Quarto montessoriano: como funciona e de onde surgiu essa técnica?

Quando se fala em decoração de uma casa, geralmente, a gente sempre pensa sob a perspectiva do adulto. As cores, a altura dos móveis e os elementos decorativos muitas vezes não consideram as necessidades das crianças. E é neste sentido que o quarto montessoriano tem uma função primordial.

O nome pode parecer estranho, mas trata-se de uma metodologia para organizar a decoração do quarto da criança para que ela desenvolva a sua autonomia, por exemplo. É uma maneira de pensar em um quarto mais voltado para as necessidades cognitivas da criança.

Quer saber mais? Acompanhe este texto!

De onde surgiu a ideia do quarto montessoriano?

A educadora italiana Maria Montessori, no início do século XX, ficou intrigada com a seguinte questão: por que os quartos dos bebês são adequados não para eles próprios, e sim para os adultos? Preocupada em como esse questionamento poderia interferir no desenvolvimento infantil, a educadora criou o quarto montessoriano.

Esse modo de organizar o espaço consiste em dispor os elementos do quarto da criança na altura dela. Assim, é possível incentivá-la a ser mais autônoma e a sentir-se confortável para explorar o espaço do seu quarto. Esse é um método bastante eficaz para a autoeducação do pequeno.

Como os elementos devem estar dispostos nesse tipo de quarto?

Para que o quarto montessoriano seja de fato eficiente para a criança, a disposição dos elementos deve seguir uma lógica para ela. Por exemplo, no lugar de cama alta, deve-se utilizar colchões no chão. Dessa forma, a criança se sente mais livre para deitar e se levantar quando quiser.

Também deve-se incluir um espelho na altura da criança, uma vez que ela poderá se reconhecer e desenvolver o seu autoconhecimento. A fixação de uma barra na parede, por exemplo, pode estimular (e ajudar) a criança a ficar em pé e dar os primeiros passinhos.

O armário baixo é outro elemento essencial em um quarto montessoriano. Nele, podem ser armazenadas roupas e objetos lúdicos para a criança escolher o que quer usar ou brincar.

Como garantir a segurança de um quarto montessoriano?

Com todas essas facilidades para a criança, é preciso resguardar a segurança dela. Por exemplo, no caso do espelho citado acima, é altamente recomendável comprar um que seja de acrílico, pois esse material é extremamente resistente e não se quebra em pequenas partes.

Mas, se preferir reaproveitar um espelho convencional que já está na sua casa, é indicado que neste seja aplicado nas costas uma placa de madeira ou MDF e ser cuidadosamente preso à parede. Dessa forma, não haverá risco de quebrar ou que pedaços se estilhacem pelo chão.

Os móveis também devem ser pensados com cuidado. Para que o quarto seja seguro, é necessário que toda a mobília tenha suas quinas removidas e seja fixada ao chão e à parede, para que não caia sobre a criança.

Ainda, recomenda-se substituir vidros por acrílico nos quadros e fixar objetos com fita dupla face em vez de pregos. E não se deve esquecer de proteger as tomadas espalhadas no quarto da criança.

Além da decoração, é preciso levar em consideração quais são os brinquedos adequados. Compre apenas aqueles indicados para a faixa etária da criança, ou, caso contrário, podem acontecer acidentes.

E aí, como você tem deixado o quarto do seu filhos mais adequado para a vivência dele? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!

Deixe uma resposta