Pai contando historias para os filhos

Inspire-se! Aprenda como contar histórias e surpreenda seu filho

Se, na sua infância, você teve a sorte de ter alguém que sabia como contar histórias, com certeza essas lembranças estão entre suas memórias mais agradáveis. Não importa se essa pessoa era seu pai, sua mãe, um tio, uma avó ou uma professora: para a criança, ouvir uma história ser contada com prazer é quase hipnotizante.

Contudo, ao se arriscarem nessa atividade sem muita experiência, muitos pais acabam desistindo quando a reação dos filhos não é a esperada. Saber como contar histórias não é uma tarefa difícil: o principal é se envolver na história e gostar do que está fazendo.

Se você quer aprender como contar histórias e gerar lembranças inesquecíveis para os seus filhos, confira nossas dicas de hoje:

Escolha a história certa

Crianças pequenas costumam gostar de histórias curtas e com muitas repetições. Já as maiores preferem histórias com animais e personagens que as lembram de si mesmas ou de pessoas do seu convívio. Aliás, é importante frisar: existem livros incríveis, inclusive de autores brasileiros, que podem encantar crianças de todas as idades.

Mas, você sabia que nem sempre é necessário ler para contar histórias? Os pais podem simplesmente narrar um acontecimento das suas vidas, da sua infância, ou inventar uma história usando elementos que despertem a curiosidade dos filhos

Interprete cada personagem de uma forma diferente

Para chamar a atenção das crianças na hora de uma atividade como contar histórias, é importante se envolver com a narrativa, criando um ritmo agradável e divertido.

Por isso, o contador deve:

  • olhar nos olhos dos ouvintes, para perceber o nível de atenção de cada um;
  • ter clareza ao pronunciar as palavras;
  • mesclar ritmos da contação, avançando em momentos menos importantes e falando mais lentamente em certas passagens especiais;
  • usar onomatopeias, gestos e expressões faciais e corporais para quebrar a monotonia;
  • fazer vozes diferentes para cada personagem, inclusive ruídos de animais, barulhos e outros elementos importantes da história.

Cada pessoa tem seu próprio jeito de contar histórias: essas diferenças ampliam o repertório cultural da criança e estreitam os vínculos afetivos.

Adicione estímulo visual à história

Não é preciso usar acessórios ou objetos toda vez que contar histórias, mas estímulos visuais encantam as crianças, prendem sua atenção e tornam o momento mais divertido, para todos os envolvidos. Ao ler um livro, por exemplo, o contador pode mostrar as ilustrações à medida que avança, aumentando o envolvimento da criança com a narrativa.

Bonecos, fantoches, dedoches e brinquedos da criança também podem ser utilizados em momentos de entrosamento entre pais e filhos. E não é preciso investir em fantasias caras, varinhas de condão, chapéus ou roupas especiais — objetos simples do cotidiano, como uma colher de pau ou um lençol, já cumprem muito bem esse papel.

Interaja com a criança

O grande segredo para aprender como contar histórias de forma cativante é buscar sempre a interação do ouvinte. Isso pode ser feito de diversas maneiras:

  • fazendo ligações entre a história e a vida da criança;
  • dando nomes conhecidos aos personagens;
  • fazendo perguntas e usando suas respostas na continuidade da história;
  • dividindo com a criança a tarefa de desenvolver a narrativa;
  • fazendo com que o personagem principal enfrente um medo da criança;
  • pedindo que a criança reproduza os sons da história (barulho de chuva, sons dos animais, músicas);
  • incentivando a criança a fazer gestos e movimentos de acordo com o trecho da história;
  • respeitando o interesse da criança, inclusive quando ela desejar que a história termine.

Hábitos como contar histórias e ler livros para os filhos são maneiras maravilhosas de fortalecer o vínculo familiar, desenvolver a inteligência emocional, a criatividade e incentivar o gosto pela leitura. Ouvir histórias, seja embaixo de uma árvore em uma tarde ensolarada, ou aninhado na cama em uma noite de chuva, é uma das partes mais prazerosas da infância!

Que tal aproveitar a oportunidade para nos conhecer mais e adquirir um livro ou um boneco personalizado para que você possa contar novas histórias aos seus filhos? Use bem sua criatividade e até a próxima!

Deixe uma resposta