Dia do Abraço: saiba a importância para as crianças

Quem não gosta de receber um abraço? O gesto carinhoso ganhou até uma data comemorativa – o Dia do Abraço, comemorado em 22 de maio. Na sua família, você tem o costume de abraçar seus filhos?

Pois bem, neste artigo vamos contar um pouquinho de como surgiu o Dia do Abraço, além de mostrar a importância do toque para bebês e crianças. Siga com a gente!

Como surgiu o Dia do Abraço?

Era 2004 e um australiano – que utilizava o pseudônimo de Juan Mann – lançou a campanha Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Gratuitos) em Sidney. Pelas ruas, ele saía dando abraços nas pessoas. A ideia era mostrar a importância desse gesto e fazer as pessoas felizes.

Inicialmente, o ato teve mais popularidade somente em sua cidade. A campanha só ficou conhecida quando a banda australiana Sick Puppies fez um clipe com as imagens da ação de Juan Mann. O vídeo foi para o YouTube e várias pessoas ficaram sabendo da campanha.

Para o mundo

Contudo, foi em Portugal que a ideia do australiano foi concretizada quando uma associação realizou a ação dos abraços gratuitos em 22 de maio de 2012. A partir daí muitas pessoas passaram a participar de forma voluntária do Dia do Abraço, distribuindo abraços pelas ruas.

Por que devemos abraçar nossos filhos?

O abraço é um gesto simples e gostoso de dar e receber! Mesmo assim, muitas vezes por conta da correria do dia a dia, nos esquecemos de abraçar quem a gente ama.

Você sabia que o abraço faz muito bem para bebês e crianças? Ainda no útero, o toque na barriga é um estímulo importante para o bebê. Depois que ele nasce, o toque reforça o vínculo com a mãe e é por meio desse contato que ele passa a se relacionar com o mundo!

Método canguru

Para comprovar a importância do contato com a pele do bebê, é só observar as vantagens do método canguru para o desenvolvimento daqueles que nascem prematuros: o toque do recém-nascido com a pele da mãe é um santo remédio!

Depois de maiorzinhos, o contato pele com pele transmite segurança, por isso um abraço ajuda no desenvolvimento saudável dos pequenos. Além de segurança, o toque representa apoio e consolo para as crianças.

Sensação de bem-estar

É só lembrar da sua infância: quando sentíamos medo, era só receber o abraço de nossos pais que tudo ficava bem. Isso acontece porque na pele existem terminações nervosas que estimulam a produção de hormônios que trazem bem-estar para o organismo.

Você conhece o sling?

Para as mamães que querem proporcionar conforto e afeto por meio do toque a seus bebês, a dica é usar o sling

O sling nada mais é que um tecido com argolas que permite à mamãe carregar seu bebê junto ao corpo. Ele forma uma espécie de rede e alguns bebês ficam tão aconchegados no sling que chegam até a cochilar!

Como se vê, o abraço só traz sensações positivas! Não é à toa que o Dia do Abraço se popularizou pelo mundo todo.

Aproveite esta leitura e dê um abraço gostoso nos seus filhos! Quer receber mais informações sobre maternidade e os cuidados com os pequenos? Acompanhe nossa página do Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta