Mesada e educacao financeira para criancas

Seu filho já recebe mesada? É hora de ensiná-lo a usar o cofrinho!

Saber utilizar e administrar o próprio dinheiro não é tarefa apenas de adultos. A partir do momento em que a criança tem contato com a sua primeira mesada, ela começa a se relacionar com um mundo totalmente novo: o financeiro.

E, claro, conhece o famoso cofrinho. Ele é o instrumento de realização dos sonhos da garotada. E é bom que ele seja visto dessa forma.

Ensinar para as crianças a lidar com o dinheiro é o primeiro passo para criar adultos e famílias financeiramente saudáveis e sustentáveis. Incentivar o hábito de poupar na infância pode mudar o comportamento de uma pessoa em relação à educação financeira e garantir uma vida mais tranquila.

Você também acha que essa é uma prática saudável? Então, continue esta leitura e veja que dar um cofrinho para o seu filho é mais importante do que imagina!

A importância do cofrinho

Falar sobre finanças é difícil até mesmo para os adultos. Então, imagina só explicar para as crianças por que devemos guardar o dinheiro, em vez de gastar tudo?

As crianças são imediatistas por natureza, e se você não tiver um bom argumento para convencê-las, estará perdida. É aí que entra a necessidade de associar o cofrinho a algo lúdico, como, por exemplo, a um amigo que o ajudará o seu filho a conseguir determinada coisa.

E é brincando que você deve iniciar o primeiro contato das crianças com o universo financeiro. Explique ao seu filho que, se ele conseguir guardar o maior número de moedas por um tempo determinado, terá o poder de realizar algum sonho.

Tudo pode começar assim, de forma inocente. Mas, acredite, você estará ensinando o seu pequeno sobre a importância de separar parte do que ele ganha para concretizar algum desejo e adquirir um hábito que o acompanhará pelo resto da vida.

Um cofrinho para cada idade

Se a criança tem três anos, por exemplo, escolha um cofre menor e, à medida que ela for crescendo, aumente o tamanho. Não adianta comprar um cofrinho enorme para uma criança que não terá maturidade para esperar ele ficar cheio. Além disso, se a dificuldade for muito grande, você corre o risco de ela perder o gosto e não querer mais usá-lo.

Como já foi dito, é preciso que o processo de economizar seja divertido, e se as metas forem difíceis de alcançar, a criança vai se cansar e se sentir desinteressada. Outra dica que surte um bom efeito é fazer um cofrinho personalizado de acordo com o gosto do seu filho.

A necessidade da disciplina

Não adianta apenas mostrar aos pequenos a importância de colocar as moedinhas no cofrinho toda vez que a mesada sair. Não adianta falar para as crianças que aquela caixinha é a oportunidade de realizar os sonhos se você não ensiná-las a ter disciplina.

O seu filho precisa entender que não pode tirar dinheiro do cofre aleatoriamente. Ele deve aprender que é preciso ir até o fim para que o sonho se torne realidade. A dica é criar um cofrinho para cada sonho, dividindo-os em metas de curto, médio e longo prazo.

Assim, a criança não precisará esperar por meses para ter o gostinho de finalmente usar o tão sonhado dinheirinho e ficará cada dia mais motivada a guardar as suas economias.

Agora que você já entendeu que o cofrinho vai ensinar os seus filhos a poupar e a administrar bem as finanças desde cedo, que tal assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este?

Deixe uma resposta