Arquivos da categoria: Novidades

método montessoriano - o que é

Método Montessori: Uma Educação Fantástica Para Crianças

Guest Post por Meu Filho Nasceu Blog

Educar crianças não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Educar para ser um adulto feliz e independente é mais complicado ainda. Estudiosos do mundo inteiro desde o começo dos tempos estão nessa empreitada.

Como educar uma criança? Qual a melhor maneira para fazer isso?

Entre tantos “experimentos” e registros, um método se destacou muito foi o “Pedagogia Científica” mais conhecido em todo o mundo como Método Montessori.

Maria Montessori era uma mulher que quebrava paradigmas, formou-se em engenharia em uma escola exclusiva para homens, foi a terceira mulher a estudar medicina na Itália, a segunda a executar a profissão, e ainda conseguiu revolucionar a educação afetando todos os cantos do mundo.

Uma mulher tão forte que se recusava atuar no magistério como professora, por ser a única profissão em que as mulheres trabalhavam na época. Só que anos depois, em 1896, foi trabalhar com psiquiatria e descobriu como a educação era falha para as crianças com dificuldade de aprendizagem.

Continue lendo Método Montessori: Uma Educação Fantástica Para Crianças

O aumento da figura paterna na criação dos filhos

Como o pai está assumindo e contribuindo mais na criação dos filhos

Foi-se o tempo em que somente a mulher era a responsável pelos cuidados com os filhos! Cada vez mais essa tarefa também é exercida de forma natural pelo pai. Ainda é preciso mudar a mentalidade machista da nossa sociedade; porém, aos poucos, mãe e pai passam a participar ativamente da criação dos filhos em diversas famílias.

No post de hoje, veja como a sociedade vem mudando nesse sentido e outros benefícios que a participação paterna pode proporcionar às crianças e jovens. Acompanhe!

Continue lendo Como o pai está assumindo e contribuindo mais na criação dos filhos

Avós modernos: eles ajudam os filhos, cuidam dos netos e trabalham. Como?

Os avós modernos parecem estar muito mais saudáveis e ativos: eles correm, trabalham, vão na academia e cuidam dos netos. Entenda agora o que mudou para que nossos pais queridos consigam fazer tantas coisas e descubra o que pode acontecer quando existe a “terceirização” da educação dos filhos aos avós.

Como os avós modernos ajudam?

Hoje em dia, os avós trabalham quase como substitutos: em casos em que os pais faleceram, abandonaram, são muito jovens ou, até mesmo, quando trabalham muito. A casa da vó adquiriu um novo significado, passou de local de almoço de domingo, para um ponto de encontro no qual netos convivem, brincam e crescem juntos.

Os avós modernos possuem muito mais energia, disposição e mantêm-se fisicamente ativos por mais tempo. Dessa forma, podem engajar-se em brincadeiras com os netos, correr atrás deles, levantar e agachar com mais facilidade.

Existe uma troca muito interessante após a revolução da internet: os avós podem contar como era no tempo deles e as crianças podem ensiná-los a navegar na web. É muito inovadora essa partilha de conhecimentos da qual ambos saem com algo novo.

Diante desse novo cenário, você deve estar se questionando sobre o que mudou, correto? Confira o que contribuiu para essa alteração:

Avós estão mais ocupados

Os idosos não precisam mais ser dependentes de nada, nem ninguém. Assim como qualquer pessoa, estão com a liberdade de ser e fazer o que quiserem. O mundo dividiu os tipos de avós e aqueles velhinhos cansados que só ficavam sentados já estão quase extintos.

Existe uma porcentagem de avós que ainda estão inseridos no mercado de trabalho e não possuem os recursos para tomar conta dos netos. Ainda há aqueles que querem viver e aproveitar as coisas, já que não têm mais tantas responsabilidades e, por isso, viajam e participam de diversas atividades.

A expectativa de vida aumentou

A expectativa média de vida aumentou 40 anos nas últimas 11 décadas, segundo o IBGE. Em 2014, chegou-se a expectativa de vida média de 75,4 anos. Isso significa que essa geração de avós poderá ter entre 20 e 30 anos de convívio com os netos.

Os avós modernos poderão ver suas crianças crescerem, terem filhos e conviver com os mesmos até que eles estejam na idade adulta. Muitos viverão para ser bisavós — este acontecimento não será mais uma raridade.

Ainda existem muitas adolescentes grávidas

Por outro lado, há um número muito alto de filhos com pais incapazes de educar da maneira correta e isso pode acabar como responsabilidade dos avós. Mesmo que a quantidade de adolescentes grávidas tenha caído 17% entre 2004 e 2015, as crianças de mães entre 10 e 19 anos, representam 18% dos nascidos vivos brasileiros em 2015.

O que “terceirizar” seu filho pode causar?

Assim como a terceirização de serviços é passar alguma atividade para outro fazer, crianças também passam por terceirização. Seja o avô, avó ou babá, quando os responsáveis não são os pais, algumas interferências sérias na educação do seu filho podem acontecer. Veja a seguir algumas delas:

Quebra de vínculo

O papel, principalmente, da mãe é essencial para a criança. A falta de tempo, de afeto dos pais e a quebra desse vínculo importante pode trazer sérias consequências, tais como a não valorização, a falta de respeito e cuidado com o próximo.

Isso acontece pelo fato da criança se sentir abandonada e não aprender a valorizar os sentimentos do outro, já que os seus próprios não foram valorizados.

Falta de educação

A educação vem, sim, de casa. A escola ensina e alfabetiza, mas a maneira de se comportar, pedir em vez de mandar, ter carinho e respeito com os outros, saber esperar a sua vez e reconhecer seus limites, quem ensina é a família. Não é correto exigir um comportamento do filho, se os responsáveis não tiveram tempo de ensiná-lo, nem ficarem bravos com os avós que tendem a ser mais divertidos do que “durões”.

Essas são apenas duas das complicações que se pode ter ao terceirizar a criação dos filhos. Existem muitas outras e, mesmo que os avós modernos ajudem, eles não devem ser responsabilizados pela educação dos netos. Se você gostou do nosso post e quer receber nossas novidades, assine nossa newsletter!

Dermatologista da conselhos sobre a pele durante a gravidez e os cosmeticos que podem ou nao serem usados durante a gravidez

Cuidados com a pele e Produtos que podem ser usados na Gestação – por Dra Helena Z Marchioro, dermatologista

São muitas as mudanças na pele com a gravidez. Assim como todo o organismo, a pele também passa por mudanças influenciadas pelas alterações hormonais características deste período.  Observa-se com maior frequência durante a gestação: aumento de acne, coloração mais escura das axilas, virilhas e aréolas mamárias, surgimento de uma linha escura no abdome (chamada lineanigra), aparecimento de manchas no rosto (melasma), além das temidas estrias.

Então, o que a gestante pode fazer para se prevenir destes “probleminhas”? Abaixo, eu listo os produtos que podem ser usados com tranquilidade e aqueles que devem ser evitados durante a gravidez. Confira!

Continue lendo Cuidados com a pele e Produtos que podem ser usados na Gestação – por Dra Helena Z Marchioro, dermatologista

Restaurantes e cafes em Sao Paulo com playground, parquinho, brinquedoteca ou sala para as criancas

5 restaurantes e cafés com espaço kids em São Paulo

Quem mora em um grande centro urbano sabe: nem sempre é fácil encontrar um restaurante que seja igualmente divertido para pais e filhos. Assim, a busca por esses espaços em São Paulo, a maior metrópole da América Latina, é uma tarefa contínua dos pais que buscam diversão para toda a família ao mesmo tempo.

Felizmente, há espaços em que se pode comer, beber e ainda ouvir música na companhia dos seus filhos. Neste texto, você conhece cinco lugares bastante interessantes com espaço kids em São Paulo. Confira!

Continue lendo 5 restaurantes e cafés com espaço kids em São Paulo

5 bandas infantis que você precisa conhecer

Quem tem filhos, com certeza, já comprovou o poder da música na vida dos pequenos: das músicas cantadas pelos pais na hora de dormir aos CDs de bandas infantis e cantigas de roda que animam a rotina, ajudam a evitar as famosas birras e trazem alegria ao dia a dia da família.

Na escola, em casa, no carro e até na hora de contar histórias, as canções têm o poder de entreter e divertir crianças de todas as idades. Palavra Cantada, com a clássica “A sopa”, Hélio Ziskind, que compôs diversas músicas para programas, como Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó, além de Pato Fu, com seu álbum “Música de Brinquedo”, por exemplo, já são bastante conhecidos no país.

Mas não faltam novidades no cenário musical brasileiro para os apreciadores de música infantil de qualidade — novos cantores e bandas surgem todos os dias e conquistam seu espaço com letras e harmonias encantadoras.

Por isso, listamos a seguir cinco bandas infantis que você precisa conhecer e apresentar aos seus filhos. Confira!

1. Badulaque

A dupla, formada por Daniel Ayres e Julia Pittier, já fez parte da banda Palavra Cantada, e usa toda sua experiência para criar músicas que aguçam a criatividade e a musicalidade das crianças.

Além de voz, violão e piano, são usados recursos inusitados para compor as melodias, como percussão corporal e sons de lata amassada e frigideira.

A dupla Badulaque já lançou um DVD com 15 canções próprias, que também podem ser conferidas pelo YouTube.

2. Banda Mirim

Formada por 14 integrantes, essa grande banda, que já tem 11 anos de carreira, conta com cantores, atores, músicos de várias especialidades e até mesmo artistas circenses.

O grupo lançou apenas três CDs, mas já foi suficiente para garantir diversos prêmios ao longo dos anos. Dentre eles, está o de Melhor Espetáculo Infantil, em 2008, pelo júri do Guia da Folha e da revista Veja. Além das músicas, a banda se dedica a produzir espetáculos teatrais e oficinas para o público infanto-juvenil.

3. Banda Trupicada

O que acontece quando um grupo de atores, músicos e educadores se reúne para divertir a criançada por meio da arte? Música infantil de qualidade, com certeza!

A banda conta com nove integrantes e existe desde 2007, sempre inovando e misturando diversos ritmos e estilos em suas canções — de frevo a rock, passando por moda de viola, choro e cantigas de roda. Seus espetáculos conquistam crianças e adultos, mesclando teatro, música e brincadeiras.

4. Pequeno Cidadão

Uma das bandas infantis mais conhecidas do momento, Pequeno Cidadão surgiu da união de quatro músicos de sucesso: Antonio Pinto, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Arnaldo Antunes      que deixou o grupo em 2012. Acompanhados por seus filhos, que hoje têm entre 7 e 24 anos, eles gravaram quatro álbuns, um DVD, um single e ainda lançaram quatro livros.

Com letras que falam sobre as alegrias e desafios de ser criança e melodias dançantes, as músicas conquistam o público e provam que é possível fazer música de qualidade para crianças fugindo do lugar-comum.

5. Tiquequê

Diana, Angelo, Bel e Wem fazem parte desse grupo, que começou trabalhando em festas infantis, e hoje já conta com um CD e DVD lançados. Hoje, eles já têm vários espetáculos de sucesso, que rodam o Brasil divertindo crianças e adultos.

O trabalho da banda une música, teatro, histórias e brincadeiras e usa sons e objetos comuns para criar melodias únicas.

E você, já conhecia essas bandas infantis e suas músicas criativas e surpreendentes? Cantar e dançar com os filhos é uma ótima maneira de se divertir, de auxiliar no desenvolvimento psíquico das crianças e de aproveitar o tempo na companhia da família!

Gostou das nossas dicas? Então veja que bacana este presente da Meu Mundo Personalizado que tem tudo a ver com música!

Siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no  FacebookInstagramTwitterPinterestGoogle+!

5 dicas de trilha sonora para grávidas

Quem não gosta de uma boa música? É claro, o conceito de “bom” pode variar de pessoa para pessoa, mas existem momentos em nossa vida que demandam uma trilha sonora específica, e a gravidez é, sem dúvidas, um desses momentos. Você já parou para pensar que, meses antes do parto, seu bebê pode estar ouvindo tudo o que se passa ao seu redor?

O desenvolvimento do sistema neurofisiológico se completa com 24 semanas de gestação, aproximadamente 6 meses, e a partir daí o bebê é capaz de identificar sons dentro e fora do organismo da mãe. É por isso que grávidas devem ouvir músicas agradáveis, que estimulem a inteligência do bebê e criem vínculos afetivos entre as mamães e os pequenos.

Seu filho é capaz de identificar exatamente como você se sente e, se você estiver ouvindo uma música que a deixa feliz e tranquila, é assim que ele também vai se sentir. As dúvidas quanto ao que ouvir nessa fase costumam ser frequentes e, pensando nisso, listamos abaixo cinco sugestões para você compor uma trilha sonora especial. Confira!

1. “Agora eu já sei” – Ivete Sangalo

Composta pela cantora assim que soube da gravidez, a música fala sobre a descoberta do amor incondicional da mãe pelo filho, antes mesmo de ele vir ao mundo. Perfeita para sentir todo este amor dentro si e traduzir essa emoção!

“Agora eu já sei
Quando falta a respiração
É a prova que um coração
Já não sabe mais
Viver sem você”.

2. “Something New” – Tom Fletcher

O compositor escreveu essa canção quando a sua esposa estava grávida e a dedicou ao filho que iria nascer. Durante a gestação, ela a fotografou diariamente e o nascimento do filho foi celebrado com essa linda letra, que fala sobre a felicidade desse novo acontecimento em sua vida.

3. “De janeiro a janeiro” – Roberta Campos e Nando Reis

Com um ritmo suave, a música fala sobre um amor que dura para sempre. Grávidas costumam ficar mais sensíveis por conta dos hormônios e se encantam por melodias românticas.

Os versos que seguem também pode ser interpretados como o sentimento que surge na primeira troca de olhares entre mãe e filho, logo após o nascimento:

“Olhe bem no fundo dos meus olhos e sinta a emoção que nascerá quando você me olhar”.

4. “9 Meses (Oração do bebê)” – Bárbara Dias

Composta pela cantora em homenagem a uma amiga de 17 anos que passava por uma gravidez inesperada, a música, que narra o desenvolvimento do bebê como se ele mesmo conversasse com a mãe, não pode faltar na trilha sonora para grávidas!

Mesmo que a sua gravidez tenha sido planejada, trata-se de um período de muita ansiedade e incerteza. A letra leva a uma reflexão sobre as dores e as alegrias de esperar por um filho.

5. “Brisa do Mar” – Chico Buarque

A melodia calma, aliada à letra que fala sobre encontrar a felicidade nas pequenas coisas e mistérios da vida traz uma mensagem positiva e leve. Este conjunto, com certeza, fará muito bem à gestante e ao bebê.

Gostou do nosso post e da trilha sonora que sugerimos para você ouvir durante a gravidez? Então veja que bacana este presente da Meu Mundo Personalizado que tem tudo a ver com música!

Siga-nos nas redes sociais— FacebookTwitterInstagramGoogle+ e Pinterest, e fique por dentro de outros assuntos como esse!

5 vantagens de comprar presente personalizado para recém-nascidos na internet

Você já faz compras pela internet? Se a resposta for negativa, então você faz parte de uma minoria no Brasil. De acordo com o levantamento realizado pelo Total Retail 2016, da PwC, somente 3,4% dos consumidores brasileiros entrevistados nunca realizaram compras pela internet.

Essa preferência não é aleatória, já que existem muitas vantagens que podem ser obtidas ao optar por esse hábito. Quando se trata de presente personalizado para recém-nascidos, as vantagens também são muitas. Continue a leitura e confira 5 delas!

1. Economia de tempo

Sair de casa, se locomover até a loja, escolher o produto, pegar a fila, fazer o pagamento. Esses são passos comuns de quem realiza a compra nas lojas físicas. E se você agilizar alguma dessas etapas?

Nas compras online o tempo é economizado justamente porque você pode fazer tudo em poucos cliques, sem a necessidade de sair de casa, já que até mesmo os pagamentos podem ser feitos por meio da internet.

2. Conveniência

Para realizar a compra na loja física é preciso encontrar um horário em que ela esteja em funcionamento e que você possa ir até lá. O mesmo não ocorre com a compra de produtos como o presente personalizado pela internet.

Seja pela manhã ou mesmo durante a madrugada, você pode efetuar a compra online, sempre no conforto e segurança da sua casa.

3. Variedade de opções

Para oferecer uma grande variedade de produtos é necessário que as lojas físicas tenham um grande estoque e que ele esteja disponível na loja que você comparecer.

Já com as lojas online os estoques são feitos de forma diferenciada, o que proporciona uma facilidade muito maior à diversificação de produtos.

No caso dos presentes personalizados, é possível escolher os tipos, cores, produtos de acordo com a ocasião e ainda desfrutar dos bônus. Para entender melhor como realizar as compras em lojas online, você pode conferir o vídeo que postamos em nosso canal do YouTube.

4. Facilidade

Um dos motivos pelos quais as pessoas costumam ter receio de realizar compras na internet é a dificuldade que eles imaginam que enfrentarão. No entanto, esse medo não tem procedência, já que todo o processo é feito de forma muito facilitada.

Até mesmo o atendimento cada vez mais tem sido tratado como prioridade no ambiente virtual, chegando a superar o de lojas físicas.

Você também pode verificar a segurança das lojas online, por meio sites de empresas que certificam e auditam os e-commerces. Nossa loja, por exemplo, está em avaliação na Ebit e usa a auditoria da Trustvox.

5. Produtos com melhor custo-benefício

Uma rápida pesquisa pode comprovar que os produtos vendidos pela internet costumam ter um custo-benefício melhor. Isso ocorre por um motivo muito simples: uma loja física precisa arcar com custos com o estabelecimento, estoque, salário e comissões de funcionários, incluindo esses custos no produto.

Já a loja virtual separa o item no estoque, o embala e envia para sua casa, o que reduz bastante os gastos de forma geral e o cliente acaba sendo beneficiado.

Ainda com relação à economia, você também não terá gastos com combustível ou alimentação, que comumente são gastos extras gerados ao fazer compras em algum estabelecimento.

Ao comprar em uma loja confiável, você só terá vantagens, já que as entregas são seguras e geralmente levam pouco tempo. Portanto, para adquirir um presente personalizado de forma rápida e prática, essa pode ser a melhor opção.

Nós oferecemos esses produtos com toda a agilidade e qualidade que você precisa. Entre em contato para tirar suas dúvidas e nos conhecer melhor!

Dicas de kits, cestas e presentes originais para novo bebe, bebe recem-nascido e novas maes e pais no escritorio

5 ideias de presentes para mulheres em licença-maternidade

Quando alguma amiga ou conhecida se encontra em licença-maternidade é sempre bom fazer uma visita e dar de presente algo interessante, seja para o uso da própria mãe ou do bebê. Mas diante de tantas opções que existem no mercado, o que escolher?

O primeiro passo é saber quais são as possíveis necessidades da mamãe nesse momento tão especial. Muitas vezes ela precisa de produtos para o banho do bebê, de um objeto para ajudar na amamentação ou até mesmo de roupinhas para a criança.

Quer algumas dicas? Acompanhe este texto e conheça 5 sugestões para presentear a mamãe que está de licença-maternidade.

Continue lendo 5 ideias de presentes para mulheres em licença-maternidade

Quem não gosta de colorir um livro? Com certeza as crianças adoram e de quebra se acalmam e trabalham técnicas importantes para o desenvolvimento cognitivo

Atividades de colorir para o Natal extravasam a ansiedade das crianças nessa época do ano.

Você sabia que atividades como desenhos para colorir, caça-palavras, jogos de sete erros ou liga-pontos têm sido ferramentas cada vez mais utilizadas por professores para reduzir os níveis de ansiedade e hiperatividade das crianças, ao mesmo tempo em que estimulam seu raciocínio e imaginação?

E essas atividades não devem se limitar apenas ao ambiente escolar, pois os pais também podem propôr brincadeiras com lápis de cor, palavras, números, desenhos e recortes durante as férias de Natal, quando os pequenos estão em casa e necessitam de distração. Trata-se de uma alternativa inteligente para manter a criança entretida e fazê-la explorar o seu potencial criativo!

Continue lendo Atividades de colorir para o Natal extravasam a ansiedade das crianças nessa época do ano.