Post com dicas úteis para as mães sobre a saúde dos filhos

6 dicas importantes sobre a saúde infantil

Desde o momento em que a mulher se vê grávida, a primeira preocupação que vem à mente e que vai acompanhá-la durante toda a gravidez — e pelos anos seguintes — é a saúde do bebê. Essa preocupação se traduz ainda na gestação, por meio dos exames que a gestante faz, dos cuidados com a alimentação, das atividades físicas e de toda a preparação para a maternidade.

Depois que o filho nasce, essa apreensão só aumenta. Mas existem alguns cuidados básicos com a saúde infantil que podem fazer toda a diferença na criação de bons hábitos, garantindo uma infância cheia de vitalidade, disposição e bem-estar. Neste post, vamos apresentar 6 dicas importantes para garantir uma boa saúde infantil. Confira!

Pré-natal e puericultura: um bom começo

Um pré-natal bem feito pode prevenir diversas doenças, além de detectar precocemente algum problema no desenvolvimento do bebê, colaborando para que sejam tomadas as providências necessárias. Além de prescrever vitaminas e realizar os exames necessários, o médico pode oferecer diversos conselhos e tirar dúvidas para assegurar uma gestação saudável.

Depois do nascimento, é hora de contar com o acompanhamento de um pediatra de confiança, para avaliar a saúde do bebê mês a mês e orientar sobre hábitos de saúde infantil.

Amamentação: amor em forma de leite

Nos primeiros meses de vida, o único alimento do bebê deve ser o leite materno. Rico em todos os nutrientes necessários, é por meio dele que a criança adquire imunidade contra diversas doenças, além de ser um momento importante na criação do vínculo com a mãe.

A amamentação exclusiva até seis meses de idade — e complementada com outros alimentos até os dois anos — pode diminuir o risco de alergias e ainda prevenir a obesidade e a anemia.

Vacinação: prevenindo doenças

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças e contribuir para a saúde infantil é manter a carteirinha de vacinação do bebê sempre atualizada. Além das vacinas básicas que constam no calendário de vacinação e são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde — dentre elas, contra poliomielite, sarampo, caxumba e hepatite —, existem outras que podem ser recomendadas pelo pediatra que acompanha o desenvolvimento da criança — como as vacinas contra catapora e gripe, que deve ser tomada todo ano.

Higiene: na medida certa, sem exageros

Se nos primeiros meses é necessário higienizar e até esterilizar todas as coisas do bebê, de mamadeiras a brinquedos, com o passar do tempo, essa recomendação pode ser flexibilizada. Da mesma forma, as roupinhas, que no início eram lavadas separadamente, e apenas com sabão de coco, com o tempo deixam de precisar de tantos cuidados.

Porém, entre os cuidados básicos de higiene para a saúde infantil estão: lavar as mãos (dos pais e do bebê) com frequência, evitar ambientes fechados (onde há maior concentração de poeira ou patógenos causadores de doenças) e locais com exposição à fumaça de cigarro.

Saúde bucal: cuidados com os dentes

O cuidado com a saúde bucal começa antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos: após a mamada, a boca do bebê deve ser limpa com uma gaze embebida em água. Quando os dentes começam a nascer, é hora de usar uma escova de dentes pequena, com cerdas macias, e um creme dental sem flúor, que deve ser usado até que a criança já tenha autonomia para escovar os dentes sozinha.

A partir daí, pode ser usado o creme dental com flúor e um enxaguante bucal recomendado pelo dentista. Além disso, consultas semestrais ou anuais devem ser feitas para avaliar a saúde dos dentes da criança.

Alimentação: quanto mais natural, melhor

Um dos fatores mais associados à saúde infantil é a alimentação. Na primeira infância, a qualidade dos alimentos presentes nas refeições tem importância fundamental na prevenção de doenças e na saúde do corpo. Investir em alimentos frescos, orgânicos e naturais, e evitar ao máximo o consumo de industrializados e ultraprocessados, além de restringir as guloseimas — como bolachas, balas e doces — é um dos melhores hábitos de saúde para as crianças.

Quais são suas principais preocupações com a saúde infantil? Você tem alguma dúvida ou uma dica importante para compartilhar conosco? Deixe seu comentário!

One Comment

Deixe uma resposta