 ou maior e também com alta proteção contra os raios UVA. Além disso, lembrar de reaplicar o filtro várias vezes ao dia e evitar a exposição direta ao sol por longos períodos.

Estrias

E as ESTRIAS? É possível evitá-las? Sim! Mas como? Controlando o ganho de peso e usando frequentemente loções e cremes para hidratação da pele. As estrias ocorrem quando a pele sofre um estiramento rápido, por isso é importante cuidar com o ganho de peso excessivo durante toda a gravidez, mas especialmente no último trimestre, quando elas costumam surgir. Mas se não tiver jeito e as estrias aparecerem, não se preocupe porque existem tratamentos eficazes. Procure um dermatologista!

Espero que essas dicas tenham ajudado. Um grande abraço e até a próxima!

Escrito por:

Dicas para mamães sobre pele de bebes recem nascidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *